Marketing estratégico: porque aplicar em minha empresa?

Publicado em 21 de maio de 2018 . Categoria: Marketing

Durante muito tempo o marketing foi considerado como um centro de custos ligado ao setor de vendas e totalmente operacional. As táticas tradicionais dificultavam a constatação de resultados concretos para as marcas e, com isso, muitos empresários se tornaram descrentes quanto ao poder do marketing estratégico.

Contudo, com a chegada da internet as ferramentas de marketing foram evoluindo e mostrando mais eficácia na mensuração de resultados. Consequentemente, as empresas começaram a perceber que o marketing alcançou uma posição mais estratégica e fundamental para o alcance dos objetivos do negócio.

Mas afinal, o que é marketing estratégico?

O marketing estratégico representa um conjunto de estratégias que norteará o planejamento da empresa rumo aos seus objetivos. Ele contribui na identificação das necessidades do mercado e é um forte aliado na orientação da marca para as oportunidades mais atrativas e coerentes com o propósito do negócio.

Por que tenho que aplicar na minha empresa?

Uma empresa que não investe em marketing estratégico nos dias de hoje está destinada ao fracasso. A competitividade sempre existiu, mas o fato é que o universo online intensificou ainda mais esse cenário. Sendo assim, investir em marketing é indispensável para encontrar novos meios para se destacar e prosperar cada vez mais!

Além disso, o marketing é o combustível na conquista e retenção de clientes, pois reúne as melhores estratégias para atingir resultados expressivos. E sabemos que um negócio não sobrevive sem compradores. Portanto, investir nessa área é básico para as marcas que pretendem se manter no mercado de forma lucrativa.

Muitas organizações ainda estão perdendo inúmeras oportunidades de aumentar as vendas por negligenciarem o investimento nessa área. Para que isso não aconteça com a sua empresa, compartilhamos as maiores razões pelas quais você deve aplicar o marketing estratégico. Confira a seguir!

Entenda quem é o comprador ideal e aumente a lucratividade

Um dos maiores equívocos cometidos pelas empresas é investir em ações para atrair quem não tem interesse pelos seus produtos e serviços. Ou ainda, captar quem não tem potencial financeiro para adquirir as soluções oferecidas. Com a implantação de uma estratégia consistente de marketing é possível identificar com clareza quem é o público que deve ser alcançado.

Dessa forma, a marca não perde mais tempo e dinheiro direcionando os seus esforços para captar quem não tem potencial para se tornar um cliente. Além disso, a empresa pode chegar à conclusão de que os compradores atuais estão prejudicando o negócio e traçar o perfil do público ideal.

Assim, a empresa começa a criar e aplicar estratégias para se comunicar com as pessoas que possuem características do consumidor perfeito.

Propósito claro para toda a empresa

Ter uma missão clara e compartilhada é um dos fatores responsáveis pelo sucesso de várias marcas. Ao adotar uma estratégia de marketing é preciso dividir com toda a equipe qual o propósito da empresa. E isso é bastante motivador, pois inspira as pessoas a fazerem o seu melhor, já que elas sabem que fazem parte da conquista por um objetivo maior e precisam se empenhar.

Além disso, quando todo o time está ciente da razão pela qual a empresa nasceu, todos caminham na mesma direção. Isto é, as chances de conquistar resultados positivos são maiores, uma vez que todos trabalham em parceria pela mesma meta.

Identifique oportunidades e ameaças

O marketing estratégico está sempre muito bem acompanhado do planejamento com as estratégias mais adequadas, considerando aonde a empresa pretende chegar. Além disso, por meio do planejamento, é possível visualizar com mais facilidade as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta.

Assim, a empresa poderá constatar algumas necessidades dos consumidores que ainda não foram atendidas e, consequentemente, buscará as melhoras formas para atendê-las aumentando a sua lucratividade. As ameaças também precisam ser averiguadas, pois representam um desafio imposto por uma tendência que poderia levar à queda nas vendas, caso a empresa não se antecipasse.

Essa análise do ambiente externo que o planejamento de marketing estratégico propõe é de suma importância para a sobrevivência de qualquer negócio, independente do segmento de atuação.

Conheça o ambiente interno

Assim como avaliar o meio externo é importante, identificar as forças internas também é uma tarefa essencial. Quando a empresa aplica o marketing estratégico, o planejamento deve ser orientado na percepção das forças e fraquezas que o negócio apresenta.

Isso contribui diretamente no aperfeiçoamento das soluções oferecidas, do posicionamento de marketing e até mesmo das estratégias de relacionamento utilizadas com todos os públicos envolvidos pela empresa.

Tenha metas realizáveis

Outro benefício em apostar no marketing estratégico é a formulação de metas específicas no planejamento. É muito comum várias empresas estabelecerem os objetivos que desejam atingir, mas não definirem um prazo para que isso de fato aconteça.

Após a realização da análise dos ambientes interno e externo a empresa pode transformar os objetivos em metas mensuráveis, pois isso facilita bastante o planejamento a execução e o controle das ações.

Monitore os resultados

Após a criação das melhores estratégias, ou seja, dos caminhos mais eficientes para chegar até as metas do negócio, é preciso monitorar os resultados. O acompanhamento das ações e das mudanças nos ambientes interno e externo é essencial.

Atualmente é possível responder mais rápido às alterações, tendo em vista que com o marketing digital qualquer campanha pode ser modificada a todo o momento, com o objetivo de otimizar os resultados. Isto é, ter o controle é primordial para observar o que precisa ser aprimorado e as ações que estão rendendo bons resultados para direcionar maiores investimentos.

Ficou claro que investir em estratégias de marketing é essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado. Contudo, algumas empresas não dispõem de tempo e profissionais capacitados para desenvolver essas ações.

Por essa razão, contratar uma agência é uma solução muito interessante para terceirizar as suas ações de marketing sem perder a qualidade e a eficiência! Além de otimizar tempo, essa parceria pode surpreender, principalmente, se a sua empresa não enxerga retorno significativo com o marketing.

Neste artigo, abordamos os principais benefícios que o marketing estratégico oferece para a sua empresa. Que tal continuar recebendo nosso conteúdo? Então siga as nossas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterG+Vimeo e Linkedin.

Tags: