Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação a outras estratégias promocionais é que ele permite acompanhar de perto a eficiência de sua estratégia.

Diante de tantas métricas úteis, é natural que você tenha dúvidas sobre quais são as mais importantes e que você deve acompanhar.

Para ajudar você neste trabalho, apresentaremos as três melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital. Confira!

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Isso porque ela é capaz de mostrar facilmente quanto sua empresa consegue gerar a cada real gasto em sua estratégia promocional.

Calcular o ROI de suas estratégias de marketing digital é bem fácil.

Basta calcular a receita gerada por sua estratégia promocional e dividir a receita pelo total investido em sua campanha.

Veja este exemplo: imagine que você tenha investido R$500 em links patrocinados e este investimento gerou R$2.500 em vendas.

Subtraia R$500 dos R$2.500 gerados em vendas para saber a receita gerada e, depois, divida este valor pelo total investido. Neste caso, o ROI seria igual a 4.

Isso quer dizer que a cada real investido em links patrocinados sua empresa gera 4 reais neste investimento, dado importante para medir quais campanhas geram melhores resultados.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Outra métrica importante para uma estratégia de marketing digital é o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente por meio de sua campanha.

O cálculo para medir o custo de aquisição por clientes também é simples.

Basta dividir o total gasto em sua estratégia de marketing digital e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.

Vamos usar o mesmo exemplo anterior: imagine que você tenha investido R$2.500 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$2.500 / 10 = R$250.

Isso quer dizer que cada cliente gerado por sua estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$250, dado importante para calcular o ticket médio ideal para sua empresa.

A Taxa de Conversão

A taxa de conversão é outra métrica essencial para medir a eficiência de sua estratégia de marketing digital, permitindo saber quantas pessoas foram impactadas por seu anúncio e realizaram a ação esperada por você, seja a compra ou o clique em um link específico.

Seu cálculo também é básico. Basta dividir o total de usuários que visualizaram seu anúncio e concluíram a compra.

Usando o mesmo exemplo anterior, imagine que em sua campanha de links patrocinados 100 pessoas tenham visualizado seu anúncio, mas apenas 10 concluíram a compra.

A taxa de conversão seria então calculada pela fórmula 100 / 10 = 10. Isso quer dizer que 10% de todos os clientes que visualizam seus anúncios finalizam uma compra.

Uma taxa de conversão muito baixa exige a realização de ajustes para melhorar os resultados de uma campanha.

Já uma taxa de conversão alta indica que seu anúncio está bem montado e é capaz de gerar ótimos resultados de venda.

Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital, ficará mais fácil medir o sucesso de suas ações promocionais e escolher a melhor estratégia para sua empresa.

Se você quiser receber mais dicas como esta, não deixe de assinar nossa newsletter.

Você vai aprender a criar campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes, aumentando os lucros de sua empresa!

Sucesso!

Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR

Ser fonte de informação valiosa para sua audiência é o melhor caminho para ter sucesso na internet, já que a maioria das pessoas está em busca de conhecimento e informação quando acessa a rede.

Mas só publicar posts de alta qualidade não basta. Você precisa fazer análise de métricas para saber quais são os conteúdos mais relevantes, como os internautas chegam, navegam e se vão do blog.

Em resumo, você deve analisar métricas para entender a reação dos usuários à sua estratégia de marketing de conteúdo e melhorar gradativamente essas estratégias para potencializar seus resultados.

Quer descobrir como fazer isso?

O que são métricas?

Métricas são cálculos matemáticos que permitem quantificar seu desempenho ao longo do tempo.

Elas podem ser usadas em diversas situações, inclusive no marketing digital, para determinar com precisão o sucesso de cada ação desenvolvida.

As métricas estão sempre atreladas às suas metas e aos seus objetivos estratégicos.

Por exemplo, se o seu objetivo é ampliar a audiência do seu blog, uma das métricas será a quantidade de visitas por mês gerada por meio de estratégias de SEO, links patrocinados, etc.

As métricas sempre devem ser quantificáveis, isto é, expressas em números, para que facilite o entendimento e a evolução das suas ações.

Por que fazer análise de métricas do seu blog?

A análise de métricas é o que vai permitir à sua equipe entender quais são as estratégias mais efetivas e assim melhorar gradativamente seu desempenho em marketing digital e marketing de conteúdo.

Ao analisar as ações, comportamentos, cliques, fontes de tráfego, páginas visitadas, conteúdos curtidos, compartilhados, comentados, no seu blog, você poderá entender com maior profundidade quem é o seu cliente ideal, o que ele procura, quando procura e como toma decisões de compra.

É um trabalho bastante minucioso, mas que proporciona uma visão bem mais abrangente de como construir suas estratégias de marketing e assim conquistar mais clientes para sua empresa.

Top 7 métricas mais importantes para o seu blog

Saber a importância da análise de métricas é apenas o começo da sua jornada na mensuração de resultados do seu blog. Você precisa também saber quais métricas acompanhar para avaliar o seu desempenho, por isso, selecionamos as 10 métricas mais importantes:

  1. Total de visitas: é quantidade de pessoas que chegam até o seu blog diariamente. Essa métrica ajuda a entender como sua estratégia de SEO está funcionando e se os links patrocinados estão trazendo visitantes.
  2. Fontes de tráfego: indica de onde as pessoas vêm. As fontes de tráfego ajudam a entender como as pessoas chegam até o seu blog. Pode ser por meio das redes sociais, mecanismos de busca, outros sites, links patrocinados, etc. Ajuda a selecionar melhor os canais de relacionamento e também as técnicas de SEO.
  3. Conteúdos mais visitados: ao entender quais são os conteúdos mais visitados do seu blog, você pode determinar quais são as principais dúvidas do seu público e aprimorar sua estratégia de conteúdo, além de melhorar seu SEO para que os conteúdos menos visualizados passem a ser vistos.
  4. Comentários: os comentários revelam o nível de engajamento da sua audiência com o blog, ou seja, se ele está realmente gerando interesse e retendo esses leitores.
  5. Leads gerados: é a quantidade de pessoas que assinam o recebimento das atualizações do blog via e-mail, abrindo portas para uma nova estratégia: a nutrição de leads.
  6. Clientes gerados: revela quantos visitantes que se tornaram leads também se tornaram clientes da sua empresa. É uma das métricas mais importantes para mensurar o sucesso do seu blog.
  7. Retorno sobre o investimento: mostra se o investimento que você está fazendo no blog está gerando resultados para o seu empreendimento, seja em leads, clientes ou faturamento, dependendo dos seus objetivos.

Quer ficar por dentro de outras dicas relevantes como essa? Assine nossa newsletter!

Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Empresas baseadas no modelo SaaS – software as a service – criam ferramentas escaláveis, muitas vezes com cobrança recorrente e que apresentam um crescimento relativamente rápido.

Por isso, um ponto importante para negócios que comercializam softwares é a necessidade de direcionar bem seus investimentos, para ter o maior retorno possível com cada real investido.

E como saber qual é o melhor destino do seu dinheiro? Com o cálculo do ROI.

O Retorno sobre investimento é indispensável para empresas que desejam conseguir mais clientes e otimizar os esforços do negócio.

Por isso, separamos 5 coisas que você precisa saber sobre cálculo de ROI para SaaS. Acompanhe!

1. ROI para SaaS pode ser tanto rápido quanto a longo

Empresas SaaS costumam seguir um ditado: “Dificuldades em curto prazo para ganhos a longo prazo”.

Com certeza você já ouviu essa frase antes e muitas empresas a utilizam como base de suas decisões. A verdade é que isso não é, necessariamente, verdade.

Para criar, lançar e comercializar um software, o tempo necessário é relativamente menor do que um produto, por exemplo.

Essa rapidez permite colocar no mercado uma nova opção rapidamente, e disputar a atenção dos consumidores.

Esse é o ROI rápido, ou de curto prazo, aquele é calculado com base na inserção recente de um serviço no mercado.

Porém, a Forrester Research realizou um estudo com 11 empresas que seguem esse modelo de negócio, e uma das suas maiores conclusões foi que o ROI a longo prazo é ainda mais importante, considerando que os clientes precisam de tempo para criar confiança na marca, e serem fidelizados àquele serviço.

2. Usar dados que não são precisos para o cálculo gera resultados incorretos

Números duvidosos geram resultados duvidosos. Por isso, inserir dados baseados no “eu acho” é um dos grandes erros do cálculo de ROI para SaaS.

Para garantir que as conclusões sejam o mais relevantes possível para o negócio, procure levantar os dados com a maior exatidão que você conseguir.

A principal dificuldade costuma ser com o retorno obtido em cada investimento, visto que nem sempre ele é palpável ou realmente claro.

3. O ROI te ajuda a direcionar melhor os seus investimentos

Precisamos colocar o dinheiro onde realmente importa, certo? Empresas SaaS, principalmente startups com aceleração, recebem – ou investem – de forma organizada e escalável.

Ou seja, os investimentos são feitos em parcelas, e é preciso otimizar cada um dos custos.

Logo, o cálculo do ROI te ajuda a encontrar quais canais e ações estão gerando retorno positivo, e focar em trabalhá-los.

4. Você também pode calcular o ROI dos seus clientes

Sim, clientes também possuem ROI! Mas é uma abordagem levemente diferente. Usuários de um software procuram essas soluções pois elas são práticas, e devem entregar valor para o negócio.

Logo, o retorno sobre o investimento que o cliente realiza precisa ser positivo, ele precisa ganhar tempo, não enfrentar barreiras e tirar o máximo do seu serviço.

5. O retorno sobre investimento é uma ferramenta de tomada de decisão

Provavelmente você já percebeu a importância do ROI na hora de tomar decisões, mas é sempre importante reforçar. Cada investimento conta e o retorno gerado por ele precisa ser sempre otimizado.

Afinal, ninguém gosta de ter gastos, certo? Para isso, utilize o cálculo de retorno sobre investimento para encontrar as melhores soluções para a sua empresa, e também para entender se os seus clientes estão tendo o resultado esperado do seu serviço.

Procure usar o ROI como uma ferramenta estratégia para o seu negócio e calcule-o sempre que for necessário analisar um investimento.

Como você tem utilizado o ROI dentro da sua empresa SaaS? Conte para a gente nos comentários!

Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom