O glossário de Marketing Digital – Olá Multicom

Publicado em 18 de agosto de 2016 . Categoria: Automação de Marketing | B2B | Email Marketing | Keywords | Marketing Conteúdo | SEO | Vendas

Inbound Marketing

Uma propaganda de baixo custo e ótimo retorno é provavelmente um dos sonhos de qualquer empresário e empreendedor.

As empresas investem cada vez mais em estratégias de marketing digital para conseguirem essa façanha.

Com esse tipo de estratégia, é possível atrair novos leitores, convertê-los em consumidores e, por fim, conquistá-los como clientes.

Mas para que isso se torne realidade, é preciso conhecer alguns conceitos e ferramentas importantes da área e saber como utilizá-las.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é considerado por muitos o coração da estratégia do marketing digital. É por meio dele que você entregará o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento em que ela precisa.

Ele também faz parte da criação de uma estratégia de comunicação diferenciada, que tem como foco despertar o interesse do público. Pense dessa forma: os consumidores buscam todas as informações sobre um produto na internet antes de adquiri-lo.

Então, imagine alguém que encontra, durante essa pesquisa, um material rico (e-book, por exemplo) com informações que ajudem na decisão de compra. Esse material rico é um exemplo de marketing de conteúdo eficiente, que pode ser utilizado pela sua empresa.

Conteúdos relevantes implicam na construção de confiança e autoridade, mas para o funcionamento do marketing de conteúdo, é preciso conhecer um segundo conceito: as keywords.

Keywords

Também conhecidas como palavras-chave, elas são os termos mais importantes dentro da sua estratégia de conteúdo e servem para guiar o posicionamento do seu site nos rankings de buscadores como o Google.

Quando uma pessoa realiza uma busca, ela escolhe determinadas palavras, às vezes exatas, em outros momentos próximas daquilo que ela procura. É aqui que entram as keywords! Você deve otimizar os seus textos para que as palavras-chave sejam facilmente escaneadas pelos buscadores.

Primeiro, defina qual é a palavra principal do texto, depois insira essa palavra num link, título e principalmente ao longo do texto. Esteja atento a ela constantemente, porque ela faz parte da sua estratégia de SEO, nosso próximo ponto.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization), como o nome já diz, é uma forma de aumentar o acesso e a exibição do seu site e das suas páginas nos mecanismos de busca.

Ele auxilia motores de busca a compreenderem o que é o seu conteúdo, para que ele seja encontrado quando um assunto relacionado for buscado na internet. Afinal, não basta ter um conteúdo de qualidade, ele precisa ser encontrado e lido. Otimizar ao máximo o seu conteúdo cria maiores chances de que ele seja visto pelos internautas.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma estratégia muito poderosa, se bem utilizada. Por isso, precisa ser pensada cuidadosamente.

Alguns motivos para usar o e-mail marketing:

  • ele ainda é o canal de comunicação mais usado na internet;
  • é possível colocar a opção no seu site para a pessoa receber e-mails, construindo assim uma base de leads;
  • muitas pessoas não compram de cara na internet, elas precisam criar uma relação de confiança com a sua empresa, e é aqui que o e-mail marketing entra.

Faça campanhas segmentadas para o seu público alvo e analise posteriormente os resultados por meio de métricas (taxa de abertura, taxa de cliques e outras). Invista tempo para mensurar e analisar a sua estratégia de e-mail marketing!

Automação de Marketing

No marketing digital, quando falamos de automação, não estamos falando em substituir a mão de obra humana por máquinas, mas sim utilizar softwares para auxiliar a equipe de marketing a automatizar as estratégias de comunicação, para torná-las mais ágeis e eficientes.

Ele auxilia na otimização de recursos, potencializando a eficiência dos resultados esperados. Tudo isso, claro, em conjunto com a sua estratégia de marketing digital.

Sempre se coloque no lugar do seu consumidor na hora de criar a sua estratégia. É isso que ele precisa? O que ele busca? Ele se sentirá contemplado por esse conteúdo/e-mail? Tenha como foco a atração, conversão e conquista dos seus clientes. Essa é a forma mais fácil de pensar o marketing digital.

Pronto para colocar essas ideias em prática? Deixe nos comentários suas sugestões ou dúvidas sobre o assunto!

Abraço e sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

produção de sites

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,