Estratégias de marketing e estrutura de vendas: não esqueça da expertise!

Publicado em 31 de outubro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Email Marketing | Empreendedores | Empreendedorismo | Empresas | Empresas de software | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Fórmula do Marketing de Vendas | Inbound Marketing | Inbound Trade | Indústria da Tecnologia | Internet | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing de Atração | Marketing Digital | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Personas | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | SEO | Site responsivo | Social Media | Tendências | Tipos de marketing | Trade Marketing | Tripé do Inbound Marketing | user experience | Vendas | Websites

As estratégias de marketing são um assunto que soa abstrato para muita gente. E há alguns motivos para isso: em primeiro lugar, o marketing digital é algo novo para a maior parte dos gestores e empreendedores. Em segundo lugar, ele carrega alguns mal-entendidos que os profissionais do marketing tradicional enfrentam há um bom tempo. Um exemplo comum é o da eterna confusão entre o setor de marketing e o de vendas.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse problema e como o fator humano é importante para desfazer esse tipo de confusão, integrar o setor de marketing com o de vendas e começar a inovar e lucrar!

Vamos, também, te mostrar o lado menos discutido dos dois setores e que pode ser o que falta para você e a sua empresa compreenderem a importância gigantesca do marketing: a  relação entre estratégias de marketing e estrutura de vendas!

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O que é o marketing

Em muitos casos, logo depois de fechar um contrato com um novo cliente, uma agência de marketing descobre algo sobre ele: o funcionário interno responsável pelo marketing é, na verdade, um vendedor ou funcionário brilhante da administração que foi realocado.

Essa confusão já faz parte do senso comum, e é melhor começarmos por ela: o marketing (seja ele digital ou tradicional) ajuda a vender e dialoga com a administração da empresa, mas é um setor diferente. Ele cuida de aspectos ligados às vendas (como a geração de leads e oportunidades, como vamos ver daqui a pouco), mas não se resume a isso.

Também envolve outros aspectos: posicionamento de um produto ou marca, relacionamento pós-venda e educação do mercado. Em alguns casos, até o rebranding (mudança mais radical da imagem de uma marca, envolvendo imagem, logo e outros) faz parte das funções do marketing.

Marketing e vendas

Desfeita essa confusão, o próximo passo é compreender como os dois setores se relacionam, visto que eles têm uma estrutura comum. Vejamos um exemplo do marketing digital: alguém vê um artigo da sua empresa na sua internet e clica para ler. Durante a leitura, é convidado a deixar seus dados para receber mais material sobre o assunto que o interessa.

Ao entregar esses dados, esse visitante se tornou lead. Isto é, um contato que vai continuar recebendo conteúdo e ficar cada vez mais perto de descobrir que tem um problema para o qual a sua empresa tem a solução. Quando estiver na iminência de tomar essa decisão, ele vai ser considerado uma oportunidade, e é só aí que ele sai do radar da equipe de marketing e passa para a equipe de vendas.

Estratégias de marketing e estrutura de vendas

E por que isso? Por que não fazer uma abordagem de vendas desde o início? Simples: por que a função do marketing é reduzir os custos e o tempo que os seus vendedores gastam para vender.

É por isso que se fala em estratégias de marketing, porque não adianta ter um blog e distribuir conteúdo por aí se ele não estiver orientado para gerar oportunidades reais de negócio. Em outras palavras, o marketing tem que “se pagar” com as vendas. E se a estratégia de marketing não encontrar uma estrutura de vendas do outro lado, isso não vai acontecer.

Ou seja: marketing e vendas estão intimamente relacionados, mas devem sempre ser pensados separadamente.

Ações isoladas e estratégias de marketing

Softwares, máquinas, planilhas, e-mails automáticos e outras possibilidades do mundo tecnológico e conectado não se operam sozinhas. Isso é óbvio até certo ponto, mas ainda não está muito bem esclarecido para muita gente.

Esse funcionário solitário do marketing de uma empresa — aquele do exemplo que usamos no início deste artigo — não vai conseguir tocar todo o setor de marketing sozinho. Não adianta colocar um CRM (Customer Relationship Management, um software responsável por gerir o relacionamento de empresa e cliente, via vendedores) e esperar que ele dê conta de tudo.

Esse funcionário vai se sentir esmagado pela quantidade de conhecimento necessário para tocar esse processo do início ao fim. Como dissemos, ele é pode ser um funcionário brilhante, mas não vai ter toda a expertise necessária para tocar toda uma estratégia de marketing.

Estratégia e expertise

Não existe estratégia sem expertise. Não há como uma única pessoa comandar coisas tão diversas quanto a criação de artigos para um blog, automação de e-mails, anúncios online, otimização de landing pages, nutrição e qualificação de leads, por exemplo.

A coisa mais importante para as estratégias de marketing é o capital humano de especialistas que fazem com que ele funcione. Você conhece o velho lema “pessoas compram de pessoas”? Pois bem, no marketing tradicional ou digital e nas vendas, ele é uma verdade inegável.

O papel das agências de marketing

Portanto, não basta tentar resolver todas os problemas com ferramentas gratuitas e a boa vontade e inteligência de um dos seus melhores funcionários. Se quiser ver a sua marca crescer, se destacar no mercado, alcançar visibilidade e se tornar autoridade, vai ser necessário algo mais.

Para isso, você deve contratar uma agência para cuidar das suas estratégias de marketing. Veja, abaixo, alguns motivos para fazê-lo:

  • os profissionais de uma boa agência são selecionados a dedo;
  • feito por especialistas, o marketing da sua empresa se paga e gera lucro para você;
  • em vez de uma série de iniciativas isoladas, você vê o todo de uma campanha de marketing digital ou tradicional;
  • o marketing desafoga o seu setor de vendas e trabalha junto com ele;
  • o seu vendedor (aquele que você deslocou para a área de marketing) vai ser uma interface e, lidando com essa agência, vai se sentir mais seguro e render muito mais.

A maior parte dos gestores ou empreendedores pensa apenas em custos quando vai contratar uma agência. Encarando pelo lado do valor que ela pode criar para a sua marca por meio das estratégias de marketing, você vai perceber que se trata de um grande investimento. E que cada minuto perdido, a partir de agora, é um prejuízo.

Ainda está com dúvidas sobre essas vantagens? Então entre em contato com a Olá Multicom!  Vamos te ajudar a buscar novos mercados e apresentar uma nova maneira de fazer marketing. Essa é a nossa especialidade!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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