Local search: a importância de se posicionar para buscas locais

Publicado em 2 de julho de 2018 . Categoria: Sem categoria

Na busca por criar campanhas que atinjam o máximo possível de pessoas, muitas empresas acabam esquecendo de algo importante: as buscas locais.

O chamado local search são aquelas buscas onde se define uma intenção mais local para a pesquisa, partindo da escolha da origem e relação dos resultados. Essa ação pode ser feita escolhendo pontos como idioma, localização física das pessoas que fazem pesquisa e a sugestão dada pelo próprio Google (Ex.: Restaurante em Belo Horizonte/MG).

Para mostrar um pouco mais da importância do local search, listamos alguns detalhes que mostram como e porque essa solução pode alavancar os resultados do seu negócio.6

Importância do bom posicionamento local

A escolha por aparecer nas buscas locais varia conforme o segmento e os objetivos do negócio. Estabelecimentos físicos como restaurantes, academias e lojas, ou seja, aqueles que dependem da circulação diária de um bom número de pessoas, encontram nessa forma de busca uma ótima solução.

Isso se explica pelo fato de que, nesses casos, até mesmo buscas genéricas dos usuários podem levar à aparição do seu negócio nos resultados como, por exemplo, “academia em São Paulo” ou “academia no Centro de São Paulo”

O Google, na busca por favorecer a experiência do usuário, sempre tenta exibir resultados que se aproximem do desejo da pessoa que está pesquisando, especialmente se baseando na sua localização. Dessa forma, mesmo que um usuário coloque simplesmente “academia” alguma sugestão próxima e baseada no local search irá surgir.

Como aparecer nas buscas locais do Google

Agora que você sabe a importância de aparecer nas buscas locais, deve estar querendo saber como fazer isso. Abaixo, listamos algumas maneiras de realizar essa ação. Confira!

Associar o conteúdo com a região

Tendo em vista a segurança na internet, é preciso ter prudência na hora de expor os seus dados, especialmente aqueles relacionados a endereços físicos e formas de contato.

Mas, no âmbito corporativo, isso é diferente. Para ser procurado, é preciso que as pessoas tenham fácil acesso ao seu endereço e contato comercial. Sendo assim, você pode e deve expô-los sem receio.

Na página principal do seu site, é recomendado deixar bem visível o endereço, e-mail e telefones da empresa. Com essa ação, você está deixando claro para os seus visitantes como e aonde encontrá-lo, medida que traz mais credibilidade para o seu negócio.

Também é possível utilizar estratégias como o SEO local e o marketing de conteúdo para produzir conteúdo associado com a sua região. Dessa maneira, pode-se fazer uma divulgação mais otimizada em caráter regional.

Considerando que o Google é a atual lista telefônica e o meio preferido para fazer buscas por estabelecimentos próximos, criar conteúdos focados na sua localização é uma maneira de ganhar pontos e atrair mais pessoas.

Vale lembrar que existem opções aptas a atender essa demanda, como o Google Local Business Center (o qual vamos detalhar na sequência do post), que são um bom complemento ao local search, especialmente por disponibilizarem muitos recursos gratuitos.

Realizar cadastros em diretórios locais

Talvez você não saiba, mas existem diretórios focados em regiões específicas. Para ilustrar esse ponto, podemos citar o exemplo dos estados.

No Brasil, encontramos diretórios específicos para estados como Bahia e Paraíba. Veja o exemplo do diretório da Paraíba: https://www.a-paraiba.com/diretorio/.

Os diretórios regionais são boas opções para quem planeja colocar links de páginas especialmente otimizadas para o local search, atraindo clientes da região desejada.

Ele serve para os usuários como uma fonte de descoberta de novos locais, o que ajuda a validar a importância desse recurso.

Utilizar o Google Local Business Center

Para quem possui negócios físicos (e também virtuais), esse é um item muito importante. Por meio de um cadastro no Google Local Business Center, é possível colocar algumas informações importantes sobre o seu negócio. Veja quais são elas:

Identificação da empresa

É muito importante relacionar o nome da sua empresa ao seu nicho. Expor isso de forma clara ajuda os usuários a associar a sua marca à área de atuação dela. Uma questão que também precisa ser mencionada é que marcas com nome simples são mais fáceis de serem memorizadas.

Localização

Deixar claro de qual cidade a sua empresa é facilita para que o Google associe o seu negócio com a sua região.

Telefone

É recomendado colocar o telefone da sua empresa, pois essa é uma forma de demonstrar aos usuários como você quer ser contatado. Considerando que muitas pessoas preferem um contato telefônico, deixar essa opção à vista contribui para gerar mais contatos.

Descrição do negócio

Uma boa descrição do seu negócio deve relacionar pontos como o nicho de atuação, produtos e/ou serviços oferecidos, cidades ou bairros atendidos, horário de funcionamento e principais formas de pagamento aceitas;

Endereço do site

Colocar o endereço do seu site é algo que não pode faltar, afinal o Business Center também serve para gerar tráfego na sua página.

Aqui vale um adendo: o cadastro não exige a obrigatoriedade de ter um site. Para quem tem um, é bacana criar conteúdos e páginas otimizadas para o público local.

A explicação para isso está no fato do Google Local Business Center ser parte dos resultados gerais do buscador.

Criar landing pages para a cidade almejada

As landing pages são excelentes aliadas para quem deseja criar um banco de dados local. Ao definir uma cidade ou região-chave, é possível direcionar estratégias de marketing para colocar as páginas de captura em ação.

Como essas páginas precisam estar altamente segmentadas, ou seja, serem feitas especificamente para o público local, é necessário utilizar alguns itens como:

  • título;
  • H1;
  • descrição;
  • palavras-chave;
  • conteúdo original;
  • tags;
  • imagens;
  • URL.

Como vimos, para muitas empresas, especialmente com base no ramo de atuação delas, aparecer nas buscas locais é mais do que necessário, é um diferencial na estratégia.

Fazer isso é essencial para gerar mais visitas e, a partir deste número, trabalhar para converter mais. Por isso, não deixe de lado as dicas expostas aqui. Elas são fundamentais para quem almeja resultados melhores e uma estratégia mais otimizada e focada no local search.

E, falando em criar uma estratégia digital vencedora, que tal contar com a nossa ajuda? Colocamos a nossa expertise à sua disposição. Entre em contato conosco e nos conte mais sobre o seu projeto!

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