SEO para PME: o que é e como ele irá ajudar o meu negócio?

Publicado em 20 de junho de 2016 . Categoria: Agência Marketing Digital | Marketing Digital | SEO

Investir em SEO é importante

Empresas de diferentes tamanhos e segmentos estão usando a internet para aumentar as vendas e expandir negócios. Mas o que é que elas estão fazendo para conseguir esses resultados?

SEO é uma sigla que, traduzida do inglês, significa “otimização para motores de busca”.

Na prática, é um conjunto de técnicas capazes de ranquear sites dentro de pesquisas feitas em plataformas como Google ou Yahoo!

Uma clínica veterinária que investe em SEO, por exemplo, seria facilmente encontrada por um internauta que estivesse procurando dicas sobre tratos ou cuidados com animais.

Quer saber mais sobre o que é SEO? Continue a leitura e veja como ele pode ajudar a sua empresa dentro da internet!

Por que investir em SEO é importante?

O SEO faz parte do marketing digital, o que por si só já mostra a sua relevância para qualquer negócio, mas há 4 motivos principais para investir em SEO para PME:

  • Atração;
  • Segmentação;
  • Custo benefício;
  • Mensuração.

Essas são as principais vantagens do SEO. Confira como cada uma delas atua a favor do seu negócio:

1- Atração

Com a internet mais acessível, o ato de fazer pesquisas online se tornou um hábito da população, seja para descobrir os horários de uma sessão de cinema ou decidir se algo deve ou não ser comprado.

Para você ter ideia, 90% dos consumidores pesquisam online antes de fazer uma compra, mesmo quando a loja é física.

Sua empresa é encontrada quando alguém faz uma busca?

Caso a resposta seja não, saiba que você está deixando de ser uma opção para muita gente.

Então, o primeiro objetivo do SEO é se assegurar de que a empresa aparecerá nos resultados de pesquisas relacionadas direta ou indiretamente ao seu negócio, ajudando assim a aumentar as vendas e o vínculo entre empresa e cliente.

2- Segmentação

Quem domina as estratégias de marketing sabe que agradar a todos pode ser um grande tiro no pé.

É bem mais fácil atrair a atenção do seu público se você separá-lo em grupos, cada um com suas necessidades, desejos e problemas distintos.

Ao usar o SEO dentro de textos ou vídeos produzidos para o seu negócio, você aumenta as chances de atingir aquela parcela do público que deseja impactar.

Por sinal, ao trabalhar com SEO, sua empresa terá dados que irão ajudá-la com a segmentação, mas isso será abordado em outro tópico.

3- Custo benefício

Investir em SEO também significa que você pode reduzir certas despesas. Muitas empresas e profissionais aplicam milhares de reais por mês em propagandas online, como os famosos links patrocinados.

Ao investir em SEO, os seus links aparecerão na primeira página do Google sem que você precise pagar mensalmente para que eles marquem presença por lá.

Além disso, os custos com a produção de conteúdo com técnicas de SEO tendem a ser menores que as despesas com propagandas.

Você pagará menos para ter resultados iguais ou melhores aos dos links patrocinados.

Tudo isso por mais tempo, visto que um link patrocinado só ficará nas primeiras posições enquanto você estiver pagando pelo serviço, diferente dos links ranqueados com SEO.

4- Mensuração

Quem trabalha com SEO, automaticamente tem acesso a métricas que podem fazer a diferença para o sucesso de um negócio na internet.

Quantas pessoas estão pesquisando por um determinado assunto? Em qual cidade elas moram? Quais são os conteúdos que mais chamam a atenção do seu público?

Todos esses dados servem como uma bússola para guiar a estratégia de marketing de sua empresa e são partes básicas de uma estratégia de SEO.

A partir da mensuração, você saberá quais investimentos estão gerando mais resultados, podendo escolher mais sabiamente quais devem ser os cortes e reajustes a serem feitos.

Tem dúvidas de como aplicar o SEO para PME? Quer entender melhor as etapas envolvidas em todos esses processos? Leia o texto “o que faz uma agência de inbound marketing” e deixe um comentário neste texto que iremos ajudá-lo!

Sucesso.

Roder Cypriano  |  OLÁ Multicom  |  48 3442.3443
Agência Certificada RD Station

Tags: