Facebook F8: por que ficar de olho nas atualizações do Facebook?

Publicado em 6 de setembro de 2018 . Categoria: Inbound Marketing | Marketing Digital

O Facebook F8 (pronuncia-se eff eight) é uma conferência realizada anualmente pela mídia social mais utilizada em todo o mundo, hoje com mais de 2 bilhões de usuários ativos. O evento acontece na Califórnia, nos Estados Unidos, e destina-se a desenvolvedores interessados nas atualizações e nos avanços da companhia.

O Facebook foi eleito em 2010 como a empresa mais inovadora do mundo, segundo a Revista Exame. Nos últimos anos, a empresa de Mark Zuckerberg tem passado por constantes aprimoramentos, que agradam desde a usuários comuns a perfis empresariais. O Facebook para Empresas, aliás, com as páginas comerciais, otimizou muito os resultados na publicidade e nas vendas de pequenos, médios e grandes negócios.

No post de hoje, vamos falar mais sobre as inovações que Zuckerberg promete trazer em breve para a rede social número 1 e dona das outras três (WhatsApp, Instagram e Messenger) que compõem com ela a lista das cinco mais acessadas. 

A importância de manter-se informado sobre as atualizações do Facebook

Como até as calçadas das ruas sabem, a internet mudou para sempre a forma de nos relacionarmos. Na esfera comercial não é diferente: empresas e clientes experimentam diariamente os benefícios da conectividade virtual para ambas as partes.

Manter-se informado sobre as atualizações do Facebook, sendo ele, como já dissemos, a maior plataforma social em todo o mundo atualmente, significa nada mais nada menos que estar passo a passo com as viradas de onda que ocorrem – não é exagero afirmá-lo – todos os dias no mundo dos negócios.

Se, há um século, era necessário ter em mãos os jornais impressos para manter-se atualizado das principais questões econômicas e políticas da cidade e do país, hoje, manter-se conectado às redes sociais é, por excelência, a forma de acompanhar os fatos e de interferir no mercado e em outras esferas da vida. Isso porque as pessoas estão conectadas e consomem informações e produtos a partir desses espaços, onde visualização é palavra de ordem.

Portanto, acompanhar as novidades do Facebook F8, assim como quaisquer outras que possam aparecer entre um ano e outro, é indispensável para aprimorar e reavaliar constantemente as estratégias dos negócios. 

As principais novidades anunciadas no Facebook F8 em 2018

Além das providências tomadas a favor da privacidade dos usuários, bastante necessária depois do recente escândalo envolvendo o uso de dados para supostamente influenciar as eleições a favor de Donald Trump, em 2016, Zuckerberg também manifestou inovações como realidade aumentada, insigths com anúncios, aperfeiçoamento nas chamadas de vídeo e outras, como veremos a seguir.

  • Realidade Aumentada

A realidade aumentada é, basicamente, uma tecnologia que combina realidade e virtualidade, permitindo uma maior interação entre elas. Um exemplo disso são os óculos tecnologicamente planejados que podem ser conectados a aparelhos celulares ou a videogames para “introduzir” o usuário ao mundo virtual do jogo ou de experiências visuais variadas.

Esse recurso nas redes sociais possibilitará com que os usuários compartilhem criações em realidade aumentada tanto no Facebook, quanto no Instagram e no Messenger, graças ao lançamento do AR Studio, que permitirá às pessoas e às marcas criarem seus próprios filtros, impactando a relação com seus seguidores.

Isso será interessante para empresas que queiram fazer branding, campanhas especiais, transmissões ao vivo etc.

  • WhatsApp Business

O WhatsApp Business já está disponível há um tempo, com finalidades como detalhar os perfis das empresas – nome, endereço, descrição de serviços e especialidades, site e telefone para contato. Além disso, o app permite respostas rápidas, automáticas e personalizadas a perguntas frequentes.

O que passa a mudar no aplicativo em 2018 é a realização de videochamadas em grupos, em conversas com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Também será possível inserir stickers (adesivos) nas mensagens, tornando a comunicação mais interativa.

  • Novos insights com anúncios

Mesmo com a função de limpeza do histórico da navegação, que acaba por excluir também as informações de publicidade com a qual o internauta tem contato, ferramentas surgirão para não deixar comprometida a análise e a compreensão do comportamento dos consumidores por meio das redes sociais.

Novos recursos ajudarão as empresas a identificar onde e como (em quais canais) o público interage com a marca, e criarão formas de acompanhar em todos os canais as interações realizadas com a empresa antes da conversão. O Facebook Analytics é uma das ferramentas que permitirão isso.

  • Analytics for mobile

O Facebook Analytics já tem sido uma ferramenta de interação entre empresa e público por meio de diversos canais e dispositivos a que eles estão conectados. Ele permite uma análise de dados e um panorama geral do comportamento do cliente antes da conversão. Com isso, as marcas conseguem aprimorar suas estratégias de marketing.

A novidade é que o Analytics passa a ter um aplicativo para aparelhos móveis que permitirão às empresas controlar e acessar informações de seus leads em qualquer lugar. O app permite a análise de métricas mais relevantes de modo a se ter uma visão geral particularizada, bem como a criação de painéis com relatórios, navegação por dados automatizados da empresa e notificação de alterações nesses dados.

A inovação garante, ainda, mais eficiência na identificação do progresso das pessoas no site da empresa, no app ou nas Páginas da plataforma. Com isso, é possível criar funis personalizados no próprio Facebook Analytics, pois a ferramenta mostrará as informações sobre as probabilidades de conversão de cada segmento.

  • Chamadas coletivas de vídeo no Instagram

Há um bom tempo o Instagram tem sido uma das plataformas mais utilizadas nos negócios. Empresários tem percebido novas formas de impulsionar as vendas nessa rede que, a princípio, não apresentava muitas funcionalidades para isso.

As chamadas de vídeo, cada vez mais realizadas por usuários comuns e também por empresas, estarão agora mais interessantes com o recurso da coletivização. Além das fotos e textos, as lives favorecerão o contato mais próximo entre empresa e cliente.

  • Limpeza do histórico de navegação

Devido à polêmica de escoamento de dados, Zuckerberg planejou a construção do “Clear History” para que os usuários possam desativar a coleta dos dados em sites e aplicativos. Por um lado, essa novidade é vantajosa para a segurança dos dados; por outro, ela interfere negativamente na experiência do usuário em relação à publicidade personalizada que ele poderia receber caso o histórico de navegação existisse, pois são eles quem customizam o conteúdo de publicidade que é apresentado a cada internauta.

Mas, certamente, desenvolvedores pensarão numa solução eficaz para esse caso. A tecnologia não deixa de surpreender.

Gostou das novidades do Facebook F8? Já pensou em como elas impulsionarão o seu negócio? Fique por dentro das novidades que movimentam o universo digital acessando a nossa página no Facebook ou assinando a nossa Newsletter.

Até o próximo post!

 

Tags: