Público ideal x público real: como definir meu público?

Publicado em 11 de maio de 2016 . Categoria: Inbound Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Personas | Publicidade On Line | Público-alvo

Se você não sabe como lidar com cada perfil de cliente e suas necessidades, seu negócio pode estar correndo um sério risco.

Se você não sabe como lidar com cada perfil de cliente e suas necessidades, seu negócio pode estar correndo um sério risco. Não tem como fugir: investir em estratégia de marketing é essencial para conhecer o mercado, a concorrência e seu público real.

Além dos seus próprios interesses, como seu segmento de atuação e como está sendo percebido pelos usuários, conhecer o perfil de quem está comprando é o passo inicial de qualquer tipo de negócio. Ou você não poderá criar estratégias para engajar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui.

Mas para quem você está vendendo ou prestando o seu serviço? Como conhecer o seu público real? Acompanhe o nosso post de hoje e descubra!

Qual é a diferença entre público ideal e real?

Esta é a dúvida de muitos empreendedores ao entrarem no universo do comércio virtual: para quem será destinado o conteúdo? Seja para criar material relevante, desenvolver novos produtos ou acompanhar as vendas, a definição das estratégias de marketing está no topo das prioridades. Vejamos duas importantes figuras que fazem parte do dia a dia das empresas:

Público real

Também lembrado como público-alvo, é aquele para quem sua empresa efetivamente vende os produtos/serviços. Na determinação desse grupo, uma série de fatores são levados em consideração, como dados de comportamento de compra, hábitos de consumo, preferências, dados demográficos e socioeconômicos!

Público ideal

Também conhecido como Buyer Persona, são personagens fictícios de um cliente ideal, ou seja, aquele que você gostaria de ver visitando e comprando na sua loja! O público ideal auxilia na compreensão do real, uma vez que leva em consideração informações mais complexas a respeito do consumidor.

Quem realmente se interessa pelo serviço da sua empresa?

O sucesso do marketing de conteúdo depende da forma como o empreendedor reconhece o caminho percorrido pelo consumidor (também chamado de jornada do cliente) até a sua escolha final.

Quanto menor o número de pessoas, mais fácil identificar o seu perfil e traçar estratégias de produtos/serviços exclusivos para se aproximar do público real!

Por exemplo, quais as preferências são mais fáceis de reconhecer: as de um grupo de 500 compradores (com características semelhantes) ou as do Fábio, SEO de uma grande empresa, casado, com dois filhos e que gosta de golfe?

Saber quem são os clientes que compram e trabalhar as características pela buyer persona, oferece ao empreendedor a possibilidade de definir com clareza suas ações.

Estabelecendo assim, estratégias de vendas para quem realmente interessa.

Como marketing offline e marketing digital se diferenciam?

No marketing offline, a referência é a captação de clientes sem utilizar a internet, no famoso e velho boca a boca ou na tradicional propaganda de jornais, revistas e entrega de panfletos de forma manual.

Este tipo de estratégia ainda é muito utilizada pelas empresas.

Porém, muitas vezes, ela mira em um grupo muito amplo, sem conhecer o público real como estimativa.

Diferente do marketing offline, no marketing digital (ou online) as estratégias são desenvolvidas na internet!

Cada acesso no site, clique num produto, visita, fechamento de compra e carrinho abandonado é possível ser transformado em um número.

Este tipo de informação oferece ao empreendedor o conhecimento para definir as preferências e necessidades que estão sendo buscadas no site.

Como criar uma persona para representar o seu público real?

Conhecer a jornada do cliente é essencial na formulação de estratégias de marketing, das quais fomentarão a criação de conteúdos interessantes e úteis, capazes de atrair o público ideal e transformá-lo em consumidores reais.

O primeiro passo é realizar uma coleta de dados dos clientes, que pode vir de pesquisas e entrevistas.

Para isso, é preciso que as perguntas sejam voltadas para criar o perfil do seu consumidor.

Tente identificar:

  • O problema ou a necessidade que foi identificada pelo cliente;
  • O trajeto percorrido por ele até solucionar o problema;
  • O que levou o consumidor a um produto/serviço da sua empresa.

Agora que você já sabe a importância da estratégia de marketing para sua empresa, que tal compartilhar sua opinião com a gente? Deixe um comentário abaixo!

Roder Cypriano

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