Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

Você já sabe que a sua empresa deve estar visível na internet e que, para isso, é preciso investir em um site que seja mais do que meramente um cartão de visita – ele deve ter conteúdo de qualidade, ter foco no usuário, ser responsivo, entre outras coisas. Certo? Agora, se você deseja vender seus serviços ou produtos no seu site, deve estar ciente de mais algumas coisas para alcançar bons resultados.

Além das atualizações sobre seus produtos e divulgação de atividades recentes da empresa, um site vendedor deve contar com algumas estratégias para evidenciar seu objeto de venda. No post de hoje, abordaremos alguns pontos que você deve considerar para que o seu site cumpra bem o seu propósito, isto é, vender.

Um site profissional, bem arquitetado e seguro

Acredite você ou não, a aparência do site é primordial para que o internauta tenha uma boa impressão da sua marca. Como dizem, a primeira impressão é a que fica. Apesar de algumas empresas não valorizarem tanto este ponto, é fundamental criar uma visualidade agradável na página, que seja bonita, mas também prática e rápida.

Pesquisas já mostraram que boa parte das pessoas preferem sites com aspectos minimalistas e com quantidade de informações equilibrada; alguns fatores como a cor dos botões (isso mesmo!) dispostos no site também interferem na decisão da compra. Por isso, tenha um site bem arquitetado. Pesquise as melhores formas de fazê-lo.

Crie um layout de qualidade e que seja intuitivo, para que o visitante sinta prazer e facilidade ao navegar pela página. Procure deixar claras as informações sobre os produtos ou serviços à venda, e crie um canal para solucionar dúvidas e outras questões que podem surgir. Além disso, dispense qualquer hipótese de usar um domínio alheio. Pesquise pelas melhores hospedagens para o seu tipo de site e tenha sua URL personalizada.

Aderindo a um domínio próprio, você também terá a oportunidade de criar um endereço de e-mail personalizado para a sua marca ([email protected]), o que contribui ainda mais para a sua credibilidade.

Um site vendedor também precisa demonstrar segurança, pois a confiança no produto e na marca são fatores decisivos na hora da compra para qualquer pessoa. O cliente precisa perceber profissionalismo, credibilidade e segurança. Portanto, para ter um excelente site vendedor preocupe-se, acima de tudo, com a experiência de compra e de navegação do usuário.

A importância do Inbound Marketing para as vendas

O Inbound Marketing (Marketing de Atração) é um termo bastante utilizado no mercado digital hoje. Ele é um fenômeno relativamente novo e diz respeito às ações realizadas para atrair o cliente em potencial para o seu site. O Inbound Marketing é um conceito inovador, que diverge daquele método tradicional de vendas em que o vendedor procurava o cliente. Com as devidas estratégias, o cliente é quem passa a procurar a empresa.

Uma das estratégias do Inbound Marketing é fornecer conteúdo relevante para o visitante do site. De acordo com o proveito da informação, a empresa começa a criar autoridade naquele determinado assunto, influenciando o internauta na decisão de compra pelo produto ou serviço que você oferece.

Existem outras estratégias do Inbound Marketing que você pode implementar ao seu site, como investir em ferramentas de webanalytics. Existem muitas dessas ferramentas disponibilizadas gratuitamente na internet, como o Google Analytics, uma das mais utilizadas hoje em dia. Com as ferramentas de webanalytics, você poderá analisar, por exemplo, o desempenho do seu site e o comportamento do consumidor, bem como identificar o número de visualizações da página, de conversões e de compras realizadas. Assim, torna-se mais fácil e mais rápido alcançar um bom ROI (Retorno Sobre Investimento).

Sabendo da importância do Inbound Marketing para um site vendedor, elencamos a seguir as principais etapas de uma estratégia pautada nesse método para ajudá-lo a ter sucesso nas vendas.

Atração de visitantes

Uma das formas mais empregadas para atrair visitantes aos sites são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). O SEO é uma forma de tornar seu conteúdo visível nos mecanismos de buscas, como o Google, através das palavras-chave mais usadas pelos internautas.

Mas, lembre-se: as palavras-chave não bastam sozinhas! Elas devem estar encorpadas em textos inteligentes, que levem informação séria e diversificada para o seu público.

Conversão de visitantes em leads

Conteúdos relevantes são importantes, mas não geram leads por si só. Para realizar uma venda, é preciso obter informações de contato do visitante, como nome e e-mail, por exemplo, para continuar trabalhando até chegar ao fundo do funil –  a venda propriamente dita.

Para isso, alguns métodos são utilizados, como fornecer material de apoio por meio de e-books, webinars, vídeos, infográficos etc. Esses materiais, ao serem acessados pelo cliente em potencial, faz com que ele deixe seus dados de contato mais importantes, tornando-se uma provável chance de negócios para a empresa.

Relacionamento com o cliente em potencial

O relacionamento com o cliente é outra etapa do Inbound Marketing que as empresas devem trabalhar para venderem mais e melhor. Nesse ponto, são dados alguns passos em direção ao cliente em potencial, como os e-mails, que podem ser no formato newsletter (boletim informativo) e e-mails promocionais, bastante usados para divulgação de ofertas.

Venda

A venda é o momento mais esperado depois de todas essas etapas anteriores. Ela pode acontecer diretamente no seu site ou pode ocorrer através de um contato mais direto entre a empresa e o cliente.

Como você pode imaginar, trabalhar um site vendedor sem essas estratégias de Inbound Marketing pode ser fatal para os seus negócios. Se o seu site tem o objetivo de vender, dê hoje mesmo o primeiro passo em direção às estratégias do Marketing Digital.

Caso você não saiba ainda como proceder, procure por profissionais especializados em Marketing de Conteúdo, como a Olá Multicom, e tenha um planejamento eficaz para fazer do seu site uma grande porta para o sucesso da sua marca. A Olá Multicom é uma agência especializada em soluções e estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing e Propaganda, com foco em resultados digitais e inteligentes para as suas vendas.

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR

Muitas empresas penam na hora de desenvolver o plano de marketing. De fato, essa não é uma tarefa fácil, pois é nessa hora que surgem questões essenciais para definir o rumo da empresa em curto e em médio prazo.

A criação desse documento é complexa e, geralmente, muito demorada. No entanto, sem ele a empresa fica sem direcionamento ou mensuração em suas campanhas publicitárias — fatores essenciais para o aperfeiçoamento das estratégias.

Pensando nisso, listamos aqui alguns pontos que devem ser considerados na hora de elaborar o seu plano de marketing industrial. Acompanhe!

Faça uma análise situacional

Nesse ponto, é preciso detalhar tudo o que marketing da sua empresa tem feito. Quais são as campanhas que estão dando — ou deram — os melhores resultados?

Perguntas como “quais ofertas cativaram mais o meu público?” e “qual segmentação conseguiu atingir as pessoas certas para os meus produtos?” são importantes nessa fase.

Dessa maneira, será possível tirar proveito da experiência adquirida ao longo do tempo.

Considere aperfeiçoar seu website

O site de uma empresa é a sua referência no mundo online, portanto, você precisa que ele seja responsivo. Funcionar adequadamente em todos os dispositivos que acessem a internet como notebooks, smartphones e tablets, é essencial. Afinal, o seu público deve poder acessá-lo, da forma que melhor convier a ele.

Agora, se você vende para empresas de outro país ou pretende fazer isso no futuro, talvez seja a hora de considerar a criação de uma versão em outra língua para o seu conteúdo.

O inglês é universal, mas dependendo de seu público, considere o espanhol e o francês também.

A otimização do seu site, além de melhorar a experiência do usuário, também colabora para subir a sua empresa nos ranqueamentos dos mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Pense em segmentar sua comunicação

O setor industrial tem que lidar com um leque grande de diferentes públicos: distribuidores, revendedores, fornecedores, entre outros.

Cada um desses clientes têm uma relação diferente com a sua empresa. Por isso, ao segmentar suas ações de comunicação, você acaba por ganhar em tempo e efetividade.

Uma dica importante é criar um banco de dados com divisões estabelecidas para cada público.

Assim, fica mais fácil enviar propostas e ofertas para as pessoas certas e no momento certo.

Investigue novas ferramentas e mídias

A hora de criar o plano de marketing é o momento ideal para descobrir estratégias inovadoras.

O marketing digital tem uma cartela de opções que devem ser levadas consideradas nesse sentido. Podemos citar o e-mail marketing, campanhas de mídias em redes sociais e, em especial, a prática do Inbound Trade.

É preciso evidenciar que a criação de conteúdo digital aliado ao trade marketing já é uma realidade nas campanhas B2B (marketing entre empresas).

Considere criar um blog com postagens, textos e imagem que irão cativar seu público e te ajudar na hora de fechar negócios.

Técnicas de Inbound Trade podem ajudar empresas do setor industrial a vender mais e também a fortalecer a sua marca

Defina um orçamento para o plano de marketing

É impossível pensar em plano de marketing sem considerar o custo que ele acarreta.

Cada empresa trabalha com uma porcentagem diferente em relação aos seus lucros para chegar nesse número.

É preciso calcular a taxa de Retorno sobre o Investimento — de cada ação de marketing e combinar as projeções com números de vendas atuais.

Gostou do nosso texto sobre itens a serem considerados na hora de criar o plano de marketing?

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Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR

Hoje, muito se fala sobre Inbound Marketing, uma abordagem mais humana e atraente para os consumidores. Ao contrário do Outbound Marketing, que não segmenta e nem direciona suas ações, nessa estratégia as campanhas são feitas para engajar e atender as reais necessidades dos clientes.

O principal objetivo do Inbound Marketing é conquistar seu público espontaneamente. No entanto, não espere que apenas o alcance orgânico faça milagres de vendas e conversões. A mídia paga pode, sim, ser muito vantajosa nessa abordagem, pois amplia o alcance e a visibilidade do seu negócio na web.

A mídia paga faz com que o seu conteúdo seja lido e apreciado por mais pessoas nas mídias sociais, blogs e demais canais de comunicação. Afinal, um dos principais objetivos do Inbound é estar ativamente presente no meio digital.

Quer entender como conciliar essas duas estratégias? Então confira o post de hoje:

As vantagens da mídia paga

Presença online

Como você já viu, depender apenas do alcance orgânico dificilmente fará com que a sua empresa atinja os resultados esperados. A mídia paga, por outro lado, pode fortalecer sua presença online nos motores de busca.

Adquirindo um espaço nesse ambiente, a probabilidade de ser encontrado pelo seu público-alvo e realizar conversões é muito maior. Funciona assim: ao procurar, nos mecanismos de busca, por um assunto X que se relacione ao seu negócio, é o seu site que aparecerá nos primeiros resultados.

Tráfego maior

Quanto mais pessoas clicarem em seu anúncio, maior será a visibilidade do seu site, e mais elevada será sua taxa de visitação. As pessoas podem compartilhar e até navegar em outros conteúdos, conhecendo melhor a sua marca e divulgando seus serviços para outros potenciais clientes.

Flexibilidade

Imagine que você criou um anúncio pago para um tipo de conteúdo. Após dimensionar o retorno sobre investimento, você pode alterar constantemente o anúncio, os links, o conteúdo, e o que mais precisar ser ajustado para obter a melhor segmentação. A grande vantagem da mídia paga é que ela é flexível e pode ser medida em curto prazo.

Valores acessíveis

Não há um preço fixo em relação à mídia paga. Isso quer dizer que, conforme o seu orçamento e seus objetivos, você pode ou não aumentar o valor dessa publicidade. Claro que os resultados e a performance serão diretamente impactados de acordo com o seu orçamento, mas não deixa de ser uma estratégia acessível para todos os bolsos.

Segmentação simples

Com a mídia paga, é possível direcionar melhor o seu conteúdo, especificando o direcionamento e fazendo ações mais assertivas, com uma comunicação direta com o público, ou o potencial cliente.

Formatos de mídia paga com Inbound Marketing

É muito vantajoso conciliar os esforços do Inbound Marketing aos da mídia paga, e existem diversos formatos para você escolher. Veja os principais e avalie qual é o melhor para a sua empresa:

Links Patrocinados

Você já deve ter notado que comentamos sobre os links patrocinados logo acima, mas sem citar nomes. Quando você acessa um motor de busca, como o Google, encontra o tráfego orgânico e a mídia paga — ou seja, os links patrocinados, aqueles sites anunciados nos primeiros resultados.

Esses links são parecidos com os social ads, as propagandas nas redes sociais. Para segmentar melhor o conteúdo com as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários, é ainda mais indicado complementar os links patrocinados com a ferramenta do Google AdWords.

Remarketing

É comum que um usuário vá até o seu site e não compre, seja por falta de interesse ou de tempo. É aí que o remarketing entra, principalmente em e-commerce.

Seu objetivo é avisar o usuário de outros conteúdos, produtos e serviços que podem reativar seu interesse de se tornar um cliente. Você também pode utilizar essa estratégia com o Google AdWords!

E então, entendeu como conciliar o Inbound Marketing e a mídia paga? Gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro das melhores estratégias de marketing digital!

Sucesso!
Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Quem evolui, cresce!

Agência Parceira LAHAR

Artigo de https://ecommercenews.com.br/author/rafaeldamasceno

Publicado originalmente em https://ecommercenews.com.br/artigos/tendencias-artigos/a-publicidade-sem-roi-acaba-de-morrer-adapte-se-ou-junte-se-a-ela

A publicidade sem ROI acaba de morrer: adapte-se ou junte-se a ela

No mês de agosto, o McDonald’s trocou sua agência publicitária nos EUA. Sai Leo Burnett, entra Omnicon. Parece mais uma notícia normal do meio publicitário.

Mas, se olharmos com calma, esse acontecimento pode ser visto como um grande marco na história do mercado de publicidade.

Tudo isso por um único motivo – no acordo, o grupo Omnicon será remunerado unicamente com base em resultados específicos de negócio que ela gerar para o McDonald’s.

É isso mesmo, nada de BV ou qualquer outra forma de remuneração clássica do mercado publicitário. Entregue resultados reais e mensuráveis ou saia sem um centavo.

A tendência está clara, as empresas não vão mais investir em Marketing, especialmente em Publicidade, que não traga resultados diretos para o negócio.

O fato de uma das contas publicitárias mais tradicionais do mundo ser agora 100% baseada em performance está praticamente gritando isso para o mercado.

De certa forma, era previsível que a publicidade “de massa”, mais cedo ou mais tarde, precisaria começar a prestar contas.

A internet mudou radicalmente o nível de exigência de CEOs sobre os resultados práticos de seus investimentos em Marketing

Antes, não havia tecnologia confiável para nos dizer exatamente quantos reais em vendas foram gerados por cada esforço de comunicação.

Além disso, alternativas como pesquisas de mercado custavam fortunas e eram demoradas. Hoje, entretanto, qualquer PME pode ter dashboards mostrando, em tempo real, o retorno exato de todos os seus investimentos.

O fato de uma gigante como o Omnicon aceitar um deal como esse, é a prova de que o mercado publicitário não tem outra saída a não ser se adaptar a esse novo cenário.

Agora, não adianta mais defender uma ação de resultados duvidosos no gogó, dizendo que foi uma “ação inovadora”, que melhorou a “personalidade da marca” ou que gerou “buzz nas redes sociais”.

Quando se está falando com gestores, é difícil argumentar contra os números das vendas. Essa nova realidade traz duas consequências que preocupam muita gente do mercado publicitário: primeiro – se você não entregar resultados reais, você está fora do jogo; segundo – se você não tiver capacidade técnica para mensurar a sua performance, mesmo que o seu trabalho esteja bom, você também corre sérios riscos. Afinal, gestores agora só se satisfazem com números.

Os próprios diretores de Marketing das empresas nunca estiveram tão ameaçados. A falta de capacidade em demonstrar ROI (retorno sobre o investimento) tem gerado demissões recorde.

De acordo com uma pesquisa recente, 48% dos 30 maiores varejistas americanos trocaram a liderança de Marketing nos últimos 12 meses.

Isso porque os gestores de empresas estão exigindo uma demonstração clara de eficiência em vendas. E para muitos profissionais de outra época, a dificuldade de lidar com esse modelo de performance está lhes custando o emprego.

É importante lembrar que, obviamente, a tecnologia de hoje ainda não consegue mensurar todos os efeitos da publicidade com precisão.

Ainda precisamos evoluir muito para entender exatamente o retorno de investimentos mais “subjetivos” como ações de branding.

Não temos métricas 100% confiáveis para mensurar seus resultados para o negócio, mas sabemos que, se bem feitos, eles podem sim colaborar fortemente na geração receita.

Mas, independente disso, a realidade é que os gestores provaram o sabor da mensuração e gostaram.

Eles viram o poder da avaliação minuciosa de performance em plataformas como o Google Analytics e o Adwords. Agora, eles vão exigir isso para tudo.

E na medida em que o Marketing de performance vai ficando mais “mainstream”, será cada vez mais difícil encontrar uma empresa que aceite trabalhar sem a mensuração precisa de resultados palpáveis.

Inevitavelmente, muitas agências ficarão pelo caminho. Afinal, além de não terem o domínio técnico para isso, há algo ainda mais sério: elas não têm a cultura.

O mercado de comunicação brasileiro é perigosamente “colado” aos aspectos puramente criativos da publicidade. Algumas agências investem infinitamente mais tempo discutindo a estética de suas peças do que planejando e mensurando o impacto real que elas trarão para o bolso dos clientes.

Por isso, esta atual mudança de paradigma será grande demais para alguns players do mercado suportarem.

Hoje, o palco ocupado por ideias inovadoras mas com potencial de resultado questionável, será tomado pelos casos que trouxeram resultados reais para as marcas.

Saem as ideias “criativas”, entram as ideias que vendem. Parece cruel, mas pense comigo – receber por performance, como no acordo McDonald’s, a Omnicon, fará a sobrevivência de agências, finalmente, depender dos resultados reais que elas geram para os clientes e não mais de relacionamentos, discursos ou ideias criativas agradáveis para os olhos de um ou outro decisor. E não era para ser assim desde o começo?

Estamos em um caminho sem volta. Se você é profissional de comunicação, cuidado para não ficar do lado errado nessas drásticas mudanças que já começaram pelo mundo.

Por um movimento natural de mercado, as agências e seus clientes passarão a concentrar seus recursos na contratação de profissionais de performance.

Depende de suas atitudes fazer com que esse fato seja uma grande ameaça ou uma grande oportunidade para você.

Para as agências, é “simples”: é preciso mensurar e entregar resultados reais. Ou, muito em breve, quem não conseguir se adequar poderá ter que achar um jeito de pagar suas contas com estátuas de leões de Cannes.

Excelente argumentação. Parabéns Rafael Damasceno

Um dos problemas que pode minar um trabalho de Marketing Digital, especialmente quando falamos de estratégias de vídeo marketing, é a falta de análise e controle do desempenho das suas ações.

É por isso que se faz necessário aprender como medir e analisar os resultados obtidos pelos seus vídeos na rede, para saber o que fazer e o que deixar de fazer para ter mais sucesso na sua estratégia.

Se você quer obter esse conhecimento, então esse artigo é para você. Continue lendo!

Como medir os resultados das suas estratégias de vídeo marketing

É possível mensurar suas estratégias de vídeo marketing em dois contextos: o desempenho e o ganho de marketing da estratégia em si e o desempenho de cada vídeo. Agora, nós vamos ver quais métricas ajudam a analisar o desempenho da estratégia em si e, mais adiante, veremos como avaliar o funcionamento de cada vídeo.

Confira:

ROI

O Retorno sobre Investimento é uma das métricas mais importantes do marketing e mede a porcentagem de retorno obtida sobre um investimento. Para calculá-lo, use a seguinte fórmula:

  • ROI = (Faturamento – Investimento) / Investimento

Taxa de conversão

Estratégias de vídeo marketing devem possuir um objetivo. Pode ser uma venda, um download ou qualquer outra coisa. A razão entre a quantidade de pessoas convertidas e a quantidade de pessoas atingidas pela estratégia é a sua Taxa de Conversão. Conheça sua fórmula:

  • Taxa de Conversão = Número de Conversões / Total de visualizações

Custo por Visualização

Por fim, é muito importante saber quanto custa cada visualização obtida dentro da sua estratégia. Para saber esse valor, use a seguinte fórmula:

  • Custo por Visualização =  Investimento / Total de Visualizações

Como medir e avaliar o desempenho dos vídeos da sua estratégia

Abandone as métricas da vaidade e conheça as métricas que devem estar na sua avaliação do desempenho dos seus vídeos:

Engajamento

Medir o engajamento de um vídeo (ou de um conjunto de vídeos) é algo um pouco difícil já que não existe um valor exato para medir a reação do público. Um vídeo como a música Baby, de Justin Bieber, tem mais de 6 milhões de dislikes no Youtube – mas também tem mais de 5 milhões de likes. Então números exatos não significam muita coisa – o que significa é a relação entre a reação do público com a quantidade de visualizações obtidas.

Existem três boas métricas que, se usadas em conjunto, ajudam a dar uma noção do engajamento do seu vídeo:

  • Comentários por Visualização

Para calcular a sua taxa de Comentários por Visualização, multiplique o número de comentários por 100 e então divida o total pelo número de visualizações.

  • Curtidas por Visualização

A próxima métrica que ajuda a medir o Engajamento de um vídeo é a taxa de Curtidas por Visualização. Basta multiplicar o número de curtidas por 100 e dividir o total pelo número de visualizações para chegar a uma porcentagem.

  • Visualização por Assinantes

Por fim, chegamos na taxa de Visualização por Assinantes que ajuda a medir a fidelidade e assiduidade dos seus assinantes. O procedimento é o mesmo: multiplicar o número de visualizações por 100 e dividir pelo total de assinantes.

Taxa de retenção

Outra boa métrica para ficar de olho para avaliar o desempenho de um vídeo específico é a sua Taxa de Retenção, ou Watch Time.

Essa métrica conta para o dono do canal por quanto tempo, em média, as pessoas estão assistindo seu vídeo.

Taxa de abandono

Essa métrica complementa a métrica anterior e entrega, na média, em qual momento as pessoas estão abandonando o seu vídeo. É logo na introdução ou no começo do desenvolvimento? Talvez na conclusão?

Como analisar e melhorar os resultados da sua estratégia

Agora que já vimos quais métricas controlar nas suas estratégias de vídeo marketing, basta procurar por resultados muito fora da realidade para aprender e tentar melhorar sua estratégia como um todo.

Realize testes e meça os resultados deles, para entender o que funciona e o que não funciona com seu público.

Esse artigo foi útil pra você? Os conhecimentos adquiridos aqui serão postos em prática nas suas estratégias de vídeo marketing futuras? Conte pra gente através dos comentários abaixo!

Roder Cypriao
OLÁ Multicom |  Quem evolui, cresce.

Agência Parceira LAHAR

Se você já está começando a pensar em 2017 e em como investir para ter os melhores resultados possíveis no ano que vem, este artigo traz algo que você não pode ignorar: as principais tendências de Marketing Digital para o próximo ano.

2017 será um ano que trará muitos desafios para as empresas no Brasil, mas também muitas oportunidades.

O Marketing Digital, assim como em outros anos, deverá ser um dos principais aliados para que essas empresas consigam bater suas metas e crescer com sustentabilidade.

Mas quais serão as principais armas do Marketing Digital em 2017?

É o que vamos conferir neste artigo. Por isso, continue lendo!

As principais tendências de Marketing Digital para o ano que vem

Selecionamos as 3 principais tendências de Marketing Digital para 2017 neste artigo (e mais dois bônus depois). Confira:

1. Native Ads (Publicidade Nativa)

Se você ainda não ouviu termos como Native Ads ou Publicidade Nativa em 2016, pode ficar tranquilo: esses termos não vão sair da sua cabeça no ano que vem.

Talvez a principal tendência de Marketing Digital para 2017, a Publicidade Nativa funciona quase como uma publirreportagem: seu objetivo é ganhar a atenção do consumidor ao oferecer um conteúdo valioso para o usuário.

Os Native Ads já existem há algum tempo, mas seus resultados recentes colocam essa estratégia como o principal foco das empresas no Marketing Digital em 2017.

Para se ter uma ideia, estudos recentes mostram que a publicidade nativa gera uma melhora de 82% na marca de uma empresa, aumenta a taxa de conversão de uma estratégia em 60% e aumenta a intenção de compra dos consumidores em 53%.

2. Vídeos com conteúdo mais personalizado

Não é novidade para ninguém que vídeos são populares na internet.

É só dar uma olhada nas estatísticas do Youtube (mais de 4 bilhões de vídeos vistos por dia) e do Facebook (mais de 100 milhões de horas de vídeos por dia).

Portanto, muitas empresas já investem em videomarketing regularmente – e é justamente isso que faz com que vídeos mais personalizados sejam uma das principais tendências de Marketing Digital em 2017.

Com mais gente fazendo, as ferramentas e o conhecimento para produzir esses vídeos evoluíram e agora é muito mais fácil (e efetivo) gravar vídeos para sua estratégia.

3. Darwinismo Publicitário

Uma das principais tendências de Marketing Digital para o ano que vem será o que convencionou-se chamar de Darwinismo Publicitário.

Em poucas palavras, esse termo significa aplicar o conceito da sobrevivência do mais adaptado para todos os elementos de uma estratégia de Marketing Digital.

Ou seja: realizar milhares de testes A/B para descobrir a melhor solução possível para cada componente de uma ação e obter o melhor resultado.

Outras menções honrosas

Se as 3 tendências acima deverão dominar o Marketing Digital em 2017, existem ainda mais dois elementos muito importantes (e que vão colaborar para o sucesso das quatro estratégias anteriores) que ainda merecem ser mencionados.

1. Automação do marketing

A automação do marketing é uma das queridinhas das empresas atualmente e por uma razão bem simples: funciona muito.

Para se ter uma ideia, estudos mostram que a automação do marketing pode poupar 80% do orçamento de e-mail marketing de uma empresa e gerar um faturamento 10% maior de 6 a 9 meses.

Saiba mais sobre essa ferramenta aqui!

2. Análise do ROI e outras métricas

Em 2017, uma das principais tendências de Marketing Digital será a tomada de decisões com uma base sólida de informações por trás.

As estratégias de marketing estarão mais pautadas em dados do que em achismos.

E, para isso, será necessário analisar regularmente métricas muito importantes como o ROI ou a taxa de conversão — e deixando para trás as métricas da vaidade.

Como deu para ver, as principais tendências de Marketing Digital para 2017 estão montadas sobre dois pilares: conteúdo personalizado e de qualidade e controle de dados e resultados.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário.

Sucesso!

Roder Cypriano  |  OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação a outras estratégias promocionais é que ele permite acompanhar de perto a eficiência de sua estratégia.

Diante de tantas métricas úteis, é natural que você tenha dúvidas sobre quais são as mais importantes e que você deve acompanhar.

Para ajudar você neste trabalho, apresentaremos as três melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital. Confira!

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Isso porque ela é capaz de mostrar facilmente quanto sua empresa consegue gerar a cada real gasto em sua estratégia promocional.

Calcular o ROI de suas estratégias de marketing digital é bem fácil.

Basta calcular a receita gerada por sua estratégia promocional e dividir a receita pelo total investido em sua campanha.

Veja este exemplo: imagine que você tenha investido R$500 em links patrocinados e este investimento gerou R$2.500 em vendas.

Subtraia R$500 dos R$2.500 gerados em vendas para saber a receita gerada e, depois, divida este valor pelo total investido. Neste caso, o ROI seria igual a 4.

Isso quer dizer que a cada real investido em links patrocinados sua empresa gera 4 reais neste investimento, dado importante para medir quais campanhas geram melhores resultados.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Outra métrica importante para uma estratégia de marketing digital é o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente por meio de sua campanha.

O cálculo para medir o custo de aquisição por clientes também é simples.

Basta dividir o total gasto em sua estratégia de marketing digital e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.

Vamos usar o mesmo exemplo anterior: imagine que você tenha investido R$2.500 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$2.500 / 10 = R$250.

Isso quer dizer que cada cliente gerado por sua estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$250, dado importante para calcular o ticket médio ideal para sua empresa.

A Taxa de Conversão

A taxa de conversão é outra métrica essencial para medir a eficiência de sua estratégia de marketing digital, permitindo saber quantas pessoas foram impactadas por seu anúncio e realizaram a ação esperada por você, seja a compra ou o clique em um link específico.

Seu cálculo também é básico. Basta dividir o total de usuários que visualizaram seu anúncio e concluíram a compra.

Usando o mesmo exemplo anterior, imagine que em sua campanha de links patrocinados 100 pessoas tenham visualizado seu anúncio, mas apenas 10 concluíram a compra.

A taxa de conversão seria então calculada pela fórmula 100 / 10 = 10. Isso quer dizer que 10% de todos os clientes que visualizam seus anúncios finalizam uma compra.

Uma taxa de conversão muito baixa exige a realização de ajustes para melhorar os resultados de uma campanha.

Já uma taxa de conversão alta indica que seu anúncio está bem montado e é capaz de gerar ótimos resultados de venda.

Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital, ficará mais fácil medir o sucesso de suas ações promocionais e escolher a melhor estratégia para sua empresa.

Se você quiser receber mais dicas como esta, não deixe de assinar nossa newsletter.

Você vai aprender a criar campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes, aumentando os lucros de sua empresa!

Sucesso!

Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR

Marketing Digital

De acordo com a ITU, quase 3 bilhões de pessoas (40% da população mundial) têm acesso à internet.

O índice Global Web também informou que 91% desses internautas possui um laptop ou PC e 80% possui um smartphone.

Esses dados só mostram o crescente poder e influência da internet na vida das pessoas que poderiam, até mesmo, ser os potenciais clientes da sua empresa.

É importante saber que existem hoje, inúmeros meios de comercialização de novos tipos de mídia.

É o famoso Marketing Digital, que inclui os inúmeros motores de busca, social media e produção de conteúdo relevante para seu público-alvo.

Essa nova e muito bem conhecida maneira de fazer marketing permite que os empreendedores atinjam novos clientes por meio de landing pages (elaboração de oferta), aumentando assim, a geração de leads (clientes) para o negócio e fazendo com que a conversão do público cresça exponencialmente com o passar do tempo.

Você é o tipo de empreendedor que investe boa parte da receita da sua empresa nas estratégias de marketing tradicional, como TV, rádio, outdoors e anúncios impressos?

Ainda não está confiante o suficiente para enfrentar os desafios que a tecnologia lhe proporciona?

Fique de olho nas dicas que virão a seguir, pois elas ajudarão você a entender o porquê não deve ignorar o poder do marketing digital para obter sucesso e alavancar as vendas do seu negócio!

Maior visibilidade para a marca

Ao investir em marketing digital, você estará utilizando a internet como principal ferramenta de promoção dos seus produtos e serviços.

A partir dela, você terá à sua disposição o marketing pelos smartphones, blogs, site e redes sociais da sua empresa, na intenção de divulgar e comercializar produtos.

Tudo isso garantirá que seu negócio conquiste grandes parcelas do público e novos clientes.

Os negócios online hoje, são os maiores concorrentes das lojas físicas.

Por isso, começar a praticar estratégias de Marketing Digital  será mais um diferencial em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Só uma boa estratégia ajudará os consumidores a encontrar aquilo que eles realmente procuram, de forma rápida e barata.

Maior oportunidade de Feedback por parte do usuário

O feedback é um dos ítens mais fundamentais em qualquer tipo de empresa, independente do tamanho dela.

Afinal, já que o cliente é o seu bem mais importante, como será possível saber a opinião de cada um deles com relação ao atendimento prestado pela equipe interna da sua empresa?

Como é possível obter esse feedback

É muito fácil! Quando gestores e empreendedores buscam investir em estratégias de marketing digital, provavelmente poderão escolher um ou mais canais de comunicação para gerar e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Tudo funcionará como uma via de mão dupla: os dois lados ganharão com isso, pois o consumidor obterá ainda mais informações importantes sobre a empresa que está comprando e devolverá ao empreendedor valiosas informações que servirão para resolver pequenos problemas ou inconvenientes no futuro.

Isso garante sempre um melhor relacionamento com seu público, além da possibilidade de nunca deixar um cliente frustrado com algum produto ou serviço da sua corporação.

Menor custo com propagandas e maior alcance

Muitas empresas não podem e nem devem abandonar a publicidade offline, pois o retorno ainda é bastante positivo. O importante é fazer com que as estratégias de marketing digital possam trabalhar em conjunto com as estratégias da propaganda offline.

Investir na web é uma garantia de mensurar todos os resultados que são praticados, a fim de garantir a eficácia das ações na hora de planejar para o futuro.

Com isso, pequenas e médias empresas encontram uma maneira de alcançar uma parcela maior do público através da publicidade online, estreitando laços com clientes e garantindo que seus conteúdos e propagandas possam atingir as pessoas certas e no momento certo.

Quando você trabalha essas duas formas de publicidade da maneira correta, sem dúvida conseguirá atingir patamares nunca alcançados antes.

E isso é a porta de entrada para que seu negócio esteja não só atingindo um tipo de público, mas toda uma grande rede de clientes e potenciais clientes.

Oportunidade de mensuração dos resultados

Tudo aquilo que você pratica no ambiente online pode ser mensurado. Avaliar as métricas de cada mídia social, blog ou site da sua empresa será a porta de entrada para que novas estratégias possam ser traçadas para o futuro.

Assim, você garante que a sua empresa esteja sempre em constante crescimento!

O maior benefício do marketing digital é que todas as suas ações no ambiente online poderão ser rastreadas e mensuradas.

Ao invés de ficar gastando grandes quantias com marketing tradicional, procure investir em uma agência de publicidade que possa alavancar ainda mais a sua marca na internet.

Ela será a principal responsável na hora de produzir conteúdo para os principais canais da sua empresa.

Percebeu como o Marketing Digital envolve assuntos relevantes que ajudam o público na hora de tomar a decisão de comprar da sua empresa?

Invista nessa vertente do marketing e faça com que a reputação da sua marca esteja sempre em alta num mercado que é cada vez mais competitivo e digital!

Agência Parceira LAHAR

Quando se trata de qualquer tipo de negócio, estar ciente de todo o retorno sobre o investimento (ROI) praticado em marketing e em publicidade é essencial se você deseja mensurar resultados. Muitas das agências digitais defendem ferozmente a ideia de que empreendedores e gestores devem abandonar os meios tradicionais de praticar o bom e conhecido marketing.

Isso para se adequar ao ilustre Marketing Digital que, em essência, trata-se de novos investimentos no ambiente digital, como mídias sociais, blogs, sites otimizados e inúmeras outras forma de alavancar a receita das empresas. O marketing trabalha na elaboração de estratégias para vendas, comunicação e todo o desenvolvimento do negócio, a fim de criar uma relação positiva entre o consumidor e a empresa que lhe oferece produtos e serviços.

As estratégias abordam desde a publicidade dos produtos e serviços, ao processo de venda e o serviço de pós-venda. Dessa maneira, Marketing ROI (ou retornorno sobre o investimento) é uma métrica de extrema importância para donos de pequenas médias e grandes empresas.

Mas o que diferencia o marketing digital do marketing tradicional? Leia o nosso artigo de hoje e descubra!

Principais benefícios de calcular o retorno sobre o investimento

  • Avaliar como as estratégias de marketing contribuem para os bons resultados da empresa;
  • Planejar quais serão as metas comerciais, levando em conta os resultados mais tangíveis;
  • Identificar qual é o prazo médio do retorno sobre o investimento (em que cada canal possui uma curva de resposta específica);
  • Fazer com que os executivos e os empreendedores possam se comprometer mais com metas a longo prazo e não apenas com resultados imediatos;
  • Viabilizar um estilo de processo mais objetivo, baseado em dados e em números reais;
  • Alavancar as vendas e o lucro da empresa.

Desleixo com o ROI

A avaliação de desempenho dos resultados, que são obtidos pelo investimento feito em marketing, é uma prática bastante comum entre corporações. Mas muitas delas ainda se esquecem dessa importante tarefa. As pequenas empresas são mais suscetíveis a esse erro do que as grandes, falhando exatamente no momento de estabelecer quais serão as estratégias e os objetivos de marketing.

Redução dos custos

Pare e avalie. Tanto o Marketing Digital quanto o tradicional seguem as estratégias citadas acima, mas com um único diferencial: o custo.

O objetivo principal de qualquer empresa é otimizar o ROI (Retorno sobre o Investimento), pois só assim será possível evitar o declínio em seu processo de gestão, proporcionando ótimas experiências aos seus clientes. O papel do novo marketing, por meio do ambiente digital, é oferecer aos consumidores e aos potenciais clientes conteúdos cada vez mais aprimorados e relevantes.

Esses conteúdos são distribuídos nas inúmeras redes sociais que existem na rede e o melhor, de forma gratuita! Ao optar por esses novos canais, o empreendedor poderá reduzir custos de vendas, tanto na área de recursos humanos quanto na de logística. Dessa forma, os serviços de pós-venda poderão atingir um nível territorial maior, trazendo mais clientes para usufruir dos produtos e dos serviços da empresa.

Os benefícios do marketing no ambiente digital

Investir no Marketing Digital é garantia de uma infinidade de maneiras de alavancar o ROI e a reputação da sua empresa. Confira os reais benefícios dessa estratégia:

  • Maior acessibilidade e amplo alcance de campanhas, garantindo maior visibilidade à sua empresa nos mais importantes motores de busca;
  • Acompanhamento real do ROI;
  • Integração de todos os esforços praticados em marketing;
  • Inúmeras ferramentas à disposição do empreendedor.

Em outras palavras, você trabalhará para aprimorar os serviços que a sua empresa oferece, mudando o conceito negativo que alguns usuários poderiam ter da sua marca. Você só tem a ganhar!

O marketing tradicional

O marketing tradicional ainda pode trazer bons resultados ao seu negócio. Ele é praticado por muitas empresas, porém, apenas quando existe a comprovação de que as campanhas trazem melhores resultados do que se fossem as online. Antes de avaliar essa possibilidade, tente responder às perguntas a seguir, a fim de determinar se o marketing tradicional está fornecendo o ROI necessário para manter o seu negócio:

  • Você tem retorno direto ao investir em marketing ou em campanhas tradicionais?
  • As suas campanhas costumam trazer novos clientes à sua empresa?
  • É possível mensurar com exatidão se o marketing tradicional está fazendo com que as pessoas percebam a sua marca?

Caso você consiga responder a essas perguntas sem nenhum tipo de dúvida, não há porquê parar com essa estratégia. No entanto, é importante pensar que a publicidade digital complementa e muito a publicidade offline, além de trazer muitos resultados positivos ao ROI da empresa.

Desvantagens na hora de mensurar o ROI do marketing tradicional

Nas mídias offline, é importante pensar que a tiragem dos veículos impressos contribui para definir qual é a abrangência das campanhas, porém ela não permite que as empresas conheçam exatamente qual é a real aceitação ou rejeição, de forma detalhada, dos seus produtos e serviços. Esse já é um método ultrapassado e que só funciona nas campanhas que você sabe que realmente já trouxeram resultados positivos.

Um passo à frente

Na hora de calcular o ROI da empresa é preciso que os empreendedores foquem nos objetivos gerais/estratégicos de toda a comunicação, fazendo com que cada um deles esteja bem alinhado. É a partir deles que será possível traçar novas metas e criar os indicadores de desempenho que a corporação precisa para poder medir com precisão os resultados de ROI.

Você conhece mais diferenças entre essas duas maneiras de praticar marketing? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR

As diferenças de ROI entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional 1

Ser fonte de informação valiosa para sua audiência é o melhor caminho para ter sucesso na internet, já que a maioria das pessoas está em busca de conhecimento e informação quando acessa a rede.

Mas só publicar posts de alta qualidade não basta. Você precisa fazer análise de métricas para saber quais são os conteúdos mais relevantes, como os internautas chegam, navegam e se vão do blog.

Em resumo, você deve analisar métricas para entender a reação dos usuários à sua estratégia de marketing de conteúdo e melhorar gradativamente essas estratégias para potencializar seus resultados.

Quer descobrir como fazer isso?

O que são métricas?

Métricas são cálculos matemáticos que permitem quantificar seu desempenho ao longo do tempo.

Elas podem ser usadas em diversas situações, inclusive no marketing digital, para determinar com precisão o sucesso de cada ação desenvolvida.

As métricas estão sempre atreladas às suas metas e aos seus objetivos estratégicos.

Por exemplo, se o seu objetivo é ampliar a audiência do seu blog, uma das métricas será a quantidade de visitas por mês gerada por meio de estratégias de SEO, links patrocinados, etc.

As métricas sempre devem ser quantificáveis, isto é, expressas em números, para que facilite o entendimento e a evolução das suas ações.

Por que fazer análise de métricas do seu blog?

A análise de métricas é o que vai permitir à sua equipe entender quais são as estratégias mais efetivas e assim melhorar gradativamente seu desempenho em marketing digital e marketing de conteúdo.

Ao analisar as ações, comportamentos, cliques, fontes de tráfego, páginas visitadas, conteúdos curtidos, compartilhados, comentados, no seu blog, você poderá entender com maior profundidade quem é o seu cliente ideal, o que ele procura, quando procura e como toma decisões de compra.

É um trabalho bastante minucioso, mas que proporciona uma visão bem mais abrangente de como construir suas estratégias de marketing e assim conquistar mais clientes para sua empresa.

Top 7 métricas mais importantes para o seu blog

Saber a importância da análise de métricas é apenas o começo da sua jornada na mensuração de resultados do seu blog. Você precisa também saber quais métricas acompanhar para avaliar o seu desempenho, por isso, selecionamos as 10 métricas mais importantes:

  1. Total de visitas: é quantidade de pessoas que chegam até o seu blog diariamente. Essa métrica ajuda a entender como sua estratégia de SEO está funcionando e se os links patrocinados estão trazendo visitantes.
  2. Fontes de tráfego: indica de onde as pessoas vêm. As fontes de tráfego ajudam a entender como as pessoas chegam até o seu blog. Pode ser por meio das redes sociais, mecanismos de busca, outros sites, links patrocinados, etc. Ajuda a selecionar melhor os canais de relacionamento e também as técnicas de SEO.
  3. Conteúdos mais visitados: ao entender quais são os conteúdos mais visitados do seu blog, você pode determinar quais são as principais dúvidas do seu público e aprimorar sua estratégia de conteúdo, além de melhorar seu SEO para que os conteúdos menos visualizados passem a ser vistos.
  4. Comentários: os comentários revelam o nível de engajamento da sua audiência com o blog, ou seja, se ele está realmente gerando interesse e retendo esses leitores.
  5. Leads gerados: é a quantidade de pessoas que assinam o recebimento das atualizações do blog via e-mail, abrindo portas para uma nova estratégia: a nutrição de leads.
  6. Clientes gerados: revela quantos visitantes que se tornaram leads também se tornaram clientes da sua empresa. É uma das métricas mais importantes para mensurar o sucesso do seu blog.
  7. Retorno sobre o investimento: mostra se o investimento que você está fazendo no blog está gerando resultados para o seu empreendimento, seja em leads, clientes ou faturamento, dependendo dos seus objetivos.

Quer ficar por dentro de outras dicas relevantes como essa? Assine nossa newsletter!

Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

O advento da internet como ferramenta de marketing subverteu o mercado de diversas maneiras.

A comunicação de massa perdeu espaço para o diálogo personalizado com o consumidor e as verbas migram, cada vez mais, para mídias online, onde o sucesso das campanhas depende de estratégias diferentes do tradicional.

É necessário se adequar ao meio e ao comportamento do consumidor online.

Este cenário é particularmente favorável às pequenas empresas, pois no ambiente digital, muitas vezes, a criatividade e a inovação são mais eficientes que ter grandes somas de dinheiro disponíveis para investir.

Na mídia tradicional, praticamente só as grande marcas conseguem a atenção do público, por meio da massificação de campanhas em mídias eletrônicas (rádio, TV) ou impressas (jornais, revistas, panfletos).

É claro que grandes verbas destinadas ao marketing, seja ele on ou offline, resultam em maiores resultados se comparadas a campanhas de baixo investimento financeiro.

Então, por que pequenas empresas devem investir em Marketing Digital?

Confira a seguir 7 motivos para você começar a investir nessa estratégia hoje mesmo!

Maior índice de retorno efetivo

O marketing digital dá às pequenas empresas a possibilidade de reduzir essa diferença de resultado e, em alguns casos, até de alcançar resultados tão expressivos quanto aqueles obtidos por meio de altos investimentos.

Isso, por si só, é motivo suficiente para as pequenas empresas considerarem fortemente ter o digital como ponto central e prioridade dos seus investimentos em marketing.

Mas existem diversos outros fatores que justificam esta afirmação.

Como dito na introdução deste artigo, as pequenas empresas têm, obviamente, menos recursos para investimento em marketing do que as grandes corporações.

Em outras palavras, isso significa dizer que cada Real mal investido tem muito mais peso para as pequenas empresas em comparação com as suas grandes concorrentes.

Ou seja, você deve procurar ser sempre muito assertivo nos seus investimentos, pois só assim você poderá alcançar igualdade de condições de competitividade no mercado.

Mensuração do ROI

O marketing digital atende plenamente a este propósito, pois oferece todas as condições para que você mensure o ROI (sigla do inglês Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) de cada centavo das suas campanhas.

Aqueles que acompanham estes números de perto e estão atentos à performance de suas ações online têm a possibilidade de cortar ou aumentar, com toda agilidade e em muitos casos até instantaneamente, os investimentos em uma determinada mídia, de acordo com a sua performance em termos de resultados.

De acordo com o “Digital Marketing Spend Report”, divulgado em 2014 pela Gartner, 40% das marcas afirmaram ter alcançado uma considerável economia nos seus investimentos usando o marketing digital como ferramenta de promoção dos seus produtos ou serviços.

Na mesma pesquisa, 28% dos entrevistados afirmaram já estar transferindo recursos do marketing offline para o digital. Os números para 2015 prometem ser ainda maiores.

Aumento do ROI

A associação que o Marketing Digital possibilita entre maiores lucros e melhor branding impacta, diretamente, sobre o aumento do ROI dos seus investimentos.

Tudo isso é 100% mensurável, conforme também já abordamos anteriormente.

A chave para o sucesso no marketing digital é construir um fluxo lógico de tráfego qualificado, pois desta forma é muito mais fácil converter este tráfego em vendas ou leads.

Quanto mais você puder qualificar suas visitas e criar este fluxo, mais verá seu ROI aumentar e seu negócio ter sucesso a partir de ações online.

Conversões

A conta é simples: o sucesso das campanhas online é medido pelo índice de aumento das conversões em uma página, sejam elas de leads, assinantes ou de vendas efetivas.

Aqui não há espaço para números que representam pouco em termos financeiros.

Sem conversão, todo o tráfego que você atrai, por maior que seja, significa que seus esforços de marketing têm sido em vão.

Por essa razão, a Otimização de Conversão (CRO — Conversion Rate Optimization) desde 2013 vem sendo considerada uma prioridade entre os gestores de marketing nos EUA.

Obtenção de maiores lucros

Maiores taxas de conversão obtidas por estratégias efetivas de Marketing Digital representam, diretamente, aumento nos lucros para as marcas.

Estudos do Google, em parceria com a IPSOS Hong Kong, apontam expectativas de aumento de lucros 2,8 vezes maiores para empresas que incluem o digital em suas estratégias de marketing!

Alto nível de segmentação

Umas das principais razões que destacam e diferenciam o marketing online dos formatos tradicionais offline é a possibilidade de atingir públicos altamente segmentados em tempo real.

Este artifício se reflete, diretamente, sobre o aumento de eficiência que já mencionamos como recurso para que as pequenas empresas possam usar, efetivamente, o marketing digital como forma de se diferenciar da concorrência.

Ao contrário das mídias tradicionais, em que uma única mensagem é propagada para todos os públicos, no digital você tem a possibilidade de falar com audiências cada vez mais segmentadas e até mesmo individualizadas.

O retargeting e a mídia programática são exemplos de recursos disponíveis para este fim.

As necessidades do consumidor mobile

Não existem dúvidas de que o mobile é a próxima grande tendência da web!

Os acessos à rede por dispositivos móveis são cada vez mais numerosos e alguns estudos apontam que se tornem o principal canal já em 2016.

Isto significa que os gestores de marketing devem estar muito atentos a esta nova realidade e o mercado de marketing digital vem se preparando para esta situação já há alguns anos.

Desta forma, investindo no digital você, muito provavelmente, estará alinhado à vanguarda da mobilidade, antecipando as necessidades dos seus clientes.

Reputação de marca online

Uma importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de gerenciar e de otimizar a reputação das marcas online.

O comportamento do consumidor mudou muito depois do advento da internet e, hoje em dia, as pessoas dialogam livremente sobre produtos, serviços e as próprias empresas nas redes sociais.

O alcance dos comentários, negativos ou positivos, que antigamente se restringia ao círculo familiar e de amigos próximos, agora se expandiu para toda a rede de relacionamento dos consumidores no Facebook e no Twitter e potencialmente por toda a web, em casos específicos que se tornam populares e “viralizam” na rede.

Investir no digital é a melhor forma de ter consciência de tudo o que é dito sobre a sua marca online, posicionar-se quando necessário e contornar eventuais crises.

Mas principalmente, criar relacionamento com o seu público, onde num cenário ideal você começará a criar “embaixadores” da sua marca online, que contribuem positivamente para a sua imagem no mercado, sem gerar custos para você.

Qual é a situação do seu negócio em relação a estes aspectos? Já compreende a maioria destes tópicos e orienta suas ações para tirar proveito deles? Ainda está pouco familiarizado com estes conceitos?

Busque conhecê-los o quanto antes e volte sempre ao nosso blog para se manter atualizado sobre o tema.

Caso queira um atendimento personalizado para o seu negócio, fale agora mesmo com o nosso time de vendas!

Ah um último recado: para não perder os alertas dos próximos posts, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até mais!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

Você sabe a diferença entre métricas online e offline?

Em um mundo onde as novidades tecnológicas surgem em uma velocidade assustadora, empresas têm que garantir o seu espaço nas mídias digitais para não cair no esquecimento do público e, consequentemente, ocupar o espaço de defasagem no mercado.

Porém, garantir o seu lugar no mercado digital não basta para garantir a efetiva participação do seu negócio na mente dos consumidores.

É nessa perspectiva que os empreendedores se deparam com um desafio maior do que o anterior: mensuração de resultados das campanhas de marketing online e offline.

A dificuldade encontrada na análise e no gerenciamento de resultados obtidos se encontra, muitas vezes, nas escolhas errôneas das métricas que acompanham cada uma dessas ações.

Gostaria de esclarecer quais são os principais modelos e as suas diferenciações, para fazer as escolhas corretas na hora de avaliar a sua empresa?

Confira o nosso post de hoje e alavanque os seus resultados!marketing digital

O que são as métricas

No mundo do marketing digital, é extremamente importante ter ferramentas de avaliação como referência, para que possamos entender melhor o alcance das nossas ações.

Para isso, existem indicadores matemáticos e estatísticos que funcionam para elucidar os resultados de uma determinada ação.

A análise desses dados que parametrizam o nosso desempenho na rede é possível por meio da interpretação das métricas e dos KPIs (Key Performance Indicators).

Apesar de estarem ligados, existe uma diferença básica entre esses dois indicadores e saber essa diferença é essencial para uma avaliação.

Métricas são indicadores que demonstram comportamentos determinados dos usuários do site (ex: visitas em geral e únicas, número de rejeição).

Enquanto os KPIs estão associados à Meta de Conversão, as métricas demonstram uma forma bruta de um indicador que reflete o comportamento dos visitantes, sem objetivos de conversão.

Qual a importância das métricas para o seu negócio

A percepção ampliada do que está acontecendo com o seu negócio e quais são as melhores estratégias tomar se deve à escolha assertiva das métricas.

É importante também entender os dados que estão sendo analisados, pois a má interpretação dessas informações compromete toda a operação.

Online vs. offline

É nesse momento que muitos profissionais de pequenas empresas ou até mesmo das grandes se perdem ao fazer o cálculo de quantas inserções publicitárias devem ser utilizadas.

Temos que ter em mente que precisamos extrair, diretamente, duas variáveis:

  • Alcance: visitantes únicos pelo universo;
  • Frequência: impressões por visitantes únicos.

Assim precisamos fazer a divisão entre “Impressão” e “Universo” para alcançar o número suportado nessa mídia. Outra possibilidade de avaliação é a análise do TRP, sendo esta uma opção mais fácil do que na TV.

Normalmente trabalhada pelo IBOPE, com verificação nos medidores residenciais, utilizamos a ferramenta “streaming” para identificar as visualizações recebidas pelo site.

Dessa forma, saímos de um processo de estimativa e verificamos resultados mais precisos.

Diferente do que acontece com a televisão, teríamos o numerador proveniente do total de impressões, multiplicado por 100. O resultado é o número de audiência total.

  • Cálculo: Audiência Total / Impressões Totais x 100 = Número de Audiência.

Com esse estudo, podemos perceber que as métricas digitais alcançam um nível de precisão superior às demais, permitindo mais agilidade no processo de estudo de resultados.

Assim, é possível parametrizar os resultados obtidos nas campanhas online e offline, além da sua importância nas estratégias de marketing e na mensuração de ROI.

ROI: Return on Investment

A expressão significa “Retorno sobre Investimento” e refere-se à relação do dinheiro ganho ou perdido em uma transação de investimento.

Existem três formulações possíveis de taxa de retorno:

  • Taxa de retorno efetivo: a medida de avaliação do desempenho de um investimento;
  • Taxa de retorno exigido: determinante do valor do investimento;
  • Taxa de retorno previsto: medida ante o desempenho de um investimento.

O ROI também é interpretado como o valor conquistado por uma empresa, em relação ao custo utilizada na sua campanha de publicidade.

O cálculo comumente utilizado é: (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Fusão das métricas

Como já foi explicitado, o controle e a mensuração dos resultados de uma ação são essenciais no desenvolvimento de pequenas empresas e na formulação de novas estratégias de marketing.

No caso das ações online, a obtenção das métricas é fácil, o que não pode ser dito das offline.

As empresas estão mais engajadas em participar do ambiente digital.

Para isso, elas têm feito grandes investimentos nas ferramentas de avaliação e de obtenção de resultados.

Independente do meio de comunicação escolhido, deve-se levar em consideração o universo de pessoas alcançadas pelo canal e o nível de captação da mensagem, além da relação com o investimento da campanha.

Os profissionais mais conceituados do mercado têm uma perspectiva de comunicação 360°, termo utilizado ao falar da promoção da sua marca.

Comunicação 360°

Esse conceito visa a integração de todos os meios para atingir o receptor da mensagem (cliente), primando pela interação e melhor engajamento do negócio com o seu público-alvo.

Antigamente, os setores de comunicação tinham o objetivo de informar o consumidor.

Hoje, eles são responsáveis por interferir em todos os processos de uma organização e trazer uma blindagem para a imagem da marca.

O papel da comunicação intermedia todo o ciclo de relações de uma empresa, auxiliando no desenvolvimento do produto oferecido.

Uma comunicação integrada bem executada pode interferir positivamente no posicionamento das marcas, aprimorando o relacionamento com o cliente.

As pequenas e médias empresas devem ter essa visão estratégica, já que estão vivenciando uma fase de ascensão contínua.

A perpetuação de uma organização no mercado ocorre em decorrência de práticas inovadoras e da integração de todos os seus meios de contato com o público.

Em quais formas e momentos utilizar as métricas

Em um mundo cheio de possibilidades de marketing on e off, há uma percepção cada vez mais latente de integração entre essas duas estratégias, descartando um pouco as suas diferenciações.

A inclusão de ambas estratégias define um caminho de maior opções de quantificação dos resultados.

Ou seja, há uma diversidade de caminhos para avaliar as ações de comunicação.

Quando uma empresa pequena não procura ter acesso às ferramentas que tornam o resultado de uma campanha aplicada tangível e não sabe quais são as métricas mais eficazes que devem ser utilizadas, dificilmente conseguirá alcançar a ascensão do seu negócio.

Assim, medir é fundamental, mas o conhecimento de quais formas e em que momento deve ser feito essa prática é indispensável para melhorar o aproveitamento e o entendimento dos objetivos da organização.

Percebeu a diferença entre as métricas online e offline?

As suas vantagens e desvantagens? O melhor momento para utilizá-las?

Deixe o seu comentário com sugestões ou dúvidas!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing