Instagram stories: por que utilizar essa estratégia na sua empresa?

Publicado em 11 de junho de 2018 . Categoria: Marketing Conteúdo | Marketing Digital

O Instagram é uma das redes sociais com maior número de usuários ativos no mundo. Em 2017, por exemplo, o número de inscritos era de aproximadamente 800 milhões, sendo que 500 milhões desse número eram de usuários ativos diariamente.

E esse número, que só tende a crescer, mostra como a ferramenta é poderosa, principalmente para as empresas que querem se aproximar do público, uma vez que, frequentemente, são criados novos recursos para alcançar engajamento, como é o caso do Instagram Stories.

Neste artigo, explicaremos como ele funciona, quais são os benefícios de apostar nessa funcionalidade do Instagram e como implementar uma estratégia utilizando a ferramenta. Confira!

O que é o Instagram Stories e como ele funciona?

Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories foi agregado como um novo recurso à plataforma de fotos. Ele permite o compartilhamento de momentos do dia a dia dos usuários (fotos e vídeos curtos) que ficam disponíveis por 24 horas para que os seguidores vejam.

Desde o seu lançamento foi evoluindo e trouxe consigo novas maneiras de fazer vídeo, escrever textos nas fotos ou vídeos, inserir emojis, GIFS, fazer menções, enquetes, entre outros recursos. A ideia é proporcionar aos seguidores atualizações constantes e informações que possam ser consumidas em um curto espaço de tempo.

O stories, como também é chamado, é bem fácil de ser usado. É possível tanto inserir fotos e vídeos que já estão no rolo da câmera do celular, como também fazê-los diretamente na funcionalidade do aplicativo. Depois de publicada, a estória ainda pode ser configurada e, até mesmo, excluída a qualquer momento por você.

O interessante para as empresas que utilizam a funcionalidade é que elas podem ativar os comentários na própria estória e receber directs que permitem, por exemplo, responder perguntas específicas sobre serviços e produtos.

Quais os benefícios de apostar nessa funcionalidade do Instagram?

As vantagens de apostar nessa funcionalidade do Instagram são muitas, principalmente para as empresas que investem no uso correto da ferramenta. Conheça algumas delas a seguir!

Criar maior proximidade do público

O recurso permite divulgar acontecimentos em tempo real, como bastidores da marca, o que ajuda na humanização do perfil diante do público-alvo. Vale ressaltar que a funcionalidade tem ainda a opção de transmissões ao vivo, o que contribui ainda mais para a aproximação dos seguidores que poderão conferir, por exemplo, eventos da marca em tempo real.

Estabelecer a lembrança de marca

Fazer com que a marca seja lembrada é uma tarefa que exige esforço e empenho da equipe. Afinal, com tanta competição no mercado é preciso apresentar diferenciais para que o público se lembre justamente da sua empresa no momento de realizar as suas compras.

O stories ajuda nesse sentido, pois é uma ferramenta que entrega atualizações aos seus seguidores em tempo real, especialmente se forem feitas de maneira constante e permitirem a interação.

Conhecer melhor o seu público

Uma das regras do mercado moderno é atender o público da maneira mais personalizada possível, isso é fundamental para conquistar a fidelidade do consumidor. O recurso do Instagram pode ajudá-lo nessa tarefa de conhecer melhor o público, a fim de oferecer insights sobre campanhas mais eficazes e comportamentos para que serviços e produtos sejam bem selecionados.

Isso é possível graças à funcionalidade do stories, que permite visualizar não só quantas pessoas viram a estória, como também os nomes desses usuários. A partir disso, é possível acessar os perfis e conhecer mais sobre o seu público, os seus interesses e hábitos.

Como implementar uma estratégia utilizando a ferramenta?

Existem diversas dicas de como implementar uma estratégia de marketing utilizando o Instagram Stories. Como dissemos, quanto mais engajamento a empresa tiver em utilizar a ferramenta da maneira correta, maiores as chances de ela obter sucesso. Confira a seguir alguns segredos que ajudarão nessa empreitada!

Invista em fotos e vídeos diferentes dos postados no feed

Isso não impede a réplica de conteúdos, mas se você almeja sucesso no stories precisa investir em um material diferenciado. A qualidade das fotografias e vídeos é imprescindível, mas não é só isso. Procure instigar os seus seguidores para que eles acessem o seu perfil. Para isso, poste detalhes dos produtos, promoções, chamadas para conferir as últimas novidades, etc.

Adicione links às suas postagens

Essa função é exclusiva para perfis com mais de 10 mil seguidores, mas é de grande impacto, principalmente se a sua empresa comercializa produtos e serviços pela web. Para utilizá-lo basta tirar a sua foto ou vídeo e acessar a pequena corrente que fica em cima da tela. A partir disso, o link ficará acessível pelo “ver mais” na parte inferior da tela.

Por meio dele, por exemplo, é possível levar o público a acessar um vídeo completo da marca, ir diretamente para a página do produto ou serviço exibido para a compra ou, até mesmo, promover conteúdo do seu blog.

Invista no Instagram Ads

Assim como o Facebook, o Instagram permite o investimento em Ads, que são as propagandas pagas. A função há pouco tempo foi embutida também no stories e permite às empresas criar conteúdo patrocinado que aparecem entre um storie e outro mesmo de usuários que ainda não o seguem, mas que possuem o perfil de comprador da marca.

O interessante desse investimento é que é possível atrair mais seguidores para a sua marca ao apresentar os seus produtos e serviços para um público em potencial. Como são curtos, eles precisam ser facilmente associados à sua marca, terem uma mensagem de impacto, conter fotos e/ou ilustrações de qualidade, etc.

Varie o conteúdo apresentado

Para garantir que a proximidade do público seja feita de maneira eficaz é importante variar o conteúdo apresentado na plataforma. Não são só os produtos e serviços que devem ser destacados.

Mostrar os bastidores da marca (desde processos de fabricação até uma linha do tempo sobre a história), divulgar participação em eventos e processos produtivos são formas de quebrar a formalidade e deixar o público mais ciente sobre a marca com a qual ele está lidando, proporcionando uma experiência mais completa.

O Instagram Stories surgiu como um recurso para proporcionar maior integração entre os usuários. Sua incorporação às estratégias corporativas aconteceu aos poucos e, hoje, com a sua consolidação, é capaz de oferecer excelentes resultados. Grandes empresas como a Mercedes, Taco Bell e Starbucks já utilizaram a ferramenta para marcar a sua participação no mercado digital.

Aliás, a ferramenta traz um adicional que é potencializar vendas por meio dos Micro-Momentos! Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso artigo e descubra os segredos dessa novidade!

Tags: