Marketing de Conteúdo para SaaS: Quais os benefícios

Publicado em 10 de março de 2016 . Categoria: Empresas SaaS | Inbound Marketing | Marketing Conteúdo

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Ainda há certo estranhamento quando se fala de marketing de conteúdo para atrair novos clientes e aumentar os lucros de empresas SaaS.

É realmente possível ver resultados tangíveis com um investimento em marketing de conteúdo.

Quais os principais benefícios de trabalhar essa estratégia para aumentar seus negócios? Confira o nosso artigo do dia!

1- Resultados a longo prazo

Ao contrário das campanhas tradicionais, que costumam ser pontuais e com um prazo determinado, o marketing de conteúdo é um trabalho que traz resultados a longo prazo.

Quando se produz materiais com conteúdo que solucionam dúvidas e problemas do seu público, eles se tornam relevantes na internet e ganham visibilidade naturalmente.

Consequentemente, a sua empresa começa a ser relacionada como referência no mercado, fazendo com que o cliente venha até você.

Assim, a necessidade de realizar investimentos em grandes campanhas de marketing e estruturar uma equipe robusta de vendas deixa de ser a única forma de gerar novos negócios.

2- Custo de aquisição de clientes menor

Também conhecido como CAC, o Custo de Aquisição de Clientes diminui quando há investimento em marketing de conteúdo.

As campanhas tradicionais, mesmo que sejam realizadas em canais qualificados, colocam a sua empresa em uma posição fria e distante do seu público e, às vezes, até invasiva.

Isso faz com que o custo para adquirir um cliente aumente, além de tornar o processo longo e desgastante.

Quando o marketing de conteúdo é trabalhado em empresas de softwares, os vendedores assumem uma posição de consultores, estabelecendo um relacionamento próximo e reduzindo a necessidade de grandes investimentos em campanhas.

Além disso, a fidelização do consumidor é maior, visto que os benefícios oferecidos vão além dos softwares e dos serviços da sua instituição.

3- Rendimentos por cliente maiores

Uma métrica muito importante e que deve ser acompanhada é o CLV (o valor do tempo de vida de um cliente).

Essa métrica mede a previsão de rendimentos que será gerada por um consumidor ativo, levando em consideração os custos envolvidos na manutenção desse comprador.

A conta aqui é simples, pois segue o mesmo raciocínio do custo de aquisição de clientes.

Se você está investindo em marketing de conteúdo e terá resultados a longo prazo, diminuindo a necessidade de estruturar grandes equipes de vendas e realizar campanhas, os custos envolvidos na manutenção dos consumidores diminui, aumentando o CLV.

Em outras palavras, você precisará investir menos para gerar os mesmos (ou até mais) rendimentos de um comprador.

4- Simplicidade para aumentar o ticket médio dos clientes

Mais um benefício financeiro diretamente relacionado ao investimento em marketing de conteúdo é o aumento do ticket médio dos seus clientes.

Quando aplicamos em conteúdo, o nível de fidelização de consumidores é maior, uma vez que há valores de conhecimento agregados aos seus softwares e serviços.

Com isso, aumentar o ticket médio de seus compradores se torna mais fácil, pois acaba vindo naturalmente.

Pense que a sua empresa e sua equipe de vendas estará constantemente gerando valor não apenas para leads, mas também para os clientes atuais, além de educá-los sobre a importância de seus serviços.

Dessa forma, a importância em consumir novos softwares e investir em tecnologia será percebida pelo próprio consumidor, gerando um aumento de ticket natural.

Ainda não está convencido dos benefícios de investir em marketing de conteúdo? Leia estes casos de sucesso e tenha certeza de que essa é uma poderosa ferramenta de vendas para o seu negócio!

Grande abraço.

Roder Cypriano | OLÁ Multicom | 48 3442.3443
Certificada RD Station

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