Cultura digital nas empresas: como implantar e por que fazer isso?

Publicado em 16 de agosto de 2017 . Categoria: Sem categoria

Com a popularização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e a consequente ampliação do acesso à internet, a forma como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas mudou. Para se adaptar a essa nova realidade, os gestores precisam trabalhar a formação de uma cultura digital nas empresas.

Essa mudança na filosofia corporativa se faz necessária para que os negócios se adaptem às exigências modernas. Redes sociais, sites, blogs e e-mails têm importância cada vez maior na relação entre empresas e consumidores, e empresas que não se enquadram nesse cenário perdem competitividade.

Ao mesmo tempo em que esse cenário pode se mostrar assustador para os empresários, ele também representa uma grande oportunidade para quem investir em cultura digital nas empresas. Essa adaptação garante vantagem competitiva e contribui para o crescimento das operações.

Quer entender como isso funciona na prática? É o que explicaremos a seguir:

desenvolvimento de sites responsivos

Por que investir em cultura digital?

Um estudo realizado pela Dell Technologies aponta que 45% das empresas têm medo de se tornarem obsoletas em até cinco anos. Além disso, 48% dos gestores não imaginam como suas companhias serão daqui a três anos, e apenas 5% deles se classificam como líderes digitais.

Esses dados mostram que muitos negócios ainda não sabem como se organizar nesse novo cenário estabelecido pela revolução digital. E mais importante: poucos conseguem perceber como o mercado avançará diante das constantes mudanças tecnológicas que influenciam diretamente comportamento das pessoas.

Portanto, investir em cultura digital hoje é uma forma de diferenciar o seu negócio da concorrência, tornando-o mais competitivo no mercado e conquistando a confiança de novos clientes.

Como isso impacta o meu negócio?

Quando precisam comprar um produto ou contratar um serviço, as pessoas recorrem à internet antes de tomar qualquer decisão. Elas avaliam a sua empresa, seus concorrentes, a qualidade dos produtos e serviços de cada um e comparam os preços, um hábito cada vez mais comum entre os consumidores.

E isso vai além: os consumidores entram em sites que reúnem reclamações sobre as empresas, interagem com as marcas nas redes sociais, publicam opiniões e divulgam avaliações sobre aquilo que consumiram. Portanto, se quiserem crescer em seus negócios, as empresas precisam investir em presença digital.

Para tornar a vida dos gestores mais simples, o mercado já possui diversos softwares que contribuem para a gestão empresarial e nos processos de comunicação e marketing. Esses aparatos tecnológicos são integrados online e oferecem maior dinamismo nos processos e nas operações empresariais, garantindo maior vantagem competitiva.

No entanto, para se enquadrarem nesse novo cenário e explorarem as diversas oportunidades que a internet oferece, empresários e gestores precisam desenvolver uma mentalidade — ou mindset — voltada para o digital. Somente com essa cultura será possível promover as mudanças no perfil corporativo.

Por que o meio digital gera melhores resultados?

No tópico anterior, mostramos como os consumidores têm se comportado na hora de se relacionar com as marcas e de fazer as escolhas no momento da compra. Uma empresa com presença digital consegue trabalhar esses canais de comunicação e conquistar um número maior de clientes e operações comerciais.

Além disso, as ações de marketing são mais fáceis de serem mensuradas no ambiente digital. Uma campanha de e-mail marketing ou uma ação em uma rede social pode ser medida de várias maneiras, por exemplo, calcular o retorno de seu investimento e quantos novos clientes conquistou e até mesmo avaliar o crescimento da marca.

Esse processo garante uma quantidade de informações que se tornam cruciais para o desenvolvimento do negócio. Os hábitos de seus consumidores se tornam mais claros, o que facilita a criação de campanhas e ações que conquistem novos consumidores e fidelizem aqueles mais antigos.

Outro ponto favorável é que o investimento em marketing é relativamente mais baixo do que os modelos tradicionais de divulgação — como panfletos, outdoors, anúncios em jornais e revistas, dentre outras possibilidades. Assim, é possível ter um excelente resultado em suas campanhas sem aplicar grandes volumes de recursos.

Como o digital melhora as minhas vendas?

Agiliza a comunicação entre empresa e consumidor

Existem diversas razões que demonstram como a presença digital contribui de maneira determinante para o aumento das vendas de uma empresa. Com ações bem direcionadas nas mídias sociais, por exemplo, é possível humanizar as marcas e torná-las mais próximas das pessoas.

Uma empresa com a qual o cliente consegue se comunicar, que o atende sempre que ele preciso, fornece conteúdos de qualidade, ajuda a sanar suas dúvidas e mantém uma política de valorização das pessoas se torna mais confiável. Isso fortalece a marca e contribui para o seu desenvolvimento.

Quem nunca comprou um produto ou contratou um serviço de uma empresa porque conhece o dono ou tem amizade com algum diretor? É muito mais fácil fazer negócios com quem você se relaciona e tem mais aberturas. Assim, as mídias sociais fazem esse trabalho de criar confiança e estabelecer relacionamento com as pessoas.

Facilita a realização de uma compra

Com inúmeras plataformas digitais, uma empresa pode criar toda uma rede voltada para o desenvolvimento do seu negócio e para o fortalecimento da sua marca. Para isso, empresários precisam entender a importância desse cenário que vem sendo construído a partir do online.

Enquanto as redes sociais permitem cativar clientes, divulgar produtos e serviços, por exemplo, um site é um excelente canal para fazer vendas online — seja com e-commerce ou com um consultor atendendo por um chat. Além disso, o site pode ser um portfólio de tudo o que a marca construiu desde a sua criação.

Amplia as formas de divulgação

Empresas que contam com um blog corporativo podem produzir uma série de conteúdos que demonstram sua autoridade no mercado em que atua, resolvendo as dúvidas das pessoas ao mesmo tempo em que oferece soluções para seus problemas.

Já uma campanha de e-mail marketing é um mecanismo bastante eficiente para divulgar produtos e atrair clientes. Ambas estratégias são grandes formas de divulgação que vão além da publicidade tradicional, pois elas fornecem uma vantagem ao cliente — seja um conhecimento ou um desconto exclusivo, por exemplo.

Além disso, na internet o seu negócio está visível 24 horas por dia, aumentando suas chances de alcançar o público onde em estiver e quando ele estiver.

Funcionando de maneira integrada, essas ações constroem uma rede de negócio bastante eficiente que atrai clientes, demonstra autoridade e resulta em vendas. Ao mesmo tempo, elas geram um fluxo de informação de grande importância estratégica para que empresários desenvolvam suas ações de mercado.

Por esses motivos, o desenvolvimento de uma cultura digital nas empresas é essencial para que elas cresçam e que os receios apresentados por muitos gestores e empresários sejam superados.

Gostou desse artigo e quer continuar se informando sobre as maiores novidades do marketing digital? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos exclusivos diariamente!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,