Marketing de Conteúdo para PME: o que é e por que investir?

Publicado em 24 de junho de 2016 . Categoria: Clientes | Inbound Marketing | Internet | Marketing Conteúdo | PMEs | Vendas

marketing de Conteúdo para PMEs

O marketing de conteúdo é, sem dúvida alguma, a estratégia da vez quando falamos em usar a internet para melhorar os resultados de uma empresa. Por que ele é tão bom? No que ele consiste?

Neste texto vamos falar sobre o marketing de conteúdo para PME e a importância dele.

A chegada do Marketing de Conteúdo para PME

Basta fazer algumas pesquisas rápidas para notar que blogs e sites que produzem textos, vídeos e até mesmo áudios (os famosos podcasts) para entrar em contato com o público estão fazendo cada vez mais sucesso.

Isso acontece, por um simples motivo: estamos vivendo na era da informação e as pessoas sempre estão em busca de algo que as ajudem de alguma forma.

É nesse momento que várias empresas começam a ficar para trás na corrida da inovação.

Antigamente, os sites serviam apenas para dar informações sobre o seu negócio, como telefone de contato, endereço, horário de funcionamento, entre outras coisas do tipo.

Os tempos mudaram e isso não leva mais as empresas a lugar algum.

Academias de ginástica, por exemplo, estão investindo na criação de blogs e até mesmo videoaulas para tirar dúvidas de alunos e potenciais alunos, dando dicas de alimentação, exercícios e vida saudável, mostrando que possuem condições de oferecer o suporte necessário para quem está disposto a se exercitar.

E pode ter certeza de que isso está valendo para os mais variados setores. Locadoras de carros dão dicas de turismo e até mesmo alguns restaurantes agora investem na criação de cursos de culinária ou enologia.

E como isso funciona exatamente para uma empresa? Qual o objetivo?

O conceito do Marketing de Conteúdo

A melhor maneira de ilustrar o marketing de conteúdo é fazendo uma comparação entre bons amigos e conhecidos não muito agradáveis.

Imagine alguém que você conhece de vista e que SEMPRE que fala com você é porque quer pedir algum favor ou algo do tipo. Você se sente confortável em falar com essa pessoa? Você gosta de fazer favores pra ela?

O contrário disso é aquele amigo que sempre tem assuntos legais, te ajuda quando você tem um problema e sempre te dá boas dicas, como aquele restaurante adorável que você só conheceu por conta dele ou aquele conselho pra economizar mais durante uma viagem.

Empresas que apenas falam sobre promoções e ofertas com o público serão facilmente trocadas por quem apresentar a melhor oferta.

Por outro lado, aquelas empresas que ajudam a audiência com dicas e informações relevantes acabam ganhando um espaço especial na memória das pessoas, sendo tratadas com preferência quando alguém precisa fazer uma compra ou contratar um serviço.

É por isso que academias estão investindo em dar dicas saudáveis e locadoras de carros querem ajudar seus clientes a fazer turismo.

Essas empresas querem ficar marcadas na memória do consumidor e, não só isso, querem atrair pessoas que estão procurando por essas dicas e, a partir disso, passam a conhecer a empresa.

As diferentes maneiras de educar os seus clientes

Uma grande vantagem do marketing de conteúdo é a possibilidade de educar os seus clientes. Isso funciona de duas formas:

  • mostrando ao possível cliente a importância e utilidade de algo que ele não conhecia antes;
  • mostrando como ele pode melhorar a experiência oferecida por um de seus produtos ou serviços.

Este conteúdo é um exemplo de como educar o público é importante.

A partir de agora você sabe o porquê das empresas investirem em marketing de conteúdo e, provavelmente, não quer desperdiçar essa oportunidade. Isso pode ser feito com vários produtos e serviços que uma empresa oferece.

Dica especial

O marketing de conteúdo pode ser extremamente efetivo, mas tudo depende do planejamento e da execução da estratégia.

Não adianta nada, por exemplo, produzir conteúdos com ótimas dicas se elas não são interessantes para quem realmente acompanha você. Isso é explicado em detalhes no texto: Público ideal x Público real.

Quer mais dicas e detalhes sobre marketing de conteúdo para PME? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom | 48 3442.3443
Agência Certificada RD Station

Tags: