POR QUE MINHA EMPRESA PRECISA DE UM SITE?

Publicado em 26 de julho de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Ferramentas Marketing Digital | Inbound Marketing | Internet | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing Tradicional | Olá Multicom | Sem categoria | Websites

O famoso ditado popular “quem não é visto não é lembrado” responde muito bem a pergunta acima.

Algumas empresas pensam, equivocadamente, que ter um site é necessário apenas se ela vender seus produtos ou serviços online, mas sabemos que não é bem assim. Dentre outras funções, o site de uma empresa servirá para solucionar um problema do internauta, tornando-se visível graças a um produto ou um serviço que divulga.

Essa visibilidade é o que ocorre, por exemplo, quando alguém, ao pesquisar por um  profissional para atender a uma necessidade sua, encontra em um site a sua “solução”.

Suponhamos que alguém esteja planejando viajar para o Rio de Janeiro e que queira conhecer os restaurantes que ficam próximos ao hotel onde irá ficar.

O viajante pode pesquisar na internet algo como “bons restaurantes no centro de Niterói”, por exemplo.

Nessa pesquisa, ele pode encontrar, além do TripAdvisor (site de opiniões coletivas sobre assuntos relacionados a viagens), o site de um determinado restaurante que, mais do que a sua localização e telefone, exibe seus principais pratos, suas programações de refeições, com fotos e apresentações irresistíveis dos seus produtos e serviços.

Perceba que esse restaurante encontrado nos resultados de pesquisa do Google não necessariamente venderá seus pratos pela internet, mas o fato de possuir um bom site faz com que a empresa esteja visível na internet e, consequentemente, se torne uma possível escolha desse internauta quando ele chegar a Niterói.

Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, intitulada “Decodificando as Necessidades Digitais”, entrevistou 1.000 usuários de internet, entre 16 e 35 anos, moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O estudo identificou que 92% dos pesquisados normalmente consultam sites na internet antes de adquirir um produto ou serviço (fonte: G1).

Considerando que a internet influencia muito as nossas escolhas, e que é, hoje, o principal meio pelo qual tiramos as nossas dúvidas,  uma empresa que não possui um site está fora do mercado ou, pelo menos, será muito menos lembrada pelo público.

Por isso, ter um site faz total diferença, não apenas para empresas que estão se iniciando no mercado como também para as que já estão nele há mais tempo.

Além de dar visibilidade à empresa, existem, no mínimo, quatro outras boas razões pelas quais a sua empresa deve ter um site.

desenvolvimento de sites responsivos

4 BOAS RAZÕES PARA A SUA EMPRESA TER UM SITE

  1. Custo baixo e melhores resultados

Diferentemente do marketing tradicional – também conhecido como marketing offline, que utiliza mídias convencionais, como a televisão, o jornal, a revista, o outdoor –, o marketing digital tem a vantagem de operar com melhores resultados com um custo mais baixo.

Na publicidade online, o ROI (Return on Investiment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”) é facilmente calculado graças a excelentes métodos utilizados no marketing digital.

Assim, a empresa terá acesso aos resultados dos investimentos que fizer, instantaneamente.

  1. Relacionamento com o público

O relacionamento com o público é um dos itens mais interessantes de um negócio no mundo digital. O que em outros tempos era feito sobretudo pelo SAC via telefone está, agora, muito mais rápido, fácil e econômico, graças às diversas formas de feedback que a internet proporcionou.

Através de um endereço de e-mail ou até mesmo de um campo de comentários no site da empresa, o cliente tem a oportunidade de externar o seu feedback ou a sua dúvida sobre determinado assunto.

Além disso, através de fóruns, por exemplo, é possível que os consumidores criem uma rede de relacionamentos entre eles e a marca.

Com acesso a esse comportamento dos clientes,  a empresa terá, sem dúvidas, muito mais oportunidades de atender o seu público como ele espera ser atendido.

  1. Crescimento do negócio e aumento das vendas

Estima-se que o número de brasileiros seja aproximadamente 204 milhões de habitantes (dados de 2015, fonte: G1), dos quais aproximadamente 50%, isto é, aproximadamente 102 milhões de pessoas, estão conectadas à internet (dados de 2015, fonte: Agência Brasil).

Considerando que a cada dia que passa tanto o número de habitantes como o de conexões à internet crescem, as empresas precisam estar cientes de que o seu público estará, em sua maior parte, com um celular ou tablet na mão, criando as suas preferências.

Dessa forma, o crescimento do negócio e o aumento de vendas ocorrerá naturalmente, desde que haja o devido investimento no marketing digital da empresa.

  1. Conteúdo para além do Facebook

Um dos equívocos que fazem com que muitas empresas não invistam em um site para seus negócios é acreditar que o Facebook pode desempenhar da mesma forma a função de um website.

Apesar de a rede social ter um papel muito importante na divulgação da marca, ela não pode substituir um site estruturado e alimentado com conteúdo inteligente.

Várias empresas especialistas em resultados digitais identificam que o Facebook é relevante para gerar tráfego e engajamento, mas não pode ser trabalhado como o principal canal de um negócio online.

CRIANDO O SITE DA MINHA EMPRESA

Embora hoje em dia muitas plataformas (como WordPress e Wix, por exemplo) facilitem a criação de site, é importante que a empresa busque criar o seu da forma mais profissional possível, imprescindivelmente com domínio próprio.

Muitas plataformas são intuitivas e tornam a criação de site bastante simples, porém, somente um profissional de marketing de conteúdo pode identificar as melhores formas de gerir a página e de criar os conteúdos certos para criar o público que a empresa precisa alcançar.

Além disso, uma empresa especialista em marketing digital sabe como gerar tráfego para o site, transformar os visitantes em leads (clientes em potencial), melhorar o posicionamento do site nas pesquisas do Google, tornar o site responsivo (adaptável a qualquer dispositivo eletrônico pelo qual o internauta acessa o site, como, por exemplo, celular e tablet) etc.

Para criar o site da sua empresa, conte com a Olá Multicom, agência especialista em inbound marketing e propaganda, focada em resultados digitais, com estratégias de marketing e inteligência de vendas.

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,