O que é e como funciona o Business Model Canvas?

Publicado em 3 de dezembro de 2016 . Categoria: Business Model Canvas

O que é e como funciona o Business Model Canvas?

Em 2008, empreendedores de todo o mundo foram apresentados a um novo modelo de negócios que prometia acabar com a morosidade e complicação dos métodos tradicionais – conhecidos pela demorada elaboração e subjetividade –  apenas com uma folha de papel: o Business Model Canvas.

Criado pelo pesquisador suíço Alexander Osterwalder, com esse método um empreendedor não precisa perder tempo com questões difíceis de avaliar no início da sua empresa e partir para quesitos mais relevantes.

Mesmo fazendo sucesso entre organizações como Ericsson, Votorantim e Globo, o Canvas é o tipo de planejamento ideal principalmente para as startups pela sua simplicidade, praticidade e por não se concentrar em questões financeiras, como acontece com a maioria dos planos de negócios.

Seu diferencial está em se concentrar em pontos estratégicos, relevantes para um negócio que está começando do zero e conta com um capital limitado, como: o que vende, quem compra, como se relacionar com essas pessoas e como obter lucros.

Mas para criá-lo é preciso seguir algumas regras que apresentaremos logo a seguir. Confira!

Como funciona o Business Model Canvas

O Business Model Canvas se diferencia por conta do seu caráter visual. A palavra “canvas” pode ser traduzida para o português, como “tela” ou “quadro”, em que o empreendedor fica livre para organizar as suas ideias e as melhores estratégias para operar o seu negócio, e pode adaptá-las mais facilmente durante a sua fase de investigação.

Na prática, ele pode visualizar de maneira mais fácil qual a relação e influência entre nove áreas fundamentais para o funcionamento de um negócio, que são:

Segmentos de Clientes

Quem são os seus clientes e quais os nichos mais importantes para o seu negócio.

Propostas de Valor

O que a sua empresa oferecerá de valor para os clientes, o que os fará adquirir os seus produtos e serviços e não o da concorrência, e o que pode gerar valor para o seu negócio.

Canais

Como os clientes entrarão em contato e receberão o seu produto, e através de quais canais será feita a comunicação com eles.

Relacionamento com Clientes

Como a sua empresa se relacionará com esses clientes, que tipo de atendimento prestará e que impressão quer causar nessas pessoas.

Atividades-chave

Quais serão as atividades essenciais para o seu modelo de negócio e o que pode ser feito para gerar as propostas de valor

Recursos Principais

Todos os recursos materiais, financeiros e humanos necessários para o funcionamento eficiente do seu negócio

Parcerias Principais

São os parceiros essenciais para potencializar o seu negócio, como sócios, fornecedores e investidores

Fontes de Receita

As formas que o seu negócio gerará receita e como ele pode se tornar lucrativo. Através de venda direta, anúncios ou publicidade?

Estrutura de Custos

Aqui é preciso avaliar quais os custos fixos e variáveis para criar o negócio que você deseja e o que garantirá o seu crescimento sustentável no mercado.

O Business Model Canvas é fundamental para quem está começando um negócio ou precisa promover melhorias em um já existente. Os nove blocos representam os elementos essenciais para operar a sua empresa de maneira que ela gere valor ao mercado. Sua praticidade e caráter visual são excelentes para quem não tem tempo a perder com a burocracia de um modelo tradicional, mas não quer abrir mão da eficiência.

E você, já conhecia o método Canvas? Se quiser receber em primeira mão outras dicas e estratégias para o seu negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

o-que-faz-uma-agencia-de-inbound-mkt

Tags: