Marketing digital para negócio local: veja como fazer

Publicado em 8 de março de 2016 . Categoria: Inbound Marketing | Internet | Marketing de Conteúdo Educacional | Marketing Digital | Negócios

Negócios locais com marketing digital

Ter uma presença digital se tornou, praticamente, uma obrigação para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Para negócios locais, o marketing digital é uma ferramenta mais do que importante para divulgar seus diferenciais, educar o público sobre o consumo de seus produtos, serviços e fidelizar clientes.

Como planejar e executar as melhores estratégias digitais e alavancar os seus negócios? Confira algumas dicas!

1- Conheça muito bem o seu público

Antes de mais nada, é essencial que você conheça bem quem é o seu público. Saber com quem está falando vai fazer toda a diferença na hora de planejar e executar as suas estratégias de marketing digital.

Para facilitar esse trabalho, pense em personas. Com base nas vendas que já realizou ou em outros dados, trace o perfil do seu público real: o que ele faz para viver e se divertir, como ele se relaciona com amigos e marcas, quais suas dúvidas e problemas. Tendo essa persona definida em mente, ficará muito mais fácil de saber quais ações e conteúdos são interessantes ou não para atingir o seu público real.

2- Invista em conteúdo

O segundo e extremamente importante ponto é o marketing de conteúdo. Com ele, é possível se tornar referência na área de atuação do seu negócio e educar o público sobre a importância de seus produtos e serviços. Lembre-se da persona que você traçou anteriormente ao desenvolver conteúdos e materiais que possam ajudá-la.

Como resultado, muitos passarão a procurar o seu negócio para obter mais informações, reduzindo a necessidade de ter uma equipe ou estratégia de vendas mais volumosa e que demande grandes investimentos.

3- Saiba aproveitar o poder das redes sociais

As redes sociais representam um enorme potencial de divulgação do seu negócio e para o relacionamento com clientes.

Aproveite desse potencial para divulgar os conteúdos que criar e interagir com o seu público nos canais em que ele estiver, como Facebook, Twitter ou Instagram.

Um atendimento diferenciado, uma resposta rápida e uma informação relevante dada na hora certa farão toda a diferença na hora de conquistar e manter os consumidores!

4- Não esqueça do mobile

Quando falamos de negócios locais, ter um site responsivo e que permite uma experiência amigável em navegação mobile é essencial!

Cada vez mais, as pessoas consomem e buscam conteúdos fora de casa ou do trabalho.

Por isso, se você não tiver um site para mobile, as chances de o seu público encontrar e se interessar pelo seu negócio se tornam mínimas.

Além disso, um site que permite uma boa experiência ao usuário e é responsivo é essencial para conquistar relevância e visibilidade no Google e em outros mecanismos de busca.

5- Fortaleça o relacionamento com os clientes

O marketing digital conta com excelentes ferramentas, como as redes sociais e o e-mail marketing, que permitem estreitar e personalizar o atendimento aos clientes. Aproveite!

Interaja com seus clientes nas redes sociais, participe de conversas relevantes para o seu negócio, crie promoções e ofertas exclusivas para grupos de consumidores e datas comemorativas. Essas são apenas algumas das inúmeras formas de demonstrar que você se importa com o seu comprador. Como todos sabemos, cliente satisfeito é consumidor lucrativo.

Ainda está em dúvida sobre como fazer o marketing digital para o seu negócio?

Leia este artigo e certifique-se de que as estratégias que você adotou ou pensa em adotar estão de acordo com os objetivos da sua empresa!

Sucesso!

Roder Cypriano | OLÁ Multicom | 48 3442.3443
Certificada RD Station

O que faz uma Agencia de Inbound MKT

Tags: