Vale a pena criar um site para meu negócio local? Descubra aqui!

Publicado em 16 de novembro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | E-Book | E-commerce | Email Marketing | Empreendedorismo | Empresas | Experiência com a marca | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Indústria da Tecnologia | Internet | Leads | Lean startup | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Conteúdo para Área da Saúde | Marketing de Atração | Marketing de Conteúdo Educacional | Marketing Digital | Marketing Educacional | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Métricas | Negócios | Olá Multicom | Personas | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | ROI | SaaS | SEO | Setor Imobiliário | Site responsivo | Social Media | Storytelling | Tendências | Tipos de marketing | Trade Marketing | Tripé do Inbound Marketing | Vendas | Websites

Se a sua empresa só faz investimentos em marketing offline, está na hora de acompanhar as tendências e estar presente na internet. O mundo digital apresenta diversas oportunidades. Mas uma dúvida pode surgir nesse momento: se o negócio é local, vale a pena criar um site?

Essa questão ainda persiste na cabeça de alguns empreendedores. Se você vive esse dilema, fique tranquilo! No post de hoje, nós responderemos essa dúvida e mostraremos as vantagens de ter uma presença online consolidada.

desenvolvimento de sites responsivos

Por que devo criar um site?

Com a expansão do acesso à internet, o mundo está cada vez mais conectado e sua utilização no dia a dia só aumenta. Usamos nossos celulares e outros dispositivos móveis para executar diversas tarefas, desde ações simples, como a navegação pelas redes sociais, até as transações bancárias por meio de aplicativos.

Com isso, uma empresa que deseja alcançar uma posição de destaque no mercado, se tornando uma referência e ganhando credibilidade, precisa estar presente na internet. Criar um site ajuda a atrair mais consumidores e aumentar o conhecimento da marca.

Tudo bem, os benefícios são muitos, mas e se o meu negócio é local, como um restaurante, uma padaria ou até mesmo uma academia de musculação? Como o ambiente online pode ajudar nas vendas? É sobre isso que falaremos a seguir.

Como um site pode ajudar a aumentar as vendas?

Aumenta as chances de ampliar a clientela

Os sites de pesquisa, como o Google, são grandes ferramentas para buscarmos informações sobre opções de empresas. Imagine que você está decidido a começar a frequentar uma academia e está buscando uma opção na sua região. Usar o Google para avaliar depoimentos de clientes, conhecer as opções ofertadas por cada estabelecimento e poder tomar a melhor decisão é uma prática bastante adotada.

Se um desses estabelecimentos que poderiam se tornar uma opção não tiver um site, porém, ele não aparecerá entre as alternativas, perdendo aquela oportunidade. Por isso, estar presente na internet com uma página empresarial — mesmo que seu negócio seja local — pode atrair novos consumidores, ampliando a sua clientela.

Maior alcance das estratégias com menor custo

Com um site, criar ações de marketing digital pode transformar o seu negócio, com um grande alcance e um custo baixo de investimento. Ao criar esse endereço virtual e disponibilizar conteúdo relevante, você pode alcançar as primeiras posições da busca orgânica, o que representa um grande diferencial.

Para se ter ideia, segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Chitika, o primeiro lugar da busca orgânica do Google recebe cerca de 33% do total de cliques, enquanto a segunda posição concentra aproximadamente 18% e a terceira 11%.

Trabalhar o marketing digital é mais barato e mais eficiente que as ações offline, além de atrair mais consumidores propensos a consumir a sua marca. Mas para fazer isso, o primeiro passo é ter um site bem estruturado, que se adapte a todas as plataformas e atenda todos os requisitos dos buscadores que são necessários para que ele seja encontrado mais facilmente.

Não é mais possível sobreviver no mercado sem a inclusão digital

Com essa expansão do acesso à internet, tornou-se praticamente obrigatório para as empresas estar no ambiente online.

Os empreendedores que não investem na criação de um bom site estão negligenciando uma parte muito significativa do mercado, perdendo grandes oportunidades. Se você buscar pelo seu produto ou serviço no Google; com toda certeza os seus concorrentes aparecem na lista de páginas relacionadas. Por isso, você também deve estar lá!

Aumenta a credibilidade da marca

Ter um site para o seu negócio local aumenta a credibilidade da sua marca. Sua empresa investiu nesse ambiente online e seu público pode ver que se trata de uma empresa séria, com potencial para atender à demanda.

O site servirá como um ambiente em que o consumidor pode tirar as suas dúvidas, avaliar o estabelecimento e identificar os diferenciais. Se você não disponibiliza esse espaço, os clientes podem entender que sua marca é ultrapassada e pouco acessível, levando a um concorrente seu.

Permite um relacionamento mais próximo com seus clientes

Criar um site bem estruturado, que transpareça a identidade da marca, pode ajudar muito no relacionamento com os seus clientes. O seu ambiente online deve ser atraente e aconchegante, assim como a sua loja física.

Se todos os dados necessários estiverem acessíveis de forma intuitiva e os visitantes conseguirem acessar todas as informações que desejam, a experiência do usuário será agradável e isso se reflete na satisfação com a empresa. Clientes satisfeitos mantêm um bom relacionamento com a marca e atraem novos consumidores.

Se você consegue cativar o potencial consumidor no site, a vontade dele visitar o seu estabelecimento será grande.

Possibilita o controle dos indicadores

No ambiente online é mais fácil criar e controlar os principais indicadores do seu negócio, avaliando como os seus investimentos estão trazendo retornos.

Você pode criar diferentes estratégias e avaliar como cada uma delas influenciou no número de visitantes no site e nas vendas do estabelecimento. Dessa forma você consegue encontrar um padrão no comportamento do seu público-alvo, definindo as melhores ações, priorizando as mais efetivas e tomando decisões baseadas em resultados.

Então, vale a pena criar um site para meu negócio local?

Como vimos, criar um site para a sua empresa oferece diversas vantagens, mesmo para negócios locais. Mas o ponto mais importante é que não é mais possível sobreviver no mercado sem a inclusão digital.

Um site irá te ajudar a atrair novos consumidores para a empresa, melhorar o relacionamento com os clientes, gerar maior credibilidade à marca e criar um maior controle sobre os indicadores.

Para ter certeza do que estamos falando, faça um teste com base no que mencionamos anteriormente. Pense nas empresas que são referências no seu nicho de mercado, aquelas que atraem a maior quantidade de clientes e que possuem as maiores vendas. Digite o nome delas no Google e veja se elas possuem um site. A probabilidade de você encontrá-las entre as primeiras posições da busca é enorme.

Por isso, não fique para trás; um site tem o potencial de transformar o seu negócio, trazendo maiores vendas e lucratividade. Pense em cada benefício que listamos no nosso artigo e como eles poderiam ser aplicados à sua empresa.

Agora que você já conhece as vantagens de criar um site para o seu negócio local, que tal entender como fazer isso na prática? Descubra como implementar a cultura digital na sua empresa agora mesmo!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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