Perfil de consumo: o que mudou?

Publicado em 26 de abril de 2017 . Categoria: Internet | Marketing | Marketing Digital | Redes Sociais

Perfil do novo consumidor brasileiro: o que mudou?

Com a chegada da internet e a democratização do acesso à informação, o perfil de consumo dos brasileiros vem mudando constantemente. Tal fator tem exigido que as empresas se adaptem a essa nova realidade para continuarem competitivas no mercado.

Você conhece o perfil do consumidor médio no Brasil? No post de hoje, apresentaremos esse novo consumidor e daremos algumas dicas para a sua empresa se relacionar cada vez melhor com ele. Vamos lá?

O novo perfil de consumo

O Brasil está passando por uma expansão tecnológica muito rápida: hoje, 62,8% dos lares brasileiros contam com acesso à internet por meio de aparelhos celulares e da banda larga móvel. Mas o que isso significa?

Simples: agora, mais do que nunca, os consumidores conseguem qualquer informação sobre um produto ou serviço, comparando suas vantagens e desvantagens, sem ao menos sair de casa ou ir até uma loja.

Com consumidores cada vez mais informados, é fundamental que as empresas estejam preparadas para rebater possíveis objeções de compra, sem falar na obrigatoriedade de marcar presença nos meios digitais, por meio de sites, perfis ou páginas em redes sociais.

Uma nova forma de relacionamento

Outra mudança profunda que ocorreu no perfil de consumo do brasileiro é a forma como eles se relacionam com as empresas e marcas. Antes, o diálogo era unilateral, onde somente as empresas tinham voz, “despejando” informações e promoções sobre os consumidores.

Hoje, a história é outra. Os consumidores buscam um atendimento mais humano por parte das empresas, buscando aquelas que os escutam e o fazem sentir que realmente são importantes para ela. Além disso, agora eles possuem voz ativa, falando diretamente com e sobre as marcas.

A geração dos Millennials, os nascidos entre 1980 e 2000, costumam dar mais credibilidade a indicações de amigos e conhecidos ou a avaliações reais em lojas virtuais, do que a publicidade feita pelas empresas.

Este novo diálogo, agora bilateral, tornou os consumidores uma peça chave para o aumento do faturamento das empresas, pois um consumidor satisfeito que posta em sua rede social uma avaliação positiva sobre seu produto ou serviço, possui uma força de convencimento muito maior do que uma propaganda na TV.

A adaptação das empresas

Muito além de investir cada vez mais em marketing, as empresas devem focar mais no relacionamento humano com seus consumidores. Como já dissemos, é obrigatória a presença nas redes sociais, afinal, cerca de 28% do período em que estamos conectados, nós estamos nelas, seja no Facebook, Instagram ou Twitter.

Possuir uma boa gestão de suas páginas e perfis nas redes sociais é fundamental pois, se mal feito, pode trazer prejuízos irreversíveis para a imagem da marca ou empresa.

Invista na humanização de sua marca, passando a sensação de que ela realmente é uma pessoa e que se preocupa de maneira verdadeira e sincera com cada um de seus clientes. Nunca deixe de responder a um comentário, seja positivo ou negativo, e mostre que a empresa está sempre aberta ao diálogo.

De nada adianta você possuir o melhor produto de todos se sua equipe de atendimento não está preparada para lidar com uma crítica. Muito mais do que uma estratégia, a humanização de marca deverá entrar no DNA da empresa.

Outro ponto fundamental é investir em tecnologias para melhorar a experiência de compra de seus clientes. Você deve encarar cada aparelho como um ponto de venda, ou seja, tudo deve estar funcionando perfeitamente para “atender”, com o máximo de qualidade, cada cliente e proporcionar a melhor experiência o possível.

As sensações de prazer e satisfação farão a diferença na escolha entre adquirir um produto de sua empresa ou de seu concorrente.

Gostou de conhecer o novo perfil de consumo dos brasileiros? Então assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outras informações essenciais que vão te ajudar a conquistar mais clientes!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

produção de sites


Tags: