Marketing Digital, Automação de Marketing e Marketing de Conteúdo

Publicado em 24 de julho de 2016 . Categoria: Automação de Marketing | Funil de Vendas | Inbound Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Tripé do Inbound Marketing

Tripé do Inbound Marketing

Se você faz alguma ação de Marketing Digital, precisa entender que os investimentos no Google AdWords e Facebooks Ads, não vão ser tão eficazes (pra não dizer que não vão dar em nada), se você não levar em conta o Tripé do Inbound Marketing.

Não é um conceito novo. É uma afirmação. É a mesma coisa que você comprar um carro que atinge 380 km por hora em 12 segundos, sendo que você vai andar com esse carro numa cidadezinha do interior, onde só tem ruas de barro, cheias de buracos e, além disso, você só pode usar o carro nos fins de semana.

Ou seja, você investiu um bom dinheiro numa ferramenta que não vai te te trazer benefícios nenhum, pois você não tem como aproveitar o máximo dessa máquina fantástica.

Neste artigo, falaremos sobre o conceito de Inbound Marketing e como ele se compõe, para obter melhores resultados, de três partes distintas: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e a Automação de Marketing.

Para isso, exploraremos os conceitos e mostraremos, principalmente, a importância disso no mundo contemporâneo conectado e moderno, onde houve uma mudança no perfil do consumidor.

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O que é Inbound Marketing

Podendo ser traduzido como Marketing de Atração, esse termo foi cunhado pela primeira vez em 2013 pela Hubspot, uma das principais empresas do setor.

Esse método veio para contrapor as formas tradicionais de se fazer Marketing em que o seu público está consumindo um determinado conteúdo e é interrompido para ser informado sobre o seu produto ou serviço.

O Inbound veio para inverter essa ordem, trazendo primeiro o conteúdo de relevância para o seu público e, como consequência dele, vem a exposição da marca.

Além disso, o Inbound Marketing é, em média, 62% mais barato que o Marketing Tradicional e leva em consideração que 9 em cada 10 consumidores virtuais usam a internet para se informar antes de fazer uma compra.

Essa forma de se fazer Marketing é apoiada em um tripé que a sustenta: o Digital, o de Conteúdo e a Automação.

Vamos entender cada um deles para que você possa saber como consolidar bem o seu trabalho de Inbound.

Marketing Digital

Apesar de ser um dos principais componentes do Inbound, o Marketing Digital não está abaixo dele. Na verdade, está mais para o contrário.

O Marketing Digital nasceu junto com a própria internet e ele pode ser resumido em toda forma de se expressar no ambiente digital. Dentre essas formas, encontra-se o Inbound.

O Marketing de Atração (Inbound Marketing) nasceu dentro do ambiente digital, tendo-o como premissa e dependendo dele para se sustentar. Por isso, o Digital é um dos seus pés.

Plataforma básica

O Marketing Digital vai desde os banners nos portais de grandes notícias até um tweet feito por uma marca. Ele permeia todos o processo de se fazer Inbound, sendo de fato, a plataforma em que todo o trabalho de comunicação entre a sua empresa e o cliente se desenvolverá.

Marketing de Conteúdo

Se o Marketing Digital é a base, o de Conteúdo é o motor da sua estratégia. É por ele que o Inbound acontece e é nele que você ou sua agência digital passará mais horas se debruçando.

Como dissemos, o Inbound parte do princípio de criar algo relevante que atraia a atenção do seu cliente. O estudo que organiza e gerencia essa forma de se criar um conteúdo atrativo é o Marketing de Conteúdo.

Essa área nova no Brasil e no mundo só começou a ganhar força em 2015, mas hoje, várias empresas já praticam seus princípios e, melhor, já cultivam grandes resultados por meio dele. O Marketing de Conteúdo racionaliza o processo de se criar conteúdo, dando-lhe força e direção para atingir seus objetivos comerciais.

Funil de vendas

O Marketing de Conteúdo parte de um conceito chamado “Funil de Vendas”, que estuda profundamente seus clientes e os transforma em “Personas”. A partir daí, cria-se conteúdos direcionados com foco no que seu público quer ler, ver ou ouvir e transforma-o, de completo desconhecedor da sua empresa em um potencial cliente (chamado lead). Até ele, de fato, tornar-se alguém que traga algum retorno financeiro para o seu negócio. Tudo isso com um custo, muitas vezes, menor que o do Marketing Tradicional.

Automação de Marketing

O Marketing de Automação é o grupo de definições e processos feitos por meio de softwares para gerenciar todo o processo de Inbound.

Nascido apenas como uma plataforma para controlar os leads de forma mais simples e rápida, a Automação se expandiu para todo um conceito de segmentação de pessoas para fazer uma comunicação ainda mais direcionada. Consequentemente, mais assertiva, diminuindo os custos, o tempo e os esforços das equipes, tanto de Marketing quanto de Vendas.

Assim, cria-se uma verdadeira máquina de vender, com alto índice de eficiência, mas com um toque humano que permite a relação entre empresas, seus clientes e proporciona o aprendizado.

Hoje, com as novas demandas que os consumidores têm, não basta ter um bom produto em mãos e uma forma criativa de vendê-lo.

Os públicos estão se tornando seletivos ao conteúdo que absorvem, que se expõe e as novas formas de comunicação estão permitindo essa seleção para eles.

O jeito não é ir contra a tecnologia, mas usá-la ao seu favor e se adaptar aos novos tempos e às novas necessidades do seu público.

Ensine

O desejo de compra sempre vai existir. Mas as formas de se transmitir esse desejo é que tem de se adequar aos dias e às tecnologias em que estão inseridos.

Crie algo relevante, que ensine e agregue ao seu público. Essa é uma das formas mais promissoras de se fazer isso.

Com bastante conhecimento sobre as possibilidades que o Marketing Digital proporciona, uma boa execução dos princípios de Conteúdo e o uso correto de Automação, sua empresa está pronta para executar uma estratégia de Inbound com eficiência e assertividade.

O importante é entender bem cada conceito e ter uma equipe especializada para planejar e executar cada passo do plano para o seu negócio com qualidade e foco nas vendas.

O nosso artigo lhe ajudou? Deixe seu comentário com sua dúvida ou opinião e boa sorte na sua nova estratégia!

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