Site responsivo para hotéis, se você não tem, está perdendo hóspedes

Publicado em 26 de julho de 2019 . Categoria: Site

Uma mulher mexendo no site responsivo, OLÁ Multicom em um celular

Hoje, as pessoas fazem check-in de voos pelo celular, poupando tempo na fila de espera dos aeroportos. Encontrar um hotel na mentalidade do consumidor contemporâneo deve ser tão simples e rápido quanto confirmar suas passagens aéreas.
Mas ao consultar hotéis na internet, grande parte do público frustra-se ao se deparar com páginas desconfiguradas na tela do celular. Incapazes de ler uma só informação sem a funcionalidade do zoom, esses usuários provavelmente sairão da página e jamais voltarão a ela.
Para evitar que o seu hotel seja alvo de uma dessas desagradáveis experiências, é preciso apresentar ao usuário um site responsivo, capaz de fornecer excelente experiência de navegação e compra.
Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre o assunto.

 

Por que o site do meu hotel precisa ser responsivo?

Pesquisas mostram que grande parte das navegações na internet são feitas pelos dispositivos móveis e isso tem levado a conectividade a um nível exponencial nos últimos anos. Tal conectividade vem desencadeando novos hábitos de consumo, em que a escolha por uma ou outra marca depende consideravelmente da experiência que o usuário tem com o site da empresa.

Uma pesquisa recente, realizada pela agência BeeWeb em parceria com o portal TurisForte mostrou que, em média, 65% dos usuários estão acessando o site pelo celular. Isso quer dizer que, se o site do seu hotel não está preparado para essa demanda, possivelmente você está perdendo mais da metade do seu público.

Por isso é tão importante ter um site responsivo, inteligente, capaz de adaptar-se com os mesmos recursos a qualquer aparelho por meio do qual é acessado. No ramo de hotelaria, espera-se que os sites sejam capazes de fornecer mais que dados gerais (como endereço, disponibilidade e preço), mas interatividade e valor.

Oferecer um site em um formato compatível com os dispositivos móveis não é apenas uma inovação tecnológica opcional, é uma realidade para a maioria das pessoas hoje em dia, por isso é também uma demanda urgente para o mercado. Permanecer alheio às demandas do consumidor atual é o mesmo que desperdiçar clientes, já que eles estão em busca de experiências marcantes com suas marcas.

Além disso, há um fator também muito importante: a responsividade dos sites passou a ser critério de avaliação do Google, que em 2015 alterou os seus algoritmos para priorizar sites que são mobile-friendly (amigáveis para dispositivos móveis).

 

A realidade do mobile

A realidade mobile tornou a pesquisa e o consumo muito mais confortáveis. Tornou-se inconveniente ligar o desktop para consultar sites e realizar tarefas práticas, como agendar um hotel.

A responsividade do site deve-se a um design pensado para o mobile. Há, inclusive, uma tendência de criação e reformulação de sites que contempla o mobile first, ou seja, o layout da página é criado primeiro para a versão mobile, uma vez que ele representa a necessidade mais real em termos de web design.

Começar um site pensando no mobile primeiro favorece a escolha da melhor forma de apresentar produtos, serviços e demais objetivos da empresa, além de ajudar a selecionar as melhores ferramentas para marketing e venda.

Como sabemos, uma das vantagens do mobile é sua alta gama de recursos, como GPS, touch e multi-touch, que superam a limitação do computador e que são hoje essenciais para criar interatividade com o usuário.

Veja a seguir 5 motivos para ter um site responsivo.

 

5 motivos para ter um site responsivo

 

  1. Melhor experiência do usuário: nada pior do que acessar um site pelo celular e encontrá-lo desalinhado. Em termos de pesquisa, segundo o Google Think Insights, a probabilidade de um usuário desistir da navegação em uma página onde não encontra o que procura e ir para outro site é 61%, enquanto a chance de conversão dele é de 67%, quando fica satisfeito com o site. Um site responsivo, diminui, portanto, a taxa de rejeição entre o público.

 

  1. Velocidade da navegação: o Google Page Speed Developers recomenda que uma página de conteúdo em um dispositivo móvel seja carregada em menos de 1 segundo e o carregamento completo da página em menos de 2 segundos. Mas isso não é possível sem um site responsivo, pois a versão desktop quando acessado pelo celular demanda um tempo maior no carregamento dos dados. Por isso, o mobile first tem sido uma forte tendência no marketing digital.

 

  1. Compartilhamento nas redes sociais: o segredo do sucesso do marketing online é associar o site da empresa com as redes sociais. Muitas empresas erram quando pensam que a conta no Facebook e no Instagram são suficientes para divulgação da marca. Do mesmo modo, possuir um bom site sem divulgá-lo nas redes não é muito produtivo também.

 

  1. Aprovação do Google: como falamos, o Google favorece os sites mobile-friendly, aumentando naturalmente o tráfego orgânico. Sendo assim, ter um site responsivo faz com que o seu site apareça nos resultados de busca, ao passo que possuir apenas a versão para desktop (ainda que ela seja de qualidade) não lhe garante visibilidade na internet.

 

  1. Aumento das vendas: com o crescente consumo pelo mobile, as empresas que contam com um site responsivo de qualidade estarão um passo à frente da concorrência nas vendas. A compra pelo smartphone é uma tendência em pleno desenvolvimento. Assim, ter um site responsivo ou ainda um aplicativo de e-commerce, por exemplo, é uma forte estratégia para aumentar as suas vendas.

 

Conclusão

O marketing digital não é ainda algo firmemente praticado pelas empresas de hotelaria. Infelizmente, muitas empresas perdem espaço porque não criam um plano de vendas e marketing no seu site.

Além de um site responsivo, o marketing hoteleiro deve contar com a popularidade das redes sociais e com um conteúdo sólido para os usuários. Como falamos acima, é necessário que os sites forneçam sobretudo interatividade e valor, e isso pode ser criado a partir da combinação de um site de qualidade com um conteúdo relevante.

Nos próximos posts, falaremos mais sobre como ter um site de sucesso, sobre a importância dos blogs para hotéis e como atrair hóspedes para o seu site. Para não perder nossas atualizações, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Até o próximo post!

 

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

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