Social media: como se dar bem nessa sopa de letrinhas?

Publicado em 25 de abril de 2016 . Categoria: Inbound Marketing | Marketing Digital | Marketing Educacional | Redes Sociais | Social Media | Vendas

Além de ter baixo custo, ao usar as redes sociais da maneira certa a marca se aproxima do público-alvo.

A corrida das marcas para chamar a atenção dos clientes e conquistar sua fidelidade é competitiva e intensa. Se comunicar de maneira tradicional com o cliente já não é suficiente.

Ele quer voz ativa, ser respeitado e espera que a empresa ofereça a ele muito mais do que apenas um produto.

Como o consumidor atual busca por experiências positivas de consumo, o Inbound Marketing, estratégia de social media que abrange Marketing Digital, Automação de Marketing e Marketing de Conteúdo, ganhou espaço no planejamento de marketing em vários segmentos.

Uma universidade que oferece cursos diversos como medicina, direito, publicidade, design, odontologia, nutrição, entre outros, tem informação interessante de sobra para dar ao cliente.

Uma maneira de colher frutos e estreitar o relacionamento é usar as redes sociais como ferramenta para renovação de matrícula, por exemplo.

Por ser o local onde o cliente compartilha suas opiniões e experiências de compra, as redes sociais são obrigatórias para construir um relacionamento.

Além de ter baixo custo, ao usar as redes sociais da maneira certa a marca se aproxima do público, constrói um relacionamento de mão dupla, se torna presente no ambiente de conforto dele, aumenta as vendas, conquista mais acessos ao site/blog e ganha credibilidade.

Para que você saiba como se dar bem nessa sopa de letrinhas de social media, montamos uma lista com as redes sociais mais influentes no Brasil e como você pode usá-las em benefício da marca. Confira:

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do planeta e só no Brasil atinge 90% da população que tem acesso à internet.

As postagens são dinâmicas e personalizadas (cada usuário recebe o conteúdo de acordo com o que mais curte ou acessa). Como o Facebook dá maior visibilidade para quem é mais relevante, a qualidade dos posts é mais importante que a quantidade.

Como usar: divulgar posts do blog, fazer lançamento de materiais, mostrar cases de sucesso com vídeos, divulgar fotos, contar novidades de eventos, etc.

Faça perguntas, poste no horário em que seu cliente está online, mantenha uma frequência de comunicação, se mostre presente e fique atento às novidades.

Benefícios: Ganho de credibilidade, opção de diálogo direto com o cliente, medidor de opiniões, ganho de audiência, reconhecimento de marca, mensuração de desempenho.

Twitter

Conhecida como uma rede social imediatista e considerada uma segunda tela pelo comportamento que gera nos usuários em comentar tudo o que acontece na televisão e internet, o Twitter é popular por seus posts curtos de até 140 caracteres.

Como usar: o objetivo é manter o cliente atualizado em tempo real, fazendo a cobertura de uma palestra, por exemplo. Mesmo que não haja nada acontecendo nesse exato momento, você pode usá-la para divulgar materiais, compartilhar links, fazer e responder perguntas, etc.

Lembre-se de usar as hashtags para marcar suas postagens.

Benefícios: é um ótimo medidor de opiniões, ajuda a manter uma conversa clara e direta com o cliente, promove um relacionamento direto com a audiência, permite repetição de posts sem se tornar cansativo, entre outros.

YouTube

É a rede social mais popular de streaming de vídeo com mais de 1 bilhão de cadastros, correspondendo a quase um terço do número total de usuários de internet.

Como usar: disponibilizando vídeos institucionais, educativos, palestras e tutoriais, promovendo hangouts, construindo listas de vídeos, seguindo canais parceiros, escrevendo e respondendo comentários.

Benefícios: diálogo construído de forma dinâmica e personificada, gera compartilhamentos e audiência, ganho de credibilidade pelo material de qualidade.

LinkedIn

Como rede social corporativa, o LinkedIn tem foco em manter um networking profissional. Em vez de amigos você se conecta com colegas de trabalho, empresas e parceiros.

Como usar: ajuda recrutar funcionários, permite encontrar parceiros, trocar experiências profissionais, ter participação em grupos e fóruns, além da elaboração e compartilhamento de conteúdo como artigos, vídeos, etc.

Benefícios: ganho de credibilidade no ambiente corporativo, vitrine do serviço ou produto oferecido pela empresa, networking e ampliação da base de contatos, aumento de desempenho SEO para seu site/blog, mensuração de desempenho, acesso à informações demográficas dos clientes, entre outros.

Agora que você sabe mais sobre o trabalho de social media e entende como usar determinadas redes sociais, conte nos comentários quais sua empresa resolveu adotar!

Abraço.

Roder Cypriano | Agência OLÁ Multicom | (48) 3442.3443
Certificada RD Station

Marketing_Digital_Vendedor_24_horas

Tags: