Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

Vender – seja um produto ou um serviço – é a principal atividade em qualquer negócio. É isso que gera receita e garante a permanência no mercado.

Mas para crescer expandindo as suas atividades, as empresas precisam aumentar a sua cartela de clientes. E fazer isso não é de graça. Pelo contrário, há vários tipos de gastos associados. Afinal, é preciso fazer investimentos em divulgação, marketing, infraestruturas física e tecnológica, e contratação de funcionários em número suficiente para executar essas atividades. Claro que tudo isso dispende tempo – e tempo também é dinheiro!

Todos esses fatores compõem um indicador chamado “Custo de Aquisição de Clientes” ou CAC. Como o CAC constitui uma despesa que, como as demais, afeta a lucratividade do negócio, quanto menor ele for, mais vantajoso isso será para a saúde financeira da empresa. Um índice baixo significa também que as suas estratégias de captação de novos clientes estão sendo eficientes e certeiras.

Mas como, então, diminuir esses custos? Que as estratégias já testadas que realmente funcionam?

Neste post, primeiro mostramos como calcular o CAC e como interpretar esse cálculo. Em seguida, apresentamos as duas soluções mais efetivas para alcançar uma maior eficiência na captação de novos clientes.

Preparado? Vem com a gente!

 

Primeiro, é preciso saber calcular o CAC

Como dissemos, o CAC envolve os custos envolvidos na tarefa de captar novos clientes – é a soma de tudo o que foi gasto com a angariação de um cliente, até o efetivo fechamento da compra.

Então, para calcular essa métrica de forma precisa, o ideal é que você mantenha o controle financeiro sobre todos esses gatos. Aí, as contas são simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados, estabelecendo um determinado período.

Por exemplo, suponha que, em seis meses, a sua empresa investiu R$ 10.000 em Marketing e Vendas – o que inclui salários da equipe, aquisição de ferramentas, compra de anúncios, contatos telefônicos etc. Fruto desses esforços, você conquistou 20 novos clientes. Sendo assim, o seu CAC nesse período é de R$ 500 (10.000 / 20 = 500).

Então, tome nota da fórmula:

CAC = Soma dos investimentos/ Número de clientes adquiridos

 

Como interpretar esse resultado?

É uma relação intuitiva: quanto menos você gastar para adquirir um cliente, mais lucratividade a sua empresa terá. Mas como saber o que é um bom número nesse contexto?

De forma geral, podemos dizer que o CAC não pode ser maior que o valor que o cliente deixa na sua empresa – o chamado “ticket médio” ou LTV.  Se o seu CAC está alto, é hora de adotar estratégias que otimizem os seus investimentos – ou seja, que aumentem a eficiência das áreas de Marketing e Vendas na geração de clientes.

Agora sim, vejamos duas ações efetivas que você deve implementar urgentemente.

 

#1 Trabalhe com o Inbound Marketing

Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound Marketing pretende atrair potenciais clientes gerando conteúdos relevantes e úteis para eles. A ideia é não bombardear as pessoas com anúncios muitas vezes intrusivos. É o fato de esse potencial cliente ter contato com a sua marca por meio de abordagem que mostra algo efetivamente útil que aumenta as chances de conversão.

Com base nessa premissa, podemos afirmar que o Inbound ajuda a reduzir custos, pois o foco passa a ser a produção de conteúdos e SEO, e não apenas a compra de mídia paga. O público-alvo é conquistado de uma maneira orgânica.

Outro aspecto importante dessa estratégia é que, trabalhando com o conceito do funil de vendas, o relacionamento com os leads é desenvolvido ao longo de sua jornada de compra. Sendo assim, só chegam até o fundo do funil (momento do fechamento da venda) aqueles leads mais propensos a comprar. Portanto, a equipe de Vendas não gasta tanto tempo abordando pessoas que não têm qualquer interesse em comprar ou que ainda não estão no momento certo de fechar a venda.

Por exemplo, um primeiro passo importante nessa estratégia é criar um blog. É por meio dele que você vai apresentar conteúdos que ajudem a sua persona a sanar dúvidas e problemas. Os posts serão, então, responsáveis por atrair os potenciais clientes, por meio da busca orgânica.

 

#2 Adote o Marketing Digital

Segmentar o seu público é delimitar grupos entre o seu público-alvo e, com isso, saber falar de forma adequada a cada grupo. Essa segmentação é uma realidade muito mais possível no contexto do Marketing Digital. Por quê?

Quando você investe em marketing tradicional – um anúncio na rádio, por exemplo –, você atinge um público muito diverso, que não está necessariamente interessado nas soluções que você tem a oferecer.

Já no contexto digital, você se certifica de que fala exatamente com o seu público-alvo – ou seja, você atinge os leads mais qualificados e mais propensos a fechar o negócio. Por exemplo, você pode direcionar anúncios online, via plataformas como o Instagram, a pessoas de determinada faixa etária que residem nas próximas da sua empresa.

Essa segmentação eficiente faz com que você saiba exatamente com que está falando e, assim, direcione as respostas às necessidades específicas de cada grupo. Com essa comunicação assertiva, você acelera o processo de decisão de compra. Você pode levar conteúdo personalizado até essas pessoas, criando uma comunicação assertiva.

Por isso, por mais que o marketing offline ainda tenha o seu lugar, a verdade é que, se você realmente reduzir o CAC da sua empresa, você deve começar a investir em estratégias online quanto antes. Hoje me dia, antes de tomar qualquer ação no mundo físico, o cliente vai se informar pela internet, buscando dicas, ideias e soluções. Então, se você não está presente nesse ambiente de forma efetiva, a sua marca não é vista e você passa a gastar muito mais para

Como está a sua estratégia de Marketing Digital? Você já trabalha com o  Inbound Marketing? Se você quer diminuir o CAC da sua empresa por meio da implementação dessas ferramentas ou mesmo da melhoria da forma como você as conduz, deixa a gente te ajudar! A Olá Multicom é uma agência de Comunicação e Marketing especializada em soluções digitais. Entre em contato agora mesmo para uma avaliação personalizada.

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Até a próxima por aqui!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação a outras estratégias promocionais é que ele permite acompanhar de perto a eficiência de sua estratégia.

Diante de tantas métricas úteis, é natural que você tenha dúvidas sobre quais são as mais importantes e que você deve acompanhar.

Para ajudar você neste trabalho, apresentaremos as três melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital. Confira!

3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Isso porque ela é capaz de mostrar facilmente quanto sua empresa consegue gerar a cada real gasto em sua estratégia promocional.

Calcular o ROI de suas estratégias de marketing digital é bem fácil.

Basta calcular a receita gerada por sua estratégia promocional e dividir a receita pelo total investido em sua campanha.

Veja este exemplo: imagine que você tenha investido R$500 em links patrocinados e este investimento gerou R$2.500 em vendas.

Subtraia R$500 dos R$2.500 gerados em vendas para saber a receita gerada e, depois, divida este valor pelo total investido. Neste caso, o ROI seria igual a 4.

Isso quer dizer que a cada real investido em links patrocinados sua empresa gera 4 reais neste investimento, dado importante para medir quais campanhas geram melhores resultados.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Outra métrica importante para uma estratégia de marketing digital é o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente por meio de sua campanha.

O cálculo para medir o custo de aquisição por clientes também é simples.

Basta dividir o total gasto em sua estratégia de marketing digital e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.

Vamos usar o mesmo exemplo anterior: imagine que você tenha investido R$2.500 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$2.500 / 10 = R$250.

Isso quer dizer que cada cliente gerado por sua estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$250, dado importante para calcular o ticket médio ideal para sua empresa.

A Taxa de Conversão

A taxa de conversão é outra métrica essencial para medir a eficiência de sua estratégia de marketing digital, permitindo saber quantas pessoas foram impactadas por seu anúncio e realizaram a ação esperada por você, seja a compra ou o clique em um link específico.

Seu cálculo também é básico. Basta dividir o total de usuários que visualizaram seu anúncio e concluíram a compra.

Usando o mesmo exemplo anterior, imagine que em sua campanha de links patrocinados 100 pessoas tenham visualizado seu anúncio, mas apenas 10 concluíram a compra.

A taxa de conversão seria então calculada pela fórmula 100 / 10 = 10. Isso quer dizer que 10% de todos os clientes que visualizam seus anúncios finalizam uma compra.

Uma taxa de conversão muito baixa exige a realização de ajustes para melhorar os resultados de uma campanha.

Já uma taxa de conversão alta indica que seu anúncio está bem montado e é capaz de gerar ótimos resultados de venda.

Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital, ficará mais fácil medir o sucesso de suas ações promocionais e escolher a melhor estratégia para sua empresa.

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Você vai aprender a criar campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes, aumentando os lucros de sua empresa!

Sucesso!

Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR