Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação a outras estratégias promocionais é que ele permite acompanhar de perto a eficiência de sua estratégia.

Diante de tantas métricas úteis, é natural que você tenha dúvidas sobre quais são as mais importantes e que você deve acompanhar.

Para ajudar você neste trabalho, apresentaremos as três melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital. Confira!

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Isso porque ela é capaz de mostrar facilmente quanto sua empresa consegue gerar a cada real gasto em sua estratégia promocional.

Calcular o ROI de suas estratégias de marketing digital é bem fácil.

Basta calcular a receita gerada por sua estratégia promocional e dividir a receita pelo total investido em sua campanha.

Veja este exemplo: imagine que você tenha investido R$500 em links patrocinados e este investimento gerou R$2.500 em vendas.

Subtraia R$500 dos R$2.500 gerados em vendas para saber a receita gerada e, depois, divida este valor pelo total investido. Neste caso, o ROI seria igual a 4.

Isso quer dizer que a cada real investido em links patrocinados sua empresa gera 4 reais neste investimento, dado importante para medir quais campanhas geram melhores resultados.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Outra métrica importante para uma estratégia de marketing digital é o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente por meio de sua campanha.

O cálculo para medir o custo de aquisição por clientes também é simples.

Basta dividir o total gasto em sua estratégia de marketing digital e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.

Vamos usar o mesmo exemplo anterior: imagine que você tenha investido R$2.500 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$2.500 / 10 = R$250.

Isso quer dizer que cada cliente gerado por sua estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$250, dado importante para calcular o ticket médio ideal para sua empresa.

A Taxa de Conversão

A taxa de conversão é outra métrica essencial para medir a eficiência de sua estratégia de marketing digital, permitindo saber quantas pessoas foram impactadas por seu anúncio e realizaram a ação esperada por você, seja a compra ou o clique em um link específico.

Seu cálculo também é básico. Basta dividir o total de usuários que visualizaram seu anúncio e concluíram a compra.

Usando o mesmo exemplo anterior, imagine que em sua campanha de links patrocinados 100 pessoas tenham visualizado seu anúncio, mas apenas 10 concluíram a compra.

A taxa de conversão seria então calculada pela fórmula 100 / 10 = 10. Isso quer dizer que 10% de todos os clientes que visualizam seus anúncios finalizam uma compra.

Uma taxa de conversão muito baixa exige a realização de ajustes para melhorar os resultados de uma campanha.

Já uma taxa de conversão alta indica que seu anúncio está bem montado e é capaz de gerar ótimos resultados de venda.

Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital, ficará mais fácil medir o sucesso de suas ações promocionais e escolher a melhor estratégia para sua empresa.

Se você quiser receber mais dicas como esta, não deixe de assinar nossa newsletter.

Você vai aprender a criar campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes, aumentando os lucros de sua empresa!

Sucesso!

Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR

Guia prático: como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas

Em busca de entender o que levava alguém a realizar uma compra em uma loja e não em outra, lá no final do século XIX o empresário E. St. Elmo Lewis desenvolveu um modelo de estratégia conhecido como funil de vendas.

Um modelo que, mesmo depois de mais de um século, continua beneficiando todo tipo de negócio, principalmente aqueles que funcionam na web e ainda contam com a ajuda do marketing de conteúdo para ampliar seus resultados na rede.

Agora, se você ainda não sabe o que é funil de vendas e nem onde o marketing de conteúdo se localiza dentro dessa estratégia de vendas, não se preocupe, pois vamos falar justamente a respeito disso aqui no post. Confira!

O raio-X do funil de vendas

Para início de conversa, devemos entender o que é o funil de vendas.

E aí, para isso, nada melhor do que imaginar um funil e dividi-lo em três partes, sendo a primeira a do topo, mais largo, a do meio e a última sendo aquela do fundo, mais estreita.

Imaginou? Pois é nesse funil que entram os visitantes do seu site e saem os clientes.

Funciona assim: na primeira parte, a do topo, você encontra todo tipo de usuário, inclusive (e principalmente) aqueles que ainda não sabem que têm uma necessidade ou problema em que sua empresa poderia ajudar a resolver.

Depois, no meio, podemos ver aquelas pessoas que já entenderam que têm um determinado problema e estão à procura de resolvê-lo.

É quando um simples usuário se torna um cliente em potencial ou, em outras palavras, um lead.

E aí, já no fundo, encontram-se aqueles que estão cogitando contar com sua empresa para sanar seus problemas, podendo sair de dentro do funil como clientes.

De visitante a cliente por meio do marketing de conteúdo

Entendeu como funciona a trajetória do cliente por meio do funil de vendas?

Ótimo! No entanto, é bom ter em mente que para levar essa pessoa de uma parte à outra do funil é necessário contar com a ajuda do marketing de conteúdo.

Diferentemente do que acontece no marketing off-line — que ainda vale a pena —, no marketing digital e no de conteúdo, para capturar o foco da sua audiência, é necessário entregar algo de útil e não apenas ficar bombardeando com publicidade.

Afinal, na web ela está sempre a um clique de distância daquele seu concorrente que não está apenas gritando por atenção.

Por isso, é importante produzir bastante conteúdo, com qualidade, e que faça com que o usuário vá de uma parte para outra do funil.

Podemos dar alguns exemplos de qual é o conteúdo que casa melhor com cada parte dessa jornada de vendas:

  • Para o topo do funil: artigos de blogs, posts de redes sociais e até infográficos;
  • Para o meio do funil: white papers, e-books e tutoriais;
  • Para o fundo do funil: vídeos com cases de sucesso do seu produto, landing pages com informações sobre o serviço e até pesquisas de mercado.

Acompanhando os resultados

Por fim, é bom ter em mente que, assim como é importante analisar as métricas de um blog, também é muito importante analisar os resultados de cada etapa do funil de vendas.

E para isso é necessário que as equipes de vendas e de marketing tenham total sintonia, tanto ao observar o comportamento dos visitantes e clientes, quanto para criar e ajustar o conteúdo certo para cada um deles.

Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas

Agora que você já sabe qual é a importância do funil de vendas para o seu negócio e como o marketing de conteúdo é colocado dentro dessa estratégia, que tal colocá-lo em prática na sua empresa agora mesmo?

Gostou da ideia? Então entre em contato com a gente agora mesmo!

Roder Cypriano  |  Especialista em Inbound Marketing

Agência Parceira LAHAR

O Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é um conjunto de estratégias e ações para atrair e conduzir leads pelo funil de marketing (a trajetória que o consumidor percorre do primeiro contato com a marca até a decisão de compra), que se alicerça no direcionamento estratégico de conteúdos que tragam o potencial cliente até a marca e, não como no “velho marketing”, que se caracteriza pela abordagem invasiva e, na maioria das vezes, chata.

Dito isso, quais são os passos que devem ser dados para que o Inbound Marketing traga resultados para o negócio? No artigo de hoje, vamos falar sobre os cinco pontos que devem ser considerados para o sucesso das ações. Acompanhe!

5. Desenhe personas

Uma das primeiras ações que você deve fazer é conhecer profundamente seu público-alvo. Isso significa conhecer as pessoas reais e, não as ideais — o cliente real e não aquele idealizado.

Ao conhecer seus consumidores potenciais, seus problemas, interesses e desejos, você poderá criar representações fictícias destes clientes, as buyers personas. Elas são essenciais para conduzir a criação de conteúdo assertivo, ou seja, que fale essencialmente para o consumidor potencial.

4. Produza e publique conteúdo relevante

Dê uma olhada na quantidade de conteúdo que é publicado diariamente na internet. Quanto mais o tempo avança, mais a relevância se torna essencial no Inbound Marketing.

Por conteúdo relevante, entenda materiais que gerem valor ao público-alvo; respondam aos questionamentos, encantem e cativem. Quanto mais densos forem os materiais, quanto mais informações importantes eles tiverem, mais peso eles terão, ou seja, mais relevantes serão. Assim, maior será a consciência e a autoridade da sua marca perante o mercado.

Não esqueça das táticas de posicionamento na web (SEO): uso de palavras-chave, respostas às perguntas dos consumidores e hyperlinks nos textos. O ideal é que seu público-alvo receba suas páginas como primeiros resultados dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing).

3. Utilize todos os canais possíveis

Além do site e do blog, procure estar presente em todas as redes sociais onde as pessoas que fazem parte do seu público-alvo estão. Mas atenção: também é preciso ter estratégia para as redes; cada uma tem suas particularidades e as pessoas esperam posturas diferentes em cada uma delas.

Por exemplo, no LinkedIn as pessoas querem conteúdos mais voltados para a carreira, no Facebook e no Google Plus a aceitação por conteúdos de entretenimento é maior do que materiais técnicos; já o Twitter é mais versátil. Leia também: 5 Dicas Essenciais para obter mais Compartilhamento nas Redes Sociais.

Tenha cuidado com os horários de postagens nestas redes. Há dias e horários em que o fluxo de interação é maior (resumidamente, Facebook, Twitter e Google Plus têm seu prime time entre 20 e 22h de segunda a quinta-feira, já o LinkedIn recebe maior tráfego nos dias da semana em horário comercial).

Esteja sempre disposto a interagir: redes sociais são locais de diálogo, não apenas de emissão. Leia também: Por que o monitoramento de redes sociais é tão importante? Você também pode aproveitar fóruns de discussão, fazer guest posts (publicar em blogs de outros influenciadores que façam parte do seu universo de negócio, mas não são concorrentes), oferecer aplicativos, entre outras possibilidades.

2.  Trabalhe sempre para a conversão de leads em clientes

Toda a sua estratégia de Inbound Marketing deve ser direcionada para converter leads em clientes. Para isso, crie um plano de ação, estabeleça metas e crie métricas que te ajudem a observar os resultados — leia também: Qual a importância de educar e qualificar seus possíveis clientes?

Tenha em mente o funil de marketing, ou seja, você precisa atrair a maior quantidade de visitantes para qualificar entre eles quem são os potenciais clientes e se relacionar com eles por meio da oferta de conteúdos específicos para cada fase (topo, meio e fundo do funil). Tenha sempre em mente a jornada do consumidor – o caminho que um potencial cliente percorre da identificação da sua necessidade até a decisão de compra.

Para fazer isso, é muito importante criar mecanismos de captação de informações dos usuários. Crie landing pages, cadastros para recebimento de newsletter, “cobre” informações em troca de conteúdos mais densos (e-books, white papers) e vá separando o joio do trigo, classificando os perfis de leads para ser sempre assertivo na hora de entregar os conteúdos.

1. Automatize o processo de Inbound Marketing

Para que o trabalho de Inbound Marketing seja satisfatório é muito importante utilizar ferramentas de automatização. Softwares especializados tornam o trabalho de nutrição e conversão de leads mais assertivas, uma vez que facilitam a parametrização de ações sequenciadas criando estímulos ao público-alvo por meio do conteúdo e agindo sobre eles de forma estratégica.

Logicamente, o olhar humano sempre precisa estar presente, mas, ao deixar por conta da plataforma as ações operacionais, sua equipe terá mais tempo para ser criativa e pensar em ações que encantem o público e atraiam mais leads. Leia também: 5 ferramentas para incrementar seu marketing digital.

Quer saber mais sobre como o Inbound Marketing pode potencializar os resultados da sua empresa?

Fale com a gente.

Roder Cypriano

OLÁ Multicom | (48) 3442.3443 ou deixe um comentário.

Abraço.

Agência Parceira LAHAR

Ser fonte de informação valiosa para sua audiência é o melhor caminho para ter sucesso na internet, já que a maioria das pessoas está em busca de conhecimento e informação quando acessa a rede.

Mas só publicar posts de alta qualidade não basta. Você precisa fazer análise de métricas para saber quais são os conteúdos mais relevantes, como os internautas chegam, navegam e se vão do blog.

Em resumo, você deve analisar métricas para entender a reação dos usuários à sua estratégia de marketing de conteúdo e melhorar gradativamente essas estratégias para potencializar seus resultados.

Quer descobrir como fazer isso?

O que são métricas?

Métricas são cálculos matemáticos que permitem quantificar seu desempenho ao longo do tempo.

Elas podem ser usadas em diversas situações, inclusive no marketing digital, para determinar com precisão o sucesso de cada ação desenvolvida.

As métricas estão sempre atreladas às suas metas e aos seus objetivos estratégicos.

Por exemplo, se o seu objetivo é ampliar a audiência do seu blog, uma das métricas será a quantidade de visitas por mês gerada por meio de estratégias de SEO, links patrocinados, etc.

As métricas sempre devem ser quantificáveis, isto é, expressas em números, para que facilite o entendimento e a evolução das suas ações.

Por que fazer análise de métricas do seu blog?

A análise de métricas é o que vai permitir à sua equipe entender quais são as estratégias mais efetivas e assim melhorar gradativamente seu desempenho em marketing digital e marketing de conteúdo.

Ao analisar as ações, comportamentos, cliques, fontes de tráfego, páginas visitadas, conteúdos curtidos, compartilhados, comentados, no seu blog, você poderá entender com maior profundidade quem é o seu cliente ideal, o que ele procura, quando procura e como toma decisões de compra.

É um trabalho bastante minucioso, mas que proporciona uma visão bem mais abrangente de como construir suas estratégias de marketing e assim conquistar mais clientes para sua empresa.

Top 7 métricas mais importantes para o seu blog

Saber a importância da análise de métricas é apenas o começo da sua jornada na mensuração de resultados do seu blog. Você precisa também saber quais métricas acompanhar para avaliar o seu desempenho, por isso, selecionamos as 10 métricas mais importantes:

  1. Total de visitas: é quantidade de pessoas que chegam até o seu blog diariamente. Essa métrica ajuda a entender como sua estratégia de SEO está funcionando e se os links patrocinados estão trazendo visitantes.
  2. Fontes de tráfego: indica de onde as pessoas vêm. As fontes de tráfego ajudam a entender como as pessoas chegam até o seu blog. Pode ser por meio das redes sociais, mecanismos de busca, outros sites, links patrocinados, etc. Ajuda a selecionar melhor os canais de relacionamento e também as técnicas de SEO.
  3. Conteúdos mais visitados: ao entender quais são os conteúdos mais visitados do seu blog, você pode determinar quais são as principais dúvidas do seu público e aprimorar sua estratégia de conteúdo, além de melhorar seu SEO para que os conteúdos menos visualizados passem a ser vistos.
  4. Comentários: os comentários revelam o nível de engajamento da sua audiência com o blog, ou seja, se ele está realmente gerando interesse e retendo esses leitores.
  5. Leads gerados: é a quantidade de pessoas que assinam o recebimento das atualizações do blog via e-mail, abrindo portas para uma nova estratégia: a nutrição de leads.
  6. Clientes gerados: revela quantos visitantes que se tornaram leads também se tornaram clientes da sua empresa. É uma das métricas mais importantes para mensurar o sucesso do seu blog.
  7. Retorno sobre o investimento: mostra se o investimento que você está fazendo no blog está gerando resultados para o seu empreendimento, seja em leads, clientes ou faturamento, dependendo dos seus objetivos.

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Roder Cypriano
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