O que um site vendedor precisa ter para alcançar bons resultados?

Publicado em 2 de agosto de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Inbound Marketing | Internet | Leads | Marketing de Atração | Marketing Digital | Marketing online | Negócios | Olá Multicom | Propaganda | Vendas | Websites

Você já sabe que a sua empresa deve estar visível na internet e que, para isso, é preciso investir em um site que seja mais do que meramente um cartão de visita – ele deve ter conteúdo de qualidade, ter foco no usuário, ser responsivo, entre outras coisas. Certo? Agora, se você deseja vender seus serviços ou produtos no seu site, deve estar ciente de mais algumas coisas para alcançar bons resultados.

Além das atualizações sobre seus produtos e divulgação de atividades recentes da empresa, um site vendedor deve contar com algumas estratégias para evidenciar seu objeto de venda. No post de hoje, abordaremos alguns pontos que você deve considerar para que o seu site cumpra bem o seu propósito, isto é, vender.

desenvolvimento de sites responsivos

Um site profissional, bem arquitetado e seguro

Acredite você ou não, a aparência do site é primordial para que o internauta tenha uma boa impressão da sua marca. Como dizem, a primeira impressão é a que fica. Apesar de algumas empresas não valorizarem tanto este ponto, é fundamental criar uma visualidade agradável na página, que seja bonita, mas também prática e rápida.

Pesquisas já mostraram que boa parte das pessoas preferem sites com aspectos minimalistas e com quantidade de informações equilibrada; alguns fatores como a cor dos botões (isso mesmo!) dispostos no site também interferem na decisão da compra. Por isso, tenha um site bem arquitetado. Pesquise as melhores formas de fazê-lo.

Crie um layout de qualidade e que seja intuitivo, para que o visitante sinta prazer e facilidade ao navegar pela página. Procure deixar claras as informações sobre os produtos ou serviços à venda, e crie um canal para solucionar dúvidas e outras questões que podem surgir. Além disso, dispense qualquer hipótese de usar um domínio alheio. Pesquise pelas melhores hospedagens para o seu tipo de site e tenha sua URL personalizada.

Aderindo a um domínio próprio, você também terá a oportunidade de criar um endereço de e-mail personalizado para a sua marca (seunome@suamarca.com), o que contribui ainda mais para a sua credibilidade.

Um site vendedor também precisa demonstrar segurança, pois a confiança no produto e na marca são fatores decisivos na hora da compra para qualquer pessoa. O cliente precisa perceber profissionalismo, credibilidade e segurança. Portanto, para ter um excelente site vendedor preocupe-se, acima de tudo, com a experiência de compra e de navegação do usuário.

A importância do Inbound Marketing para as vendas

O Inbound Marketing (Marketing de Atração) é um termo bastante utilizado no mercado digital hoje. Ele é um fenômeno relativamente novo e diz respeito às ações realizadas para atrair o cliente em potencial para o seu site. O Inbound Marketing é um conceito inovador, que diverge daquele método tradicional de vendas em que o vendedor procurava o cliente. Com as devidas estratégias, o cliente é quem passa a procurar a empresa.

Uma das estratégias do Inbound Marketing é fornecer conteúdo relevante para o visitante do site. De acordo com o proveito da informação, a empresa começa a criar autoridade naquele determinado assunto, influenciando o internauta na decisão de compra pelo produto ou serviço que você oferece.

Existem outras estratégias do Inbound Marketing que você pode implementar ao seu site, como investir em ferramentas de webanalytics. Existem muitas dessas ferramentas disponibilizadas gratuitamente na internet, como o Google Analytics, uma das mais utilizadas hoje em dia. Com as ferramentas de webanalytics, você poderá analisar, por exemplo, o desempenho do seu site e o comportamento do consumidor, bem como identificar o número de visualizações da página, de conversões e de compras realizadas. Assim, torna-se mais fácil e mais rápido alcançar um bom ROI (Retorno Sobre Investimento).

Sabendo da importância do Inbound Marketing para um site vendedor, elencamos a seguir as principais etapas de uma estratégia pautada nesse método para ajudá-lo a ter sucesso nas vendas.

Atração de visitantes

Uma das formas mais empregadas para atrair visitantes aos sites são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). O SEO é uma forma de tornar seu conteúdo visível nos mecanismos de buscas, como o Google, através das palavras-chave mais usadas pelos internautas.

Mas, lembre-se: as palavras-chave não bastam sozinhas! Elas devem estar encorpadas em textos inteligentes, que levem informação séria e diversificada para o seu público.

Conversão de visitantes em leads

Conteúdos relevantes são importantes, mas não geram leads por si só. Para realizar uma venda, é preciso obter informações de contato do visitante, como nome e e-mail, por exemplo, para continuar trabalhando até chegar ao fundo do funil –  a venda propriamente dita.

Para isso, alguns métodos são utilizados, como fornecer material de apoio por meio de e-books, webinars, vídeos, infográficos etc. Esses materiais, ao serem acessados pelo cliente em potencial, faz com que ele deixe seus dados de contato mais importantes, tornando-se uma provável chance de negócios para a empresa.

Relacionamento com o cliente em potencial

O relacionamento com o cliente é outra etapa do Inbound Marketing que as empresas devem trabalhar para venderem mais e melhor. Nesse ponto, são dados alguns passos em direção ao cliente em potencial, como os e-mails, que podem ser no formato newsletter (boletim informativo) e e-mails promocionais, bastante usados para divulgação de ofertas.

Venda

A venda é o momento mais esperado depois de todas essas etapas anteriores. Ela pode acontecer diretamente no seu site ou pode ocorrer através de um contato mais direto entre a empresa e o cliente.

Como você pode imaginar, trabalhar um site vendedor sem essas estratégias de Inbound Marketing pode ser fatal para os seus negócios. Se o seu site tem o objetivo de vender, dê hoje mesmo o primeiro passo em direção às estratégias do Marketing Digital.

Caso você não saiba ainda como proceder, procure por profissionais especializados em Marketing de Conteúdo, como a Olá Multicom, e tenha um planejamento eficaz para fazer do seu site uma grande porta para o sucesso da sua marca. A Olá Multicom é uma agência especializada em soluções e estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing e Propaganda, com foco em resultados digitais e inteligentes para as suas vendas.

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,