Qual a importância da análise de métricas para o meu blog?

Publicado em 24 de agosto de 2016 . Categoria: Blog Profissional | Internet | Marketing Digital | Métricas | Publicidade On Line | ROI | SEO | Vendas

Importância da análise de métricas para o meu blog

Ser fonte de informação valiosa para sua audiência é o melhor caminho para ter sucesso na internet, já que a maioria das pessoas está em busca de conhecimento e informação quando acessa a rede.

Mas só publicar posts de alta qualidade não basta. Você precisa fazer análise de métricas para saber quais são os conteúdos mais relevantes, como os internautas chegam, navegam e se vão do blog.

Em resumo, você deve analisar métricas para entender a reação dos usuários à sua estratégia de marketing de conteúdo e melhorar gradativamente essas estratégias para potencializar seus resultados.

Quer descobrir como fazer isso?

O que são métricas?

Métricas são cálculos matemáticos que permitem quantificar seu desempenho ao longo do tempo.

Elas podem ser usadas em diversas situações, inclusive no marketing digital, para determinar com precisão o sucesso de cada ação desenvolvida.

As métricas estão sempre atreladas às suas metas e aos seus objetivos estratégicos.

Por exemplo, se o seu objetivo é ampliar a audiência do seu blog, uma das métricas será a quantidade de visitas por mês gerada por meio de estratégias de SEO, links patrocinados, etc.

As métricas sempre devem ser quantificáveis, isto é, expressas em números, para que facilite o entendimento e a evolução das suas ações.

Por que fazer análise de métricas do seu blog?

A análise de métricas é o que vai permitir à sua equipe entender quais são as estratégias mais efetivas e assim melhorar gradativamente seu desempenho em marketing digital e marketing de conteúdo.

Ao analisar as ações, comportamentos, cliques, fontes de tráfego, páginas visitadas, conteúdos curtidos, compartilhados, comentados, no seu blog, você poderá entender com maior profundidade quem é o seu cliente ideal, o que ele procura, quando procura e como toma decisões de compra.

É um trabalho bastante minucioso, mas que proporciona uma visão bem mais abrangente de como construir suas estratégias de marketing e assim conquistar mais clientes para sua empresa.

Top 7 métricas mais importantes para o seu blog

Saber a importância da análise de métricas é apenas o começo da sua jornada na mensuração de resultados do seu blog. Você precisa também saber quais métricas acompanhar para avaliar o seu desempenho, por isso, selecionamos as 10 métricas mais importantes:

  1. Total de visitas: é quantidade de pessoas que chegam até o seu blog diariamente. Essa métrica ajuda a entender como sua estratégia de SEO está funcionando e se os links patrocinados estão trazendo visitantes.
  2. Fontes de tráfego: indica de onde as pessoas vêm. As fontes de tráfego ajudam a entender como as pessoas chegam até o seu blog. Pode ser por meio das redes sociais, mecanismos de busca, outros sites, links patrocinados, etc. Ajuda a selecionar melhor os canais de relacionamento e também as técnicas de SEO.
  3. Conteúdos mais visitados: ao entender quais são os conteúdos mais visitados do seu blog, você pode determinar quais são as principais dúvidas do seu público e aprimorar sua estratégia de conteúdo, além de melhorar seu SEO para que os conteúdos menos visualizados passem a ser vistos.
  4. Comentários: os comentários revelam o nível de engajamento da sua audiência com o blog, ou seja, se ele está realmente gerando interesse e retendo esses leitores.
  5. Leads gerados: é a quantidade de pessoas que assinam o recebimento das atualizações do blog via e-mail, abrindo portas para uma nova estratégia: a nutrição de leads.
  6. Clientes gerados: revela quantos visitantes que se tornaram leads também se tornaram clientes da sua empresa. É uma das métricas mais importantes para mensurar o sucesso do seu blog.
  7. Retorno sobre o investimento: mostra se o investimento que você está fazendo no blog está gerando resultados para o seu empreendimento, seja em leads, clientes ou faturamento, dependendo dos seus objetivos.

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Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
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