Entenda a importância do Inbound Marketing para empresas SaaS

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 . Categoria: Empresas SaaS | Inbound Marketing | Indústria da Tecnologia | Vendas

Inbound marketing encurta o ciclo de vendas

Inbound Marketing é uma estratégia de divulgação de marcas, produtos e serviços, que revolucionou a forma de captar clientes. Trata-se de algo que trabalha no interesse do potencial cliente, por meio de conteúdo relevante para que ele possa enxergar a sua empresa como autoridade naquele assunto.

Dessa forma, o seu potencial cliente se convencerá que você (seu negócio) é a melhor opção no mercado. Para as empresas de SaaS, sigla em inglês para Software as a Service (software como serviço) acabou se tornando algo extremamente útil e, inclusive, necessário.

Por que o Inbound Marketing é tão importante para empresas Saas? Descubra no nosso post do dia!

Menor custo de aquisição de clientes

É claro que as formas tradicionais de marketing oferecem resultado. Senão, já teriam desaparecido faz tempo.

Mas acontece que o custo por aquisição de clientes, principalmente em caso de erros na estratégia, pode sair alto. Como o Inbound Marketing demanda mais tempo e capital intelectual do que recursos operacionais, é uma alternativa que cumpre bem o seu papel de atingir um grande número de pessoas de forma eficiente.

Mas quanto fica?

No caso das empresas de SaaS, onde boa parte dos potenciais clientes estão ligados ao que acontece na internet, e, segundo os indicadores-chave de várias marcas, a aquisição de clientes pelo Inbound corresponde a cerca de 40% do valor dos métodos tradicionais.

Acompanhe os indicadores

Dessa forma, caso as formas de marketing tradicionais sejam imprescindíveis em sua estratégia, o ideal é utilizar parte da verba no Inbound Marketing e acompanhar os indicadores. Assim, você irá verificar que realmente se trata de algo bastante viável para este tipo de segmento.

Permite direcionar esforços

O SaaS atinge um público específico, cabendo aos gerentes de marketing traçarem estratégias em locais com o máximo de pessoas que se interessem. Como dissemos anteriormente, é algo que é importante na rotina de captação de clientes de uma empresa de SaaS.

Mas o Inbound Marketing cumpre essa função de forma eficiente. Por meio de conteúdo valioso, como textos, imagens e vídeos, as pessoas que desejam soluções que o seu negócio oferece entrarão em contato com você de forma espontânea.

Para isso, é necessário que a linguagem a ser utilizada, os tipos de mídia a serem explorados, o perfil da pessoa com quem você quer falar e outros itens, como localização e profissão, estejam bem traçados. É aí que entra o trabalho da agência que fará a campanha para você.

Inbound Marketing encurta o ciclo de vendas

Geralmente, quando alguém está interessado em um produto SaaS, especialmente com preços mais elevados, chega com um monte de perguntas, preocupações e indagações. Tudo isso pode atolar a sua equipe de vendas e fazer com que o ciclo global aumente.

Como o Inbound Marketing encurta o ciclo de vendas?

Em uma campanha de Inbound Marketing eficaz, muitos desses itens são abordados logo no início do ciclo de vendas. De modo que, no momento em que chega a hora da equipe dar uma demonstração do produto ou processo, os clientes estarão mais inclinados a comprarem de você. Isso faz com que o ciclo se encurte, tornando possível aumentar a sua taxa de conversão.

Retém clientes

Para empresas de SaaS, um dos maiores desafios a serem enfrentados é a retenção de clientes. Ter uma estratégia focada em Inbound Marketing com seus clientes atuais para transformá-los em “defensores da marca” é uma das coisas mais inteligentes que a empresa de SaaS pode fazer para construir um crescimento estável para os próximos anos.

Como é feita a retenção?

Mesmo após realizada a venda, a marca continua em contato com o cliente como forma de encantá-lo, oferecendo soluções adicionais, ou algo novo que esteja em seu perfil de consumo. Isso é feito através de e-mails ou outros tipos de meios de comunicação.

O Inbound Marketing não é como a publicidade tradicional, em que às vezes você percebe resultados imediatos. No entanto, a longo prazo, as suas campanhas criarão uma dinâmica e antes que você perceba, haverá um crescimento enorme nas visitas do seu site, nos contatos conquistados e na receita do seu empreendimento.

Tem perguntas ou algo a nos contar? Sinta-se livre para deixar um comentário. Adoraríamos saber as suas opiniões e dúvidas!

Grande abraço.

Roder Cypriano | OLÁ Multicom | 48 3442.3443

O que faz uma Agencia de Inbound MKT

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