O que você deve saber para criar ações de trade marketing que funcionam

Publicado em 16 de fevereiro de 2017 . Categoria: Inbound Trade | Marketing | Trade Marketing | Vendas

O que você deve saber para criar ações de trade marketing que funcionam

O Trade Marketing é uma estratégia que pode ajudar a melhorar seus resultados efetivamente. No entanto, para fazer com que suas ações funcionem, é necessário conhecer bem esse assunto.

Essas ações funcionam porque ajudam a garantir um contato mais profundo entre o cliente e os produtos no ponto de venda. Em outras palavras, o Trade Marketing consiste no conjunto de ferramentas com as quais o fabricante auxilia o atacadista e o varejista a vender mais.

Quer aprender a criar ações de Trade Marketing mais eficientes? Então confira o nosso post!

Identifique as necessidades do distribuidor

Assim como qualquer estratégia, conhecer o público é uma etapa de extrema importância. No caso do Trade Marketing, você terá que entender quais são as demandas do seu distribuidor, seja ele atacadista ou varejista.

Descubra qual é o público consumidor de cada estabelecimento e analise-os. Dessa forma você saberá exatamente o que os clientes de cada loja buscam quando vão às compras.

Com essas informações em mãos, você será capaz de oferecer o suporte adequado para cada distribuidor, ajudando a aumentar as vendas de cada ponto comercial — e, portanto, as suas também.

Tenha alinhamento entre as necessidades e os objetivos

Conhecer as necessidades dos seus distribuidores e de seus clientes é importante, mas não é tudo de que precisa para ser bem-sucedido. Sabendo-se das demandas e preferências de quem vai comprar com você, é importante alinhá-las com os objetivos de seus negócios.

Crie um relacionamento com o distribuidor, comprometendo-se a colaborar com suas metas de venda. O alinhamento entre estratégias e objetivos deverá acontecer de maneira mútua, e com esse relacionamento você poderá identificar, de maneira clara, quais são os objetivos de seus distribuidores e encaixá-los com as suas metas.

Com isso, organize táticas de mercado que possam ser competentes e eficientes para ambos. Juntos, os resultados serão ainda melhores.

Planeje e execute as ações de Trade Marketing

Nenhuma ação deve ser colocada em prática sem planejamento, afinal, as chances de erro são maiores quando não há um bom plano a rigor.

Comece traçando suas estratégias com o intuito de envolver o distribuidor. Mas pense em maneiras de chamar sua atenção para seus produtos, como material promocional, distribuição de amostras grátis, entre outras.

Utilize continuamente ferramentas estimulantes, pois a partir do momento em que você consegue conquistar o distribuidor, ele também tentará conquistar o cliente final.

Outra ferramenta que poderá auxiliar são as feiras e eventos. Planeje encontros ao longo do ano para que os empresários possam conhecer a empresa e os produtos em detalhes. Assim, você conseguirá envolvê-los com a marca.

Aposte em iniciativas de Inbound Trade

A internet trouxe diversas mudanças na forma como as pessoas se relacionam entre si e com as empresas. Com isso, novas oportunidades de negócio também entraram em cena.

Da mesma forma que o marketing mudou com os novos comportamentos de consumo, vale dizer que o Trade Marketing também vem se atualizando, especialmente no que diz respeito à aplicação da prática na internet.

Assim, o novo método de Inbound Trade promete entregar resultados fantásticos para a sua empresa, como você nunca viu antes ou sequer esperava alcançar. Estude mais sobre este procedimento e aplique-o em seu negócio.

Inclua estratégias digitais

O meio digital está ganhando um enorme espaço na rotina dos brasileiros, e isso tem uma explicação: cada vez mais as pessoas, tanto empresários como consumidores finais, procuram informações sobre produtos ou serviços na internet.

Assim, ofereça conteúdos exclusivos para os distribuidores, como material de divulgação disponível, um canal de comunicação para dúvidas e outras estratégias que podem ser úteis, dependendo do seu segmento.

Já para o cliente final, o branding poderá ser de grande apoio. Vale a pena ainda motivar um relacionamento também com o consumidor: estimule o engajamento social, pois isso fará com que o próprio cliente ajude a mostrar para os distribuidores o quanto o seu produto é buscado e desejado.

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Roder Cypriano
OLÁ Mulicom
Quem evolui, cresce!


Saiba quais são os pricipais componentes do Trade Marketing

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