Por que e como fazer o monitoramento de redes sociais?

Publicado em 13 de dezembro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Empresas | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Fórmula do Marketing de Vendas | Funil de Vendas | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Inbound Trade | Indústria da Tecnologia | Internet | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing Educacional | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | SEO | Site responsivo | Social Media | Tendências | Tipos de marketing | Trade Marketing | Vendas | Websites

Investir em presença online não é mais algo opcional, e sim uma obrigação para as empresas que buscam crescer e ampliar sua base de clientes. Essa máxima também vale para as chamadas social medias, plataformas muito populares que reúnem milhares de consumidores no mundo todo.

Se você já possui uma página ou pretende investir nesses espaços, é importante lembrar que uma estratégia sem o devido monitoramento de redes sociais dificilmente demonstrará resultados. Afinal, é por meio desse monitoramento que você será capaz de identificar tendências, obter insights e avaliar a reputação da sua empresa junto ao seu público-alvo.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então vamos aprender mais sobre o monitoramento de redes sociais: continue a leitura e descubra como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a conseguir bons resultados!

Qual a importância de monitorar as redes sociais?

Com a popularização da internet, as empresas não são mais as únicas a controlar o que é dito sobre sua marca no ambiente digital. Hoje, os usuários passaram a produzir informações sobre as marcas de modo ativo, seja por meio de avaliações, comentários ou opiniões emitidas nas redes sociais.

O monitoramento dessas mídias tem o objetivo de identificar o que os usuários de seus produtos ou serviços estão falando sobre você. Por meio dessas informações, é possível identificar tendências de comportamento, gerar insights para novos investimentos ou campanhas de marketing e, é claro, avaliar como está a imagem de sua empresa no mercado.

Assim como as redes sociais têm um grande potencial para elevar uma marca às alturas com grande velocidade, uma reclamação não atendida pode viralizar e destruir a imagem de uma marca, manchando sua reputação permanentemente. Por isso, é importante ficar de olho para resolver qualquer problema rapidamente.

O monitoramento também permite verificar quais são os dias e horários em que seus clientes são mais ativos nas redes, indicando o melhor período para postar conteúdos e apontando possíveis alterações em seu planejamento de redes sociais.

E por falar nisso, o planejamento é o primeiro passo para qualquer empresa que deseja criar uma página em qualquer rede social. É lá que deve constar os objetivos da campanha e os indicadores de performance (KPIs) a serem utilizados na avaliação dos resultados.

Se o objetivo é trabalhar com o awareness da marca, o aumento no número de seguidores e o engajamento são indicadores totalmente aceitos. Agora, se o objetivo for a geração de leads, esses mesmos indicadores podem não ser tão úteis assim. Ou seja, tudo dependerá de sua estratégia e seus objetivos!

Quais ferramentas devo usar?

O mercado já oferece diversas opções de ferramentas para quem deseja realizar o monitoramento de redes sociais. Entre elas, podemos encontrar opções gratuitas e pagas, ambas oferecendo múltiplas funcionalidades.

Conheça algumas delas:

Social Mention

Para utilizar o Social Mention, tudo o que você precisa é definir as palavras-chave a serem monitoradas. Essa ferramenta realiza buscas em diversas redes sociais e disponibiliza um resultado com top userstop keywords e top hashtags.

Sprout Social

Sprout Social é uma ferramenta paga para o gerenciamento de gestão de redes sociais, e serve para Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook e Google+. Por meio dela, é possível monitorar, responder e emitir relatórios de desempenho de até dez perfis sociais.

Etus

Também paga, a Etus é uma ferramenta de gestão com foco no Instagram, no Facebook e no Twitter, que possibilita agendar postagens e gerar relatórios de desempenho. Comparada com a opção anterior, ela é mais em conta e disponibiliza aplicativo próprio para sistemas Android e iOS.

Tweetreach

Específica para o monitoramento do Twitter, o Tweetreach aponta o volume de pessoas impactadas por postagens relacionadas a algum termo definido, gerando gráficos com o volume de respostas e RTs. A única limitação dessa ferramenta é a análise restrita aos últimos 50 tweets.

RD Station

Apesar de ser paga, a RD Station é a melhor opção de ferramenta para o monitoramento de redes sociais, pois também permite a programar postagens automáticas — o que facilita muito a vida dos social medias.

Além da parte de monitoramento, ela apresenta diversas outras soluções para as empresas que utilizam o marketing digital e o marketing de conteúdo.

O que pode ser extraído dessa análise?

De nada adianta possuir uma gigantesca massa de dados extraídos pelas mais diversas ferramentas se não houver a mensuração e análise deles para extrair informações relevantes e insights, certo?

Na análise de resultados, o que contará é a visão do social media, e não os resultados obtidos em si. Organizar tudo, cruzar os dados e dar sentido às informações é essencial. Como exemplo, podemos citar um caso em que uma determinada indústria criou uma página no Facebook e, em dois meses, obteve 150 curtidas.

O que isso indica? Nada! Se você não possuir um planejamento com os objetivos bem claros, é exatamente isso o que você terá: métricas de vaidade.

Por outro lado, se o objetivo dessa indústria é aumentar o conhecimento de sua marca, além das curtidas em sua página, deve-se avaliar o engajamento (curtidas, reactions, compartilhamentos e comentários) de seus fãs com suas postagens, revelando, assim, se a estratégia está trazendo retorno.

Mas e se o objetivo for a geração de leads? Neste caso, devemos utilizar como indicadores o volume de conversões das redes sociais em acessos a uma landing page ou site  da empresa. O sucesso de um monitoramento de redes sociais está diretamente ligado à capacidade analítica do social media.

Como uma agência pode contribuir

Ao realizar o monitoramento de redes sociais, uma empresa deverá contratar um profissional especializado. Nunca deixe essa tarefa vital ao marketing digital de sua empresa nas mãos do “sobrinho que manja de internet”.

Para um monitoramento realmente efetivo, além do social media, é importante a participação de profissionais de planejamento e design, o que acaba ficando muito caro para a empresa. Uma excelente solução para isso é a contratação de uma agencia especializada em marketing digital.

Uma agência já possui todos os profissionais essenciais para uma estratégia de redes sociais de resultados, além de todos os equipamentos e ferramentas necessários e de todo o conhecimento necessário para acompanhar esse ambiente que passa por constantes mudanças.

Além disso, sai muito mais em conta de que montar uma equipe interna e alocar um profissional para monitorar as redes durante o dia inteiro.

Gostou de saber mais sobre o monitoramento de redes sociais e quer trazer essa solução para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo nessa etapa!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

desenvolvimento de sites responsivos

 

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