Marketing Digital para PMEs: dê o primeiro passo!

Publicado em 23 de junho de 2016 . Categoria: Inbound Marketing | Marketing | Marketing Digital | PMEs | Vendas

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Até 2019, a estimativa é de que os investimentos em marketing digital cheguem a 75% dos gastos no setor de divulgação e publicidade.

Para uma PME, nesse contexto, é indispensável fazer esse investimento já que, além de oferecer uma vantagem competitiva em relação às demais empresas, ainda garante mais presença no mercado.

Mais barato e mais abrangente, o marketing digital pode impulsionar vendas e aumentar a lucratividade do negócio. Para isso, entretanto, é preciso dar o primeiro passo.

Como fazer um bom marketing digital para PMEs? Confira a seguir!

Faça um diagnóstico da presença online da empresa

A presença online se refere a como a sua empresa se posiciona no mundo digital.

Se ela não possui um site ou nenhuma rede social, por exemplo, é como se ela não existisse no mundo digital, já que não tem presença online.

Já se a empresa está no mundo online, mas possui canais desatualizados, será preciso realizar uma mudança para que essas plataformas sejam efetivas para o negócio.

Assim, o diagnóstico da presença online é indispensável para saber como o marketing digital atuará e quais devem ser as primeiras atitudes a serem tomadas.

Entenda onde está e o que quer seu público-alvo

Da mesma forma que acontece com o marketing offline, no marketing digital também é preciso conhecer e entender o seu público-alvo.

Faça uma análise para conhecer quem é a pessoa que o seu negócio deseja atingir e o que esperam os seus clientes.

Foque-se também em saber onde eles estão. É bastante improvável que seus clientes, de maneira geral, estejam em todas as redes sociais, por exemplo.

Por isso vale a pena saber onde você terá mais chances de atingi-los de maneira eficaz.

Identifique canais e oportunidades

Definir os canais e as oportunidades nos quais você investirá exige alguns estudos. Se o público é mais jovem, estar em redes sociais atuais — como o Snapchat — é uma possibilidade bastante promissora.

Já se o negócio é voltado para uma atuação mais empresarial, o LinkedIn é um bom local para contatos.

Da mesma maneira, você precisará identificar o que faz sentido para o seu público, quais são as ações que realmente ressoam junto às pessoas que você deseja atingir e o que faz com que haja mais engajamento.

Invista em estratégias de inbound marketing

O próximo passo deve ser o de investir em estratégias de inbound marketing, já que elas andam de mãos dadas com o marketing digital.

E-mail marketing, criação de conteúdo, otimização com estratégias de SEO e presença em redes sociais estão entre as possibilidades.

Cada negócio possui uma necessidade e cada público tem uma expectativa, então é necessário avaliar qual é a situação do seu negócio. Se você pretende investir menos, criar conteúdo relevante e atuar nas redes sociais é uma boa opção. Mas se a sua empresa já conta com uma base de e-mails relevante, o e-mail marketing não deve ser desconsiderado nesse primeiro momento.

Procure ajuda especializada no assunto

Mesmo sendo uma PME, é necessário procurar ajuda especializada no assunto e isso significa contar com o apoio de uma agência de marketing digital. Esse tipo de solução não é reservado apenas às grandes empresas e o seu negócio pode se beneficiar fortemente de ter um negócio especializado em oferecer resultados com o marketing digital.

Ao contar com esse tipo de ajuda, você ainda beneficia os investimentos de marketing, já que eles se tornam mais assertivos e trazem mais benefícios do que se você tentasse executar todo o planejamento de maneira autônoma.

O marketing digital pode trazer ganhos para a sua PME e para isso, é preciso dar o primeiro passo.

Desde o diagnóstico da presença online até a identificação de oportunidades, o processo precisa ser focado nos objetivos do negócio.

Contar com ajuda especializada no assunto, por sua vez, torna a atuação ainda mais relevante e com mais chances de sucesso.

Você pretende implantar o marketing digital em seu negócio?

Quais são os seus desafios? Não deixe de comentar e de participar!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom | 48 3442.3443
Agência Certificada RD Station

Tags: