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Marketing de Conteúdo para SaaS: Quais os benefícios

Ainda há certo estranhamento quando se fala de marketing de conteúdo para atrair novos clientes e aumentar os lucros de empresas SaaS.

É realmente possível ver resultados tangíveis com um investimento em marketing de conteúdo.

Quais os principais benefícios de trabalhar essa estratégia para aumentar seus negócios? Confira o nosso artigo do dia!

1- Resultados a longo prazo

Ao contrário das campanhas tradicionais, que costumam ser pontuais e com um prazo determinado, o marketing de conteúdo é um trabalho que traz resultados a longo prazo.

Quando se produz materiais com conteúdo que solucionam dúvidas e problemas do seu público, eles se tornam relevantes na internet e ganham visibilidade naturalmente.

Consequentemente, a sua empresa começa a ser relacionada como referência no mercado, fazendo com que o cliente venha até você.

Assim, a necessidade de realizar investimentos em grandes campanhas de marketing e estruturar uma equipe robusta de vendas deixa de ser a única forma de gerar novos negócios.

2- Custo de aquisição de clientes menor

Também conhecido como CAC, o Custo de Aquisição de Clientes diminui quando há investimento em marketing de conteúdo.

As campanhas tradicionais, mesmo que sejam realizadas em canais qualificados, colocam a sua empresa em uma posição fria e distante do seu público e, às vezes, até invasiva.

Isso faz com que o custo para adquirir um cliente aumente, além de tornar o processo longo e desgastante.

Quando o marketing de conteúdo é trabalhado em empresas de softwares, os vendedores assumem uma posição de consultores, estabelecendo um relacionamento próximo e reduzindo a necessidade de grandes investimentos em campanhas.

Além disso, a fidelização do consumidor é maior, visto que os benefícios oferecidos vão além dos softwares e dos serviços da sua instituição.

3- Rendimentos por cliente maiores

Uma métrica muito importante e que deve ser acompanhada é o CLV (o valor do tempo de vida de um cliente).

Essa métrica mede a previsão de rendimentos que será gerada por um consumidor ativo, levando em consideração os custos envolvidos na manutenção desse comprador.

A conta aqui é simples, pois segue o mesmo raciocínio do custo de aquisição de clientes.

Se você está investindo em marketing de conteúdo e terá resultados a longo prazo, diminuindo a necessidade de estruturar grandes equipes de vendas e realizar campanhas, os custos envolvidos na manutenção dos consumidores diminui, aumentando o CLV.

Em outras palavras, você precisará investir menos para gerar os mesmos (ou até mais) rendimentos de um comprador.

4- Simplicidade para aumentar o ticket médio dos clientes

Mais um benefício financeiro diretamente relacionado ao investimento em marketing de conteúdo é o aumento do ticket médio dos seus clientes.

Quando aplicamos em conteúdo, o nível de fidelização de consumidores é maior, uma vez que há valores de conhecimento agregados aos seus softwares e serviços.

Com isso, aumentar o ticket médio de seus compradores se torna mais fácil, pois acaba vindo naturalmente.

Pense que a sua empresa e sua equipe de vendas estará constantemente gerando valor não apenas para leads, mas também para os clientes atuais, além de educá-los sobre a importância de seus serviços.

Dessa forma, a importância em consumir novos softwares e investir em tecnologia será percebida pelo próprio consumidor, gerando um aumento de ticket natural.

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Até mais!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing