Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Qual a diferença entre marketing e branding? Vamos diferenciar de uma maneira bem sucinta marketing e branding.

Marketing e branding: como unir estratégias e gerar valor de marca

Você sabe diferenciar marketing e branding? Mais do que isso, sabe como esses dois elementos podem unir forças para gerar valor de marca para a sua empresa?

Para te ajudar com isso, vamos falar agora sobre marketing e branding e como usar esses dois conceitos em conjunto. Confira!

Qual a diferença entre marketing e branding?

Vamos diferenciar de uma maneira bem sucinta marketing e branding.

Marketing é a reunião de todas as estratégias que a empresa utiliza para atingir o seu público de alguma maneira, ou seja, comunicar ao consumidor algo sobre a empresa.

Já o branding faz o trabalho de construção da marca. Ele é o responsável por fazer com que o consumidor reconheça a empresa como autoridade em um determinado segmento.

Digamos que o branding é quem dialoga com o seu público, fazendo com que ele saiba que sua empresa existe e dizendo o que ela faz, isto é, cria a personalidade que sua empresa precisa e quer para se diferenciar dos concorrentes.

Como marketing e branding podem andar de mãos dadas?

Para entender como a união entre branding e marketing pode gerar valor de marca para a sua empresa, precisamos entender como essas duas ferramentas funcionam na prática.

Normalmente, costumamos entender o marketing como um conjunto de técnicas com o objetivo de alavancar as vendas de uma empresa, produto ou serviço.

Assim, qualquer ação que leve uma empresa a vender mais é vista como algo ligado ao marketing.

Se considerarmos, portanto, que toda estratégia que vise aumentar as vendas seja marketing, então o branding acaba entrando como uma variante e causando uma determinada confusão.

Mas branding não tem como foco direto vender mais.

Seu principal objetivo é construir uma marca, uma visão da empresa na mente do consumidor — e, com isso, indiretamente vender mais.

Vamos a um exemplo ótimo para entender melhor o que estamos falando:

Imagine uma empresa que queira construir uma imagem tradicional, séria e que não brinca em serviço. Ela provavelmente não atrairá clientes mais jovens, que preferem uma relação mais informal com as empresas, mas certamente conquistará uma fatia maior do público tradicional.

Se o objetivo da empresa fosse apenas vender, não interessando o perfil do público, poderia optar por uma estratégia mais ampla de marketing, capaz de atrair os dois públicos (jovens e tradicionais).

No entanto, ela preferiu o processo de branding focado em um determinado público-alvo, ou seja, o trabalho visou a construção de uma marca para um segmento específico, portanto, o marketing também deverá ter foco em personas com o mesmo perfil.

Como gerar valor de marca com as duas estratégias

Entendemos bem o que são marketing e branding, mas como combinar esses dois ingredientes para gerar real valor de marca? A resposta é simples: alinhando ações para os dois.

Quando marketing e branding andam juntos, acabam fortalecendo a personalidade da sua marca no mercado, atraindo mais clientes e ajudando a empresa a alcançar seus objetivos mais facilmente.

Só construir uma imagem é inútil se isso não for rentabilizado, e só rentabilizar sem construir uma marca também não dará certo — porque o crescimento não acontece.

Esse realmente é um processo que requer um pouco mais de atenção por parte da empresa, pois não é fácil conseguir um alinhamento entre marketing e branding rapidamente.

É um trabalho de longo prazo e o ideal é encontrar profissionais de marketing com know-how suficiente para lidar com as diferentes nuances de ambos.

Investigue bem o mercado para encontrar uma agência que conheça bem essas duas áreas e que seja competente na elaboração de estratégias conjuntas para gerar o valor de marca que sua empresa precisa para vender mais, crescer e criar sua própria identidade.

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Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR