Lean startup: entenda o que é e como adotar

Publicado em 8 de novembro de 2016 . Categoria: Empreendedores | Empreendedorismo | Lean startup | Negócios

Todo os anos, centenas de best-sellers de negócios aparecem por aí se tornando sucessos de público e crítica.

No entanto, de vez em quando aparecem alguns com conceitos e ideias tão interessantes que além de fazer um baita sucesso (e muito dinheiro), também conseguem mudar algumas regras do mercado.

É o caso de A Startup Enxuta, do empresário Eric Ries.

Uma obra que apresentou para muita gente o conceito de lean startup e ajudou milhares de donos de empresas a otimizarem os resultados dos seus negócios.

Não sabe o que é lean startup? Ficou interessado em entender como isso pode impulsionar a sua empresa?

Então deixa que a gente te explica um pouco mais sobre tudo isso.

O que é uma lean startup

De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Harvard em 2011, cerca de 75% das startups que abrem as portas tendem a dar errado em um período bem curto de tempo.

Muito disso por causa do alto volume de desperdícios (tanto de dinheiro quanto de tempo) existentes nesses tipos de negócios.

Foi para tentar controlar isso que surgiu o conceito de lean startup.

Bastante inspirada na filosofia de lean manufacturing, a ideia da lean startup apresentada por Ries ainda usa algumas pitadas de marketing e tecnologia para mostrar como um empreendedor pode colocar e testar seus produtos no mercado de uma forma mais rápida e certeira.

Tudo isso, claro, voltado para os verdadeiros desejos do consumidor — o que pode trazer vários benefícios para qualquer tipo de negócio.

Os benefícios desse modelo para o seu negócio

Ao medir os resultados de um teste de produto — assim como medimos os resultados de nossas campanhas digitais — e tirar toda a gordura do negócio, é possível entender qual o melhor caminho para seguir com uma empresa e como fazer com que ela tenha resultados mais otimizados, evitando os gastos desnecessários e produzindo apenas aquilo que seu público realmente quer.

Agora, para que tudo isso dê certo, é preciso seguir à risca os 5 pontos principais para a criação de uma startup enxuta.

Os 5 pontos principais para uma lean startup

Quer saber como aplicar o conceito em seu negócio? Veja quais são os 5 pontos principais apresentados por Eric Ries:

  1. Reduza ao máximo que puder o tempo de produção do seu produto, como se ele fosse sempre um MVP (sigla para Minimum Viable Product ou produto viável mínimo);
  2. Vá aperfeiçoando o seu produto de acordo com os resultados dele no mercado;
  3. Teste bastante algumas variações e formas de venda do seu produto para coletar informações dos consumidores;
  4. Consumir a menor quantidade de recursos da sua empresa — e aí o uso de ações em redes sociais para ampliar vendas pode ser bem útil;
  5. Estar preparado para mudar (radicalmente, se necessário) o seu produto e até seu negócio.

Capaz de fazer a diferença para os resultados de qualquer média e pequena empresa, a ideia da lean startup é também uma forma de os pequenos empresários enfrentarem os grandes concorrentes.

No entanto, é preciso ficar de olho em tudo que listamos por aqui para que essa receita de sucesso traga benefícios reais para o seu negócio.

Curtiu o nosso post? Curta também a nossa página do Facebook para ficar por dentro de outras novidades e ideias para fazer a sua empresa decolar!

Sucesso!

Roder Cypriano  |  OLÁ Multicom

o-que-faz-uma-agencia-de-inbound-mkt

 

Diagnóstico de marketing digital

 

Tags: