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Tendências de SEO: quais os impactos da pesquisa por voz?

Muitas empresas desenvolvem seu site e deixam de monitorar as tendências de SEO. Isso pode ocorrer em razão de foco em outras atividades, falta de gente especializada ou até mesmo por acreditar que esse procedimento é desnecessário.

Porém, a realidade do universo digital está entre as quais mais ocorrem mudanças. Em razão disso, manter uma postura estática ou que desconsidere as transformações compromete os seus resultados conforme o tempo passa. A pesquisa por voz está entre esses detalhes e, se você ainda não a considerou na sua estratégia de SEO, precisa ler com atenção esta postagem. Confira!

O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é um recurso oferecido por sistemas que são capazes de compreender uma fala e responder a ela apresentando conteúdo relacionado. Você provavelmente já utilizou aquele ícone na forma de microfone posicionado ao lado da caixa de pesquisa do Google.

Ao acioná-lo, a pesquisa por voz é habilitada e basta você pronunciar uma frase que gostaria de pesquisar no lugar de digitar. Pela facilidade que proporciona, essa funcionalidade é mais usada em smartphones e não está limitada ao Google. Ela também faz parte de soluções como a Cortana, da Microsoft e o Siri, da Apple.

A tecnologia está evoluindo e tende a ser cada vez mais adotada por causa disso. Até 2020, a estimativa é de que 50% das pesquisas móbile sejam efetuadas por voz — segundo estudo da ComScore.

Mas é preciso ter em mente que o funcionamento desse recurso é diferente. Quando você digita uma informação é natural que você seja menos específico. Na pesquisa por voz, as pessoas tendem a se aproximar de uma fala natural.

Por exemplo, no lugar de digitar o termo “modelos de sites”, é mais provável que elas falem: “como posso escolher o melhor modelo de site?”. Em outras palavras, o usuário não está apenas informando o tema que quer pesquisar, mas o contexto em que ele gostaria que o resultado fosse apresentado, tornando a pesquisa mais específica.

Como a pesquisa por voz impacta no SEO do seu site?

Segundo análise feita em 2016 pela StatCounter, as pesquisas efetuadas por meio de dispositivos móveis já ocorrem em maior número que as feitas nos computadores. Além disso, outro estudo, dessa vez da Gartner, aponta crescimento do uso de mecanismos de conversação para os próximos anos.

Isso é natural. Afinal, a Transformação Digital e o modo de vida moderno estão nos impondo um ritmo de vida mais acelerado e qualquer facilidade de uso é bem-vinda. Mas esse aumento de influência das pesquisas de voz, que ocorre como resultado de um maior volume de consultas, não é o único impacto no SEO do seu site.

A forma do conteúdo que você disponibiliza precisa mudar consideravelmente, a fim de responder a esse formato de pesquisa. Ou seja, a sua resposta também precisa ser mais específica. Além disso, responder coerentemente a uma pergunta feita de forma mais natural, como ocorre nas pesquisas de voz, ajuda nas pesquisas tradicionais.

Afinal, embora as pessoas digitem termos simplificados nas pesquisas digitadas, elas fazem isso apenas por comodidade. O que elas estão procurando não muda e é mais facilmente compreendido quando manifestado em uma linguagem natural.

Como otimizar o conteúdo do site para pesquisas por voz?

Imagine uma conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. A primeira atitude, talvez. seja a utilização da mímica, que depende do exercício de elaborar gestos que possam identificar objetos, conceitos ou dúvidas.

A otimização para pesquisa por voz passa por algo parecido. Porém, no lugar de buscar sinais que identifiquem algo que substitua a fala, a tarefa é a de fornecer respostas a perguntas naturais no lugar das frases curtas e genéricas das palavras-chave.

Então, é preciso começar considerando quais as perguntas que estão sendo feitas pelo seu público. No caso da utilização de voz, é provável que elas comecem com “o que”, “quando”, “qual”, “como” e assim por diante.

Como o algoritmo do Google é capaz de compreender o contexto de um site, sua estratégia precisa responder com maior coerência às respostas que os seus clientes buscam quando “falam com o sistema”.

Considerando essa lógica, não adianta responder a uma pesquisa com a simples apresentação de alternativas — como layout de sites para quem pesquisou “modelos de sites”. É preciso incluir informações de SEO que permitam ao sistema do Google indexar o contexto em que seu site apresenta respostas aos “comos”, “porquês” e demais dúvidas do seu público.

Quais ferramentas utilizar para obter melhores resultados?

Agora que você já sabe que é preciso manter o foco nas perguntas formuladas, podemos relacionar algumas ferramentas úteis para facilitar esse trabalho. São elas:

Google My Business

O Google Meu Negócio é ótimo para posicionar a sua empresa geograficamente. Ele permite inserir dados de endereço (incluindo localização no mapa), telefone e horários de funcionamento.

Como a pesquisa por voz costuma ser realizada em dispositivos móveis, a localização é fundamental. Imagine que um usuário está procurando por um estacionamento, por exemplo. Ele está dirigindo e, por isso, tem um motivo a mais para usar o recurso de voz, mesmo considerando que ele seja prudente e encoste o veículo. Não faz sentido informar resultados de regiões distantes.

Você pode dizer que um estacionamento é um caso bem específico. Isso é verdadeiro, mas não é diferente quando a pesquisa for relativa a uma indústria, por exemplo. Para um usuário em movimento a localização é sempre relevante.

Featured Snippets

Featured Snippets é um resultado de pesquisa em formato especial. Ele é apresentado de forma resumida quando o usuário faz uma pesquisa na forma de uma pergunta. É como um cartão destacado que aparece no topo dos resultados de pesquisa, apresentando o conteúdo que responde a pergunta antes do endereço do site.

Quem utiliza um dispositivo móvel provavelmente está procurando uma resposta rápida. Por isso, responder diretamente às perguntas como “o que é X” pode ser uma ótima alternativa de conteúdo para destacar seu negócio.

Para concluir, saiba que a pesquisa por voz pode ser facilmente trabalhada para melhorar os resultados de atração de um site. Contudo, a falta de conhecimento e experiência são aspectos que dificultam esse processo.

Isso ocorre porque qualquer nova atividade depende de um período de aprendizado que, muitas vezes, é superior ao tempo de duração das tendências de SEO. Ou seja, até que as melhores práticas sejam adotadas, elas podem não ser mais úteis.

Por isso, é fundamental contar com ajuda especializada. Entre em contato conosco e conheça os benefícios de contar com a qualificação e experiência de nossa equipe.

Agência Parceira LAHAR