Facebook para B2B: como a sua página corporativa fortalece sua empresa

Publicado em 6 de maio de 2016 . Categoria: B2B | Facebook | Inbound Marketing | Marketing Digital | Redes Sociais | Vendas

Como a sua página corporativa no Facebook fortalece sua empresa

Embora recente, o uso do marketing digital dentro das organizações vem sendo constante.

Gerar leads, conhecer o mercado concorrente e o perfil do consumidor, atrair novos possíveis clientes ou mesmo fidelizar aqueles que já fazem parte do ciclo do negócio estão entre as peculiaridades do uso das redes sociais entre as empresas para fortificar a presença no ambiente virtual.

O Facebook é a rede social mais acessada no mundo e que possui o maior número de usuários ativos — e se sua instituição ainda não está dentro dele, é possível que esteja perdendo excelentes oportunidades de negócios.

Para se ter uma ideia, o estudo B2B Media Report 2015, publicado pela Brandwatch, das 200 empresas B2B analisadas nos Estados Unidos e Reino Unido, 76% das marcas possuíam contas no Twitter ou no Facebook, com uma média, respectivamente, de quase 50 mil seguidores e 210 mil fãs.

O estudo mostra a presença das empresas B2B dentro das redes. Contudo, a utilização do Facebook para b2b ainda não é feita de forma eficiente e muitas instituições acabam perdendo as potencialidades que o uso de redes sociais podem oferecer na divulgação dos produtos/serviços.

Veja como o Facebook para empresas pode fortalecer a imagem corporativa do seu negócio!

Facebook para B2B: funciona?

A resposta é simples: sim. Assim como qualquer outro tipo de empresa, as estratégias para companhias B2B precisam seguir uma linha de direcionamento e oferecer aos usuários conteúdos de qualidade e que possam marcar a experiência, gerando identificação no consumidor e despertando a vontade em conhecê-lo.

A utilização do Facebook para B2B é, entre todas as redes sociais, a mais adequada, uma vez que o usuário se conecta como uma pessoa física — seja no intervalo do trabalho no celular ou à noite, em casa — em busca de entretenimento e troca social.

Para B2B é uma excelente estratégia, uma vez que marcas querem se aproximar do consumidor e não falar com um profissional, diferentemente do que acontece no Linkedln.

Portanto, com uma estratégia adequada e gerando posts direcionados ao público que deseja atingir, companhias B2B poderão atrair novos clientes, gerar leads, tornar interessante o produto/serviço da empresa entre os seus seguidores e fãs.

É importante ter uma dose de criatividade para não tornar o conteúdo invasivo e invisível frente a concorrência.

O que levar em conta na hora de criar uma página?

A regra básica para ter uma página bem acessada no Facebook é criar conteúdo próprio e atrativo. Se você não investe nestes dois itens, é certo que perderá a relevância.

Por isso, ofereça produtos gratuitos para quem assinar a newsletter, e-books e likes Gates.

Outro ponto essencial para ter uma página de sucesso é gerenciar a periodicidade das publicações. Muitas empresas B2B perdem espaço na rede pelo simples fato de não movimentarem adequadamente sua página no Facebook. Existem softwares que auxiliam instituições que não têm tempo para colocar posts diários a manter uma rotina de publicação, até mesmo o próprio Facebook permite fazer agendamentos programados diretamente na sua fanpage.

No processo de criação, é preciso ficar atento ao design da página, uma vez que perde totalmente a atratividade quando apresenta erros.

Não precisa de nada muito sofisticado ou mesmo grandioso, preocupe-se em colocar uma boa foto de capa de maneira que o usuário reconheça o perfil da empresa e possa se identificar com a marca logo de início.

Outro ponto essencial que deve ser considerado é o tempo de resposta

Para o estudo B2B Media Report 2015, as empresas consultadas receberam 72.756 menções que poderiam ser consideradas “intenção de compra”.

Porém, menos de 1% destas menções foram respondidas pelas companhias, representando uma perda de receita equivalente a US$ 36 bilhões. O fato é que o cliente espera atenção, por isso é fundamental que, diante de qualquer tipo de comentário, sempre haja uma resposta esclarecedora.

Mas para facilitar todo o processo é essencial contar com a ajuda de uma agência para monitorar as mídias sociais e os resultados na sua página corporativa.

Com o acompanhamento de profissionais, a empresa pode conhecer melhor qual o impacto das suas ações e estabelecer estratégias que possam melhorar o que está sendo disponibilizado aos seus usuários.

Já sabe que o Facebook para b2b pode fortalecer sua marca, não é mesmo? Compartilhe sua opinião!

Sucesso!

Roder Cypriano  |  Agência OLÁ Multicom  |  (48) 3442.3443
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