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O que são e como funcionam as Agências de Comunicação 360º

É fato que a internet revolucionou o cenário do marketing. Com acesso totalmente facilitado às informações, o consumidor é o protagonista quando o assunto é propagar uma mensagem.

Se, antigamente, o famoso boca a boca já causava impacto, com as redes sociais essa situação se potencializa e atinge, de forma impressionante, a reputação das marcas, não acha? Compreenda a importância de se investir em uma Comunicação 360°, diante de um mercado extremamente competitivo!

O que é Comunicação 360°?

É prerrogativa básica, nos dias de hoje – e cada vez mais – que as empresas não devem centralizar os seus investimentos em marketing somente em um meio de comunicação. Além disso, a situação em que o consumidor era direcionado para diversos setores quando precisava de alguma informação está perdendo força!

Sem dúvidas, hoje, o cliente obtém as informações de interesse com poucos cliques. Por isso, é importante estabelecer a Comunicação 360°, que permite a integração entre o público e a organização.

A Comunicação 360° é a distribuição das informações sobre a companhia de forma integrada, que garante resultados positivos com as ações online e off-line.

Quais são os seus benefícios?

Quando uma empresa preza por um marketing alinhado, as suas decisões são estratégicas, uma vez que pessoas com perfis e visões diferenciadas podem enriquecer os processos da organização. Sem falar que esse fator é de suma importância para elevar a produtividade, pois profissionais bem-informados e trabalhando de maneira coerente com os objetivos do negócio rendem muito mais.

Outro benefício de uma comunicação 360º (integrada) é a fidelização dos clientes. Sabemos que conquistar um cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que fidelizá-lo!

Então, estruturar o posicionamento da organização, seja nos ambientes virtual ou físico, faz com que o consumidor se sinta seguro e não busque outra empresa. Um cliente satisfeito divulga, em sua rede de contatos, a experiência positiva com a marca e isso tem um alcance extraordinário pela internet.

Dinstinguir-se das demais

Além disso, os clientes potenciais percebem a atuação integrada da empresa que transmite credibilidade com essa postura, o que poderá ser um fator fundamental para fechar uma venda! Com tantas opções disponíveis no mercado, a companhia precisa se distinguir das demais e a coerência nos diversos meios em que ela se comunica pode se tornar um diferencial para o consumidor.

Como funciona a Comunicação 360º?

Para implementar a Comunicação 360°, as empresas não precisam de investimentos altos.

Conte com uma agência multidisciplinar

Criar canais de comunicação internos é uma excelente tática para manter o time atualizado e próximo da gestão. Aliás, isso evita a geração de boatos, que podem comprometer o sucesso de qualquer campanha.

É importante ressaltar que a identidade da marca precisa estar clara e bem-definida para os diversos públicos que ela se relaciona. Por isso, é importante contar com uma agência que tenha visão 360º para orientar a empresa, desde a criação da personalidade da marca, até o seu posicionamento de mercado.

Como essas agências trabalham?

O mercado se transforma constantemente, alterando a maneira como o marketing é visto e utilizado. No entanto, apesar de todas as mudanças, a base dos processos permanece a mesma: a informação. Sem ela, não existe um emissor que transmita a mensagem ao receptor, dando forma ao sistema de marketing.

Portanto, conduzir a mensagem de forma integrada em diversos meios, seja na internet ou nos formatos tradicionais, é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam! Afinal, além de informar os diferentes públicos, é importante agregar valor à vida dessas pessoas. Atualmente, os consumidores são atraídos pelas informações relevantes que apresentam utilidade e já não adianta mais tentar se destacar no meio de uma avalanche de informações se não disponibilizar um conteúdo importante para o seu público.

Integre-se

As Agências com atuação 360° são formadas por profissionais multidisciplinares de diversas áreas, com perspectivas diferentes. Isso é essencial para criar ações integradas que gerem resultados expressivos!

Sem falar no planejamento de marketing, que é fundamental para mapear a situação atual da organização, relacionar os objetivos do negócio, elaborar as estratégias mais adequadas e definir metas. É a partir da organização dessas informações que as campanhas são criadas. A integração dos universos online e off-line também é importante no desenvolvimento das ações estratégicas.

Nos dias de hoje, por uma questão de sobrevivência no mercado, as marcas devem estar presentes na internet. Entretanto, é necessário não abandonar os meios tradicionais, mas incorporá-los a esse novo cenário.

Aumente as suas vendas

O Marketing 360° é formado por uma audiência colaborativa. Assim, o consumidor deixa de ser o receptor e se torna um produtor de conteúdo. Isso reforça ainda mais a necessidade de investir na integração das mídias para acompanhar o mercado.

A Procter & Gamble, por exemplo, é uma multinacional que considera em suas campanhas, a importância dos meios tradicionais. Porém, ela também trabalha, com intensidade, as suas marcas nas mídias sociais.

Empresas menores também utilizam essa tática em suas ações. O Açaí da Terra é um restaurante localizado em Uberlândia/ MG, que apostou na união dos veículos tradicionais com a potência das redes sociais para divulgar uma campanha de inverno. O resultado foram interações muito positivas com a marca e um aumento significativo nas vendas.

Ainda tem alguma dúvida sobre como o marketing integrado pode ajudar no seu negócio? Compartilhe-a com a gente e deixe o seu comentário!

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Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing