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Saiba como se adaptar ao perfil do novo consumidor

No artigo de hoje, apresentaremos algumas dicas de como as empresas devem se comportar para atender o novo cliente e conseguir se comunicar com ele de forma eficaz. Continue a leitura e confira!

Conheça o perfil do novo consumidor

Fazer pesquisas para entender hábitos, características e motivações dos seus clientes é imprescindível. É por meio desse estudo que você descobrirá como o seu consumidor se comporta e poderá obter os insights para fazer as modificações necessárias dentro da empresa.

Aliás, isso é muito importante para embasar as suas estratégias. Consequentemente, trará mais atratividade para a sua comunicação, fazendo com que ela seja mais eficaz e você economize, já que ela será segmentada.

Observe as tendências de consumo

Para se adaptar ao perfil do novo consumidor, é preciso antes observar as tendências de consumo modernas. Hoje, um comprador que chega a uma loja tem muito mais informações (devido à internet) e está muito mais crítico.

Ou seja, ele precisa ver o diferencial do seu produto, suas vantagens em detrimento dos outros e enxergar nele um solucionador dos problemas e necessidades. Por isso, ver como está a atuação dos seus concorrentes e o que tem dado certo é um bom começo.

Invista na experiência

Estimular os sentidos pode ser uma técnica curinga para atrair novos consumidores. Características marcantes fazem com que a marca fique na cabeça do consumidor, por isso o investimento em experiência não pode ser negligenciado.

Que tal usar o poder do hábito para estimular o consumidor? A técnica funciona assim: você oferece a experiência constante em seu PDV, por exemplo, e isso cria uma imagem de recompensa no cérebro da pessoa.

Para ficar mais fácil, pense em alternativas como o cheiro de uma fragrância exclusiva, que estimule a lembrança pelo olfato, ou o design e a disposição das cores.

Assim, sempre que houver um gatilho, pode-se ver a cor do seu logotipo em algum lugar, o que ativará a marca na memória do consumidor — isso é fundamental para que a decisão de compra seja mais fácil.

Aposte nos meios digitais

A internet se tornou o principal canal de informações utilizado pelos consumidores, tanto para adquiri-las quanto para trocá-las. Por isso, é importante estar presente nas redes sociais, ter um site, SAC virtual, e estar ativo nos sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Além da estratégia para conversar com o novo consumidor, é preciso ouvi-lo. Assim, ficará mais fácil trabalhar para que a empresa atinja os objetivos. Para isso, é preciso contar com colaboradores capazes de ler dados virtuais e se comunicar de maneira clara na web.

O Inbound Marketing também merece atenção especial. Investir em conteúdos qualificados e especializados, que atendam às necessidades do consumidor e o direcionem para a sua empresa, quando ele tiver algum problema, é essencial.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto? Confira as principais dicas sobre Inbound marketing que todo gerente de marketing precisa conhecer e entenda como e aplicá-las ao perfil do novo consumidor!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR