Social Selling: como utilizar as redes sociais para vender mais?

Publicado em 19 de julho de 2017 . Categoria: Agência de Mídias Digitais | Agência Olá Multicom | Conteúdo | Internet | Marketing Digital | Social Media | Vendas

Encontrar potenciais clientes e atualizar as suas estratégias de marketing são coisas cada vez mais difíceis de colocar em prática, ainda mais em um cenário competitivo e que cobra caro por qualquer tipo de inovação.

Nesse sentido, uma técnica ainda pouco explorada corretamente é o Social Selling. Muitos empresários se aventuram no meio digital e tentam estimular as vendas na web, mas sem levar em consideração as etapas fundamentais dessa técnica.

Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito do Social Selling e ajudar você a começar a gerar mais vendas por meio das suas redes sociais agora mesmo. Está preparado? Então, boa leitura!

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O que é Social Selling?

Quando falamos em Social Selling ou venda social, estamos falando sobre utilizar as redes sociais para adquirir informações, construir um relacionamento e qualificar o seu público para a compra. Dessa forma, é possível entregar leads qualificados e reduzir os esforços para vender o seu produto ou serviço.

Com o Social Selling, a sua empresa pode utilizar as redes sociais para estimular as negociações tradicionais, nas lojas físicas, ou vender diretamente na web por um e-commerce. Quando é aplicado em conjunto com ações de Inbound Marketing, é uma garantia de sucesso para o empreendimento.

Quem pode vender nas redes sociais?

O conceito de Social Selling pode colaborar com empresas de todos os setores, desde que o canal de comunicação seja escolhido da forma correta. Tudo depende de entender onde o seu público-alvo se encontra e de criar um relacionamento de confiança com ele.

Um negócio que vende diretamente para o cliente final (B2C) poderia focar suas ações em redes sociais mais informais, como Facebook ou Instagram, por exemplo.

Já uma empresa que trabalha vendendo produtos ou serviços para outras empresas (B2B) seria mais bem-sucedida ao usar o LinkedIn para fazer negócio e criar engajamento com o público correto. A rede é frequentada por usuários com perfis mais profissionais, como donos de empresas e tomadores de decisão do mundo corporativo.

Por que eu devo usar o Social Selling no meu negócio?

Quando o marketing da sua empresa começa a não entregar os resultados esperados e não traz nenhuma novidade para estimular as suas vendas, está na hora de criar outros caminhos.

Comparado com outras técnicas de prospecção de clientes, o Social Selling consegue ser um investimento com menor custo e maior rentabilidade para o seu negócio.

Construir marcas sólidas e confiáveis, que consigam estabelecer uma comunicação com o cliente e resolver os seus problemas rapidamente, é uma tendência entre as empresas.

Elas viram no Social Selling uma forma mais eficaz de se consolidar no mercado. Por isso, é importante que você considere aplicar as técnicas que mostraremos a seguir nas suas próximas ações de marketing.

Como usar o Social Selling para gerar mais vendas?

Para obter o resultado esperado com a prática do Social Selling, você precisa basear as suas ações em 4 pilares fundamentais:

Profissionalize a sua marca

A comunicação visual da sua empresa reflete diretamente na imagem que o seu público constrói sobre você. Manter um padrão visual, respeitar as cores da sua marca em outras publicações, escolher o tom de voz correto para falar com o público nas redes sociais e nos e-mails são algumas técnicas utilizadas por empresas que desejam transmitir uma imagem profissional para o cliente.

A ideia é tornar a sua empresa referência no mercado.

Foque suas interações no público correto

Quando você usa o Social Selling para gerar mais vendas, precisa aprender a se comunicar com o seu público. Isso significa estar preparado para responder as dúvidas que surgirem, sem a necessidade de conseguir dados de contato e entregar a resposta que o cliente deseja receber de forma mais rápida.

Nesse sentido, esteja preparado para transformar os seus perfis nas redes sociais em uma espécie de serviço de atendimento ao consumidor (SAC) mais funcional.

Monitore as suas redes sociais

Toda interação estimulada pelo Social Selling é uma fonte rica, por onde a sua empresa pode obter dados valiosos sobre o comportamento do cliente e sobre o mercado. Por isso, um dos pilares do Social Selling é o monitoramento das redes sociais.

Os relatórios podem ser mensais, semanais e, em alguns casos, até mesmo diários, dependendo da necessidade da sua empresa. Com um relatório de monitoramento, é possível transformar dados em insights e ter acesso a informações como:

  • O que estão falando da sua empresa nas redes sociais;
  • Qual rede é mais utilizada pelo seu público;
  • Qual o tipo de conteúdo mais acessado pelo seu cliente;
  • Quais os seus pontos fracos.

Construa uma relação de confiança com o cliente

Conseguir a confiança do consumidor é outro pilar fundamental do social selling. O objetivo é criar uma rede de influenciadores e defensores da sua marca.

São muitas as empresas que se beneficiam desse recurso e mantêm um número considerável de clientes que atuam como promotores da marca por meio do marketing de relacionamento.

Por isso, estimule os feedbacks. Até mesmo os negativos podem ser úteis para você melhorar e descobrir se o que o seu cliente disse é somente uma crítica pontual ou se ela é compartilhada pelo seu público.

Como saber se os meus seguidores estão preparados para comprar via redes sociais?

Descobrir quando os seus seguidores estão preparados para comprar de você via redes sociais é um processo natural, provocado por uma comunicação eficiente. Observe alguns sinais:

  • Os clientes procuram os perfis da sua empresa para perguntar status de compra?
  • O seu público fala sobre a sua empresa nas redes sociais?
  • Seus clientes compartilham os seus conteúdos sobre promoções e descontos com os amigos ou parceiros?

Se a sua resposta for “SIM” para a maioria dessas questões, então está na hora de aproveitar o poder das redes sociais para gerar mais vendas. Caso contrário, é preciso trabalhar um pouco mais a sua comunicação antes de apostar em uma abordagem de vendas nas redes.

Viu como é importante seguir alguns passos para conseguir aplicar uma estratégia de Social Selling de sucesso? Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e comece a se tornar útil para o seu público agora mesmo!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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