Redes sociais para negócios locais: vale a pena?

Publicado em 11 de outubro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Conteúdo | E-commerce | Email Marketing | Empresas de software | Experiência com a marca | Facebook | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Inbound Trade | Internet | Keywords | Leads | Marca | Marketing Conteúdo | Marketing de Atração | Marketing de Conteúdo Educacional | Marketing Digital | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | SEO | Site responsivo | Social Media | Tipos de marketing | user experience | Vendas | Websites

O empreendedorismo vem crescendo bastante no Brasil, e os motivos para isso são variados. Entre eles está a vontade de ter o próprio negócio e a necessidade de conquistar uma renda extra.

O fato é que o mercado tem milhares de empresas abrindo e fechando todos os anos. Logo, é necessário algo diferente para se destacar, no que podemos ressaltar o marketing digital. Hoje, o uso de redes sociais para negócios locais se tornou uma necessidade.

A seguir, falaremos sobre algumas das principais vantagens de investir nesse tipo de mídia e explicaremos que não basta estar nas redes — é preciso escolhê-las e utilizá-las de maneira estratégica. Confira:

A aderência às redes sociais

Segundo uma pesquisa da We are Social e da HootSuite, existem cerca de 2,789 bilhões de pessoas presentes nas redes sociais. Isso mostra o poder desse meio de comunicação e o grande alcance que elas têm, visto que esses números avançam a cada ano.

Além disso, os usuários têm à disposição diferentes plataformas de interação, o que faz com que ele possa se comunicar por meio de textos, vídeos, imagens, podcasts, entre outros.

Com certeza, o seu público está presente nessas redes, mesmo que não seja todo ele.

A importância do planejamento

Como dissemos, não basta estar nas redes sociais: é preciso fazer com que a sua presença seja positiva e de uma maneira marcante.

Com a recessão da economia, as empresas passaram a ver nos meios digitais uma maneira de manter o marketing em funcionamento e alcançarem um público maior, sem que para isso fosse preciso comprometer boa parte do orçamento.

Mas não basta investir. É preciso fazer isso de maneira planejada e ter consistência do tipo de comunicação veiculada nesses meios.

O 1º passo é conhecer o seu público-alvo: que tipo de produto ele consome? Qual é a sua média de idade? Qual é o tipo de conteúdo que ele procura? Em qual canal ele tem maior engajamento?

A partir disso, será possível trabalhar a sua estratégia, que deve ter como base a qualidade dos conteúdos apresentados, a frequência nas postagens e uma interatividade com os usuários.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para aumentar esse engajamento:

Trabalhar com novidades

Os consumidores se sentem atraídos pelas novidades. Por isso, procure sempre trazer materiais de qualidade e inovadores sobre a empresa.

Por exemplo: se você tem um restaurante, divulgue um vídeo ensinando a fazer uma receita especial ou um relato sobre a história do empreendimento. Quer embasar melhor esse material? Conte com testemunhos de cliente. Isso ajuda a passar credibilidade do negócio.

Criar conteúdos em diferentes formatos

Não é por acaso que hoje o mercado oferece várias ferramentas de análise de performance de mídias sociais. Afinal, é por meio delas que é possível avaliar quais conteúdosgeram mais engajamento. A partir disso, será possível criar materiais mais eficazes.

No entanto, é importante trabalhar com diferentes recursos, trazendo novidades interessantes aos usuários. Isso não faz só com que eles sigam a página ou o perfil, mas também se engajem.

Chamar o público para alguma ação

Uma das práticas mais eficazes de presença em redes sociais é convidar o leitor a se engajar de alguma forma com o conteúdo. Fazer perguntas, sugerir a marcação de amigos, o compartilhamento do conteúdo ou, até mesmo, a recomendação de pautas para embasar o seu planejamento.

Isso cria no usuário a sensação de participatividade e preocupação da empresa com o que ele pensa.

Os benefícios das redes sociais para negócios locais

As vantagens de utilização das redes sociais para negócios locais já começam com o fato de serem acessíveis, tanto financeiramente quanto tecnologicamente. Por meio de programas simples, é preciso ter alta qualidade nessas mídias. Confira outros benefícios:

Reforçar a imagem da marca

O branding pode ser perfeitamente trabalhado nas redes sociais e ajuda a reforçar a imagem da empresa no mercado. Não só design, mas o posicionamento no mercado e a aproximação do público também ajudam a fortalecer o negócio.

Além disso, se a empresa ainda foca em atendimento de qualidade do público, está antenada às novidades e busca sempre melhorar. Ela só tem a ganhar com essas mídias. Lembre-se de que os elogios são responsáveis por muito engajamento.

Analisar a concorrência

Em um mercado tão competitivo como o atual, não ter embasamento sobre o que os concorrentes estão fazendo para poder se diferenciar é um erro que pode levar a defasagem e até ao fechamento do negócio.

Logo, um dos maiores benefícios das redes sociais é justamente essa possibilidade e acesso a dados que permitem fazer um comparativo e ressaltar os pontos fortes da empresa e suprimir os fracos.

Ou seja, é um recurso a mais que contribui para a estratégia do empreendimento, que tem a oportunidade de trabalhar melhor o seu papel no mundo digital, garantindo uma presença mais incisiva na mente do consumidor.

Alcançar um público maior e fidelizá-lo

As redes sociais permitem atingir pessoas não só localmente. Isso permite, por exemplo, ampliar as vendas mesmo para aqueles públicos-alvo que estão distantes. O investimento nessa forma de comunicação ajuda o empreendimento a ganhar visibilidade e a aumentar os lucros. O seu negócio só tem a ganhar.

Aliás, vale reforçar que canais ativos ajudam a conquistar fãs da marca, principalmente quando os usuários têm voz e espaço dentro deles. Para isso, é importante buscar satisfazer o seu público tanto em conteúdo quanto em qualidade de produtos e serviços. É dessa união que nasce a experiência positiva e o 1º passo para a fidelização.

Além de permitir uma agilidade na comunicação, as redes sociais para negócios locais também traz outras vantagens, como:

  • a conversão de seguidores em compradores;
  • o melhor ranqueamento do site (uso de links nos conteúdos das redes sociais);
  • e a obtenção de valiosos insights sobre o que o mercado consumidor deseja.

Enfim, se você deseja crescimento com qualidade e sem perder a identidade, precisa de planejamento estratégico dessas ferramentas digitais.

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Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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