Por que as empresas devem investir em Marketing de Conteúdo?

Publicado em 26 de outubro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Empreendedores | Empreendedorismo | Empresas | Facebook | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Inbound Trade | Indústria da Tecnologia | Internet | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | Site responsivo | Social Media | Tendências | Tripé do Inbound Marketing | Vendas | Websites

Cada vez mais vem despontando e se estabelecendo um novo perfil de consumidor, mais seletivo e seguro sobre o tipo de conteúdo que deseja ou não consumir. Com isso, não faz mais sentido investir nas mesmas técnicas de sempre.

Felizmente, existe uma estratégia que se adapta bem às novas demandas desse público: o marketing de conteúdo. Se você não sabe como ele funciona ou se vale mesmo a pena investir nessas técnicas, este texto é para você.

Continue lendo e entenda tudo sobre essa nova maneira de fazer marketing!

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Para começar, o que é marketing de conteúdo

A história do marketing de conteúdo começa com o surgimento do inbound marketing, ou marketing de atração. Dizemos, portanto, que o marketing de conteúdo é um dos tripés que apoia o inbound marketing, juntamente com o marketing digital e o de automação.

O inbound se baseia em ganhar o interesse das pessoas por meio da entrega de conteúdos relevantes no momento em que elas precisam dele. Só depois de o cliente identificar e entender uma necessidade (com a ajuda do material oferecido pela empresa) é que se deve apresentar a marca como sendo a solução.

Tudo isso acontece dentro de um processo de atração bem planejado a partir do funil de vendas e da produção de conteúdos otimizados para cada fase da jornada de compra.

Para resumirmos, podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma das estratégias utilizadas pelo inbound marketing para buscar maior engajamento com seu público-alvo, educando-os por meio de conteúdos que tragam, realmente, algum valor para ele. Esse conteúdo também serve para atrair novos leads (potenciais clientes), gerar uma compreensão mais positiva da sua marca no mercado e aumentar significativamente as suas vendas.

Por que investir em marketing de conteúdo é um bom negócio?

marketing de conteúdo apresenta um número enorme de vantagens. A partir do momento em que você consegue atrair mais clientes e aumentar suas vendas, consequentemente conseguirá atingir vários outros objetivos, tais como:

Aumentar o ROI da sua empresa

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para elevar o ROI (Retorno Sobre Investimento). Isso porque sua grande amplitude nos vários canais online é capaz de aumentar a visibilidade de sua marca, gerar tráfego mais qualificado, envolver, converter e reter clientes para o seu negócio.

A princípio, é uma estratégia que pode exigir mais dedicação, mas ela tem um grande potencial de retorno dos recursos aplicados. Pode ter certeza: o marketing de conteúdo vai não só ajudar a maximizar o seu ROI como também servir para reduzir seus custos com marketing.

Ser encontrado pelos motores de busca do Google

Por meio de seus algoritmos, o Google procura identificar os conteúdos relacionados com as palavras-chave digitadas pelo usuário e entregar aqueles que são mais relevantes.

Quando os seus conteúdos são otimizados continuamente com boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), eles serão reconhecidos pelos algoritmos e exibidos entre os primeiros resultados. Assim, o site da sua empresa terá mais tráfego.

Ultrapassar e vencer seus concorrentes

Com o marketing de conteúdo, sua empresa poderá competir de igual para igual com seus concorrentes, independentemente do seu tamanho. Vence quem tem o melhor conteúdo, ou seja, aquele que possa atender as necessidades do consumidor no exato momento em que ele pesquisa uma palavra-chave no Google.

Investir em marketing de conteúdo abre diversas portas e oportunidades, ajudando sua empresa a ganhar uma grande vantagem competitiva e a ampliar a posição da sua marca no mercado.

Investir como, quando e quanto quiser

No marketing de conteúdo, não há uma regra rígida dizendo de que forma você deve investir para obter o retorno desejado. O importante é aplicar tempo e dinheiro nas ações certas para ver os resultados mais rapidamente.

Se o seu trabalho e suas campanhas tiverem alta qualidade, eles impactarão de forma positiva os seus clientes. Dessa forma, o importante é focar, em primeiro momento, no que seus clientes precisam, e não no que sua empresa vende.

Esse é o segredo do marketing de conteúdo: quanto mais você buscar a satisfação dos seus clientes, mais retorno terá.

Acompanhar os resultados de suas ações

O marketing de conteúdo pode ter seus resultados facilmente mensurados, pois há diversas ferramentas online que permitem o acompanhamento das campanhas. É possível verificar se seus materiais estão realmente sendo relevantes para seus os clientes e direcionando o tráfego para as páginas de vendas certas.

O acompanhamento, que pode ser feito em tempo real, possibilita uma mudança em sua estratégia de marketing de conteúdo o mais rápido possível, caso você perceba que ele não está correspondendo ao esperado.

Por que gerar conteúdo é mais importante do que fazer publicidade paga no Google?

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o Marketing de conteúdo é capaz de gerar um número bastante significativo de leads mais qualificados para sua empresa, sem ser preciso investir em publicidade paga.

E sabe por quê? Em primeiro lugar, porque as pessoas não confiam muito em anúncios que sabem que são pagos. Por outro lado, os conteúdos atrativos, relevantes e educativos selecionados pelo algoritmo do Google têm mais credibilidade com o público. Além disso, os consumidores costumam confiar mais em empresas que trabalham com conteúdos voltados para um público específico.

Outro ponto importante é que eles se sentem mais confortáveis em interagir com um conteúdo que pode responder suas reais necessidades. Ou seja, você ganha em engajamento, a única métrica que não pode ser comprada.

Isso significa, também, que com o marketing de conteúdo você tem uma possibilidade que não acontece nos anúncios pagos: a de que o seu conteúdo viralize, expondo a sua marca sem necessidade de custos extras. Se o material que viralizar for de bom conteúdo, melhor ainda, pois você conquista credibilidade com o seu público-alvo.

Por mim, quando você já conquistou uma audiência fiel, ela vai continuar acompanhando o seu blog e procurando materiais novos até eventualmente passar por todo o funil de vendas, que culmina com a compra.

Todas essas vantagens podem ser sintetizadas de maneira simples: conteúdos bem otimizados geram mais tráfego orgânico e, principalmente, convertem mais do que publicidade paga.

Com tudo isso, você já deve ter entendido que o marketing de conteúdo é uma estratégia que sua empresa já deveria estar aplicando há muito tempo, pois ele é uma das melhores ferramentas utilizadas pelo inbound marketing para gerar autoridade e melhorar a reputação da sua marca.

Tem alguma dúvida sobre como colocá-lo em prática ou quer compartilhar uma experiência? Deixe seu comentário!

 

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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