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O monitoramento de redes sociais tem como definição a coleta, a análise e a utilização das informações reunidas para o favorecimento da marca envolvida.

Por que o monitoramento de redes sociais é tão importante?

Em uma busca simples, o que pode ser verificado é que a maioria dos seus amigos, assim como as marcas mais importantes, estão presentes nas redes sociais.

Esse fator representa uma evolução na relação entre pessoas e empresas, que revolucionou o contexto do contato interpessoal e da divulgação de produtos e serviços.

Dessa forma, no que diz respeito às empresas, o monitoramento de redes sociais se torna uma ação importantíssima para o aumento da lucratividade de um negócio.

Assim como para a viralização de uma marca.

Quer saber mais sobre esses dois aspectos? Acompanhe o que falaremos a respeito, no nosso artigo de hoje!

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais tem como definição a coleta, a análise e a utilização das informações reunidas para o favorecimento da marca envolvida.

Entre os objetivos dessa ação, estão a resolução de problemas, que envolve os produtos ou serviços oferecidos e a comparação com a concorrência, de forma a apresentar diferenciais.

Essas análises de dados são feitas pelos responsáveis pelas publicações, a partir da resposta dos usuários.

Como é realizado o monitoramento?

Grande parte das redes sociais dispõem de ferramentas de análise que se prestam a indicar o desempenho da marca durante o período desejado.

Utilizam-se dados como histórico de fãs, engajamento, alcance das publicações e conteúdos que obtiveram as respostas mais positivas.

A importância da obtenção dessas informações se dá a partir da possibilidade de cruzá-las com as metas estabelecidas para o negócio e identificar o valor real da atuação nas redes sociais.

Assim, vai-se além das chamadas “métricas de vaidade”, como os simples compartilhamentos e curtidas.

No caso, o objetivo é o foco no retorno em investimento obtido, principalmente pelas leads e conversões geradas com fonte nas campanhas das mídias sociais.

Observando a concorrência

O monitoramento das redes sociais permite que o desempenho da concorrência seja avaliado, no que diz respeito à publicação de conteúdo relevante, ao engajamento, aos temas apresentados e se a base de fãs cresceu ou não.

Assim, você consegue saber quais foram as ações assertivas por parte deles e tomar decisões que têm como base os acertos e os erros dos seus concorrentes.

Realizando o monitoramento da marca

Em primeiro lugar, é necessário organizar as informações obtidas pelas planilhas, pelos relatórios e pelos gráficos, para uma melhor visualização desses dados, dentro de uma periodicidade definida pela gestão do trabalho nessas redes sociais.

Com essas informações visualizadas, é hora de tomar as decisões necessárias para a melhoria dos resultados.

Nesse caso, uma dica é trabalhar com dados que realmente sejam importantes para o negócio, deixando de lado as “métricas de vaidade”.

Como começar a coleta de dados de forma fácil?

São várias as ferramentas disponíveis no mercado que realizam o trabalho de monitoramento das redes sociais, entre as gratuitas e as pagas.

A princípio, o ideal é saber qual delas atenderá à sua empresa de maneira mais eficaz, no que diz respeito aos dados que ela demonstra e à sua facilidade de uso.

No início, parecerá complicado e, aos mais conservadores, até pouco funcional.

Mas com o tempo, esse trabalho se mostrará extremamente necessário.

Isso porque ele traz muitos benefícios, dentro do atual quadro no qual as empresas que estão fora da internet se encontram: perdendo clientes e visibilidade.

Tem dúvidas ou experiências para contar sobre o trabalho de monitoramento das redes sociais?

Aproveite os comentários e compartilhe-as com a gente.

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Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR