SEO: entenda a importância do planejamento de palavra-chave

Publicado em 3 de janeiro de 2018 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Email Marketing | Empreendedores | Empreendedorismo | Empresas | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Funil de Vendas | Inbound Marketing | Inbound Trade | Internet | Keywords | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Personas | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | SEO | Site responsivo | Social Media | Tendências | Tipos de marketing | Trade Marketing | user experience | Vendas | Websites

planejamento de palavra-chave é essencial para qualquer empresa que busca trabalhar com o marketing digital como estratégia de divulgação e relacionamento com seus públicos. Mas, afinal, o que são palavras-chave e como elas influenciam no SEO de seu site ou blog?

Leia este post e descubra como elas podem ajudar sua estratégia de marketing digital:

O que são palavras-chave?

Antes de abordarmos o planejamento, precisamos compreender o que são as palavras-chave.

Também conhecidas como keywords, elas representam o tema central que será tratado em um determinado tipo de conteúdo e estão diretamente ligadas aos termos que o usuário utiliza para uma busca.

Neste post, por exemplo, a keyword utilizada foi “planejamento de palavra-chave” (afinal, esse é o foco do nosso texto).

Vamos entender um pouco sobre sua classificação?

Genéricas

Os termos genéricos são aqueles que possuem um grande nível de abrangência e um volume maior de pesquisas diárias, o que pode aumentar o seu número de acessos. Contudo, não costumam trazer grandes resultados de conversão, pois o usuário ainda está buscando por informações.

Outra dificuldade que é encontrada ao utilizar os termos genéricos é a concorrência com os grandes players do mercado, que possuem muito mais verba e tempo de trabalho, dificultando o melhor posicionamento de seu link na página de resultados.

Mas como você pode ranquear seu site no Google com mais facilidade? Veja a resposta a seguir:

Cauda longa

Os termos de cauda longa (long tail) são mais específicos e possuem um volume de busca menor, mas costumam converter de maneira mais efetiva.

Quem está mais perto de realizar uma compra: quem busca por “camisetas esportivas” ou quem procura por “comprar camiseta de time de futebol tamanho G”? Sem dúvidas, a 2ª pessoa está muito mais próxima de realizar uma compra do que a 1ª, não é mesmo?

Ao adotar uma palavra-chave de cauda longa, você atingirá um público mais específico, gerando tráfego qualificado para seu site e, consequentemente, aumentando a conversão em vendas.

Como fazer um planejamento de palavra-chave?

Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de termos que você pode utilizar, vamos para a parte de planejamento.

O 1º passo é compreender de maneira aprofundada qual o perfil da persona que você deseja alcançar com sua estratégia. Uma postagem com foco em empresários tem um formato totalmente diferente de uma postagem direcionada a estudantes.

Tente se colocar no lugar dessa persona e questione qual seriam as palavras ou as frases que ela utilizaria para achar um material igual ao seu.

Utilizando este post como exemplo novamente, podemos imaginar que o usuário está buscando por materiais que expliquem o que é e como fazer um planejamento de palavra-chave.

Você poderá definir mais de uma keyword para a sua postagem. Mas lembre-se de que elas precisam estar relacionadas e integradas ao contexto do conteúdo.

Inserir sinônimos das keywords selecionadas também ajuda muito na construção do SEO de seu site, pois o Google é capaz de reconhecê-las.

Escolhendo as palavras-chave

Para selecionar corretamente as palavras que serão o foco de seu conteúdo existem algumas ferramentas. Vamos conhecê-las?

  • Google Keyword Planner: essa é, sem dúvidas, a ferramenta mais utilizada para auxiliar na definição de palavras-chave. Além de informações sobre o termo escolhido, ele sugere outras opções relacionadas, indica o volume de buscas e o seu custo médio, caso você queira fazer um anúncio de links patrocinados;
  • SEMrush: além de identificar qual é o possível retorno de uma palavra-chave, é preciso verificar o que seus concorrentes estão fazendo e, para isso, você poderá utilizar o SEMrush. Por meio dessa ferramenta, você pode identificar quais são os termos mais utilizados pelos seus concorrentes e verificar qual o volume de tráfego que elas geram para o site dele;
  • Google Trends: essa ferramenta aponta qual é o histórico de uso das palavras selecionadas e, ainda, apresenta uma previsão futura dos volumes de busca.

Ao utilizar essas ferramentas, a seleção das keywords se torna muito mais eficiente e, provavelmente, mais assertiva.

Criando conteúdos de qualidade

Possuir a palavra-chave correta é tudo o que você precisa para ter sucesso? Engana-se quem pensa assim. De nada adianta passar horas analisando as melhores opções se elas forem mal-empregadas.

Um conteúdo que auxilia na construção do SEO de seu site deverá ser bem escrito e estruturado, trazendo informações relevantes para o leitor e correspondendo às suas expectativas.

Para que um termo faça a diferença, as boas práticas de SEO indicam que ele deverá ter uma densidade de 1% a 2% de utilização, ou seja, em um texto de mil palavras, ele deverá aparecer de 10 a 20 vezes.

É importante ressaltar que elas deverão aparecer de forma natural e fazer parte do contexto do conteúdo, facilitando a leitura sem “forçar a barra”. Então tenha cuidado ao produzir seus conteúdos.

Colocando as palavras no lugar certo

Além de compor o corpo do conteúdo, as palavras-chave selecionadas deverão estar presentes em outros elementos de seu site. Veja quais são eles:

  • títulos e subtítulos: o Google faz uma leitura completa de seu conteúdo antes de apresentá-lo nos resultados de uma busca. E, para facilitar essa leitura, incluir as keywords nas tags H1, H2 e H3 é uma excelente estratégia;
  • URL: uma URL é o endereço de uma página de seu site. Se você publicou uma postagem sobre qualquer assunto, certifique-se de que o termo selecionado esteja presente nela;
  • meta tags: sabe aquela descrição que aparece no Google abaixo do título do site? Então, ela é a meta tag. Aqui também é preciso que a palavra-chave esteja presente;
  • imagens: palavra-chave e imagens? Sim! Você deverá colocá-la no nome do arquivo, na descrição da imagem e na meta descrição.

Apesar de possuir muitos detalhes, essa não é uma tarefa impossível de ser realizada, não é mesmo? Tudo o que você precisa é de um pouco de criatividade e uma boa dose de análise para alcançar bons resultados.

Agora que você já sabe qual é a importância do planejamento de palavra-chave para o SEO de seu site, assine nossa newsletter e receba muitas outras informações relevantes como essas!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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