Como usar hashtag? Descubra como você pode marcar presença!

Publicado em 4 de outubro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Experiência com a marca | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Fórmula do Marketing de Vendas | Funil de Vendas | Gestão de Marca | Guia do Marketing de Conteúdo | Inbound Marketing | Inbound Trade | Internet | Keywords | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Conteúdo para Área da Saúde | Marketing de Atração | Marketing de Conteúdo Educacional | Marketing Digital | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Personas | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | SEO | Site responsivo | Social Media | Storytelling | Tendências | Vendas | Websites

Pode até parecer estranho estarmos escrevendo um post sobre como usar hashtag em plena era das redes sociais, mas muita gente ainda tem dúvidas em relação a essa maravilhosa ideia.

Você não sabe o que é, como ou quando usá-la ou simplesmente não tem noção do poder que uma hashtag empregada de modo adequado tem na divulgação de um negócio?

Então continue a leitura deste post e saiba como as hashtags podem ser uma ferramenta bastante especial para ajudá-lo no marketing do seu negócio. Preparado para entrar no maravilhoso #MundoDasHashtags?

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O que é uma hashtag

A palavra hashtag é uma palavra-chave que antecede o símbolo # (cerquilha), também conhecido por muitos aqui no Brasil como jogo da velha. O termo “tag” quer dizer etiqueta, dessa forma “hashtag” passou a determinar uma palavra-chave que “etiqueta, rotula uma mensagem no meio online”. Em linguagem mais simples, uma hashtag (palavra-chave) serve para identificar e organizar os conteúdos que são compartilhados nas redes sociais.

A hashtag pode ser composta por palavras ou frases acompanhadas ou não de emojis que devem ser escritas sem espaço entre elas e antecedida pela #, como no exemplo: #olamulticom.

Basta pesquisar e clicar nessa palavra-chave nas redes sociais para ver tudo que foi postado sobre essa hashtag.

Saiba como surgiu a hashtag

Comecemos pelos primórdios da história da hashtag. A ideia surgiu por volta dos anos 80 e foi utilizada primeiramente pelo IRC (Internet Relay Chat) na troca de mensagens de textos, mas foi somente bem mais tarde que ela se popularizou nas redes sociais.

Já em 2007, alguns usuários do Twitter tinham o desejo de criar grupos no microblogging, então graças à inspiração de um engenheiro chamado Chris Messina, esse objetivo foi possível: logo nasceu a primeira hashtag do século XXI.

Esse foi apenas o começo, pois os donos do Twitter só abraçaram a ideia em 2009, quando lançaram oficialmente a hashtag na rede social, sendo mais tarde adotada também pelo Facebook, Instagram, Google Plus, Pinterest, LinkedIn, entre outras plataformas.

Como sua empresa pode usar as hashtags

As hashtags hoje também são utilizadas por muitas empresas como uma estratégia de marketing bastante eficiente, por isso é muito importante que sua empresa crie um perfil corporativo nas redes sociais em que seu público-alvo costuma interagir.

Ter um perfil público e utilizar as hashtags certas pode fazer com que seu conteúdo seja mais rapidamente encontrado e compartilhado por milhares de seguidores, o que o tornará viral da noite para o dia.

Dicas para utilizar as hashtags

Que a hashtag é uma ótima ferramenta para engajar seu público e aumentar a visibilidade da sua empresa não há dúvidas, mas há um porém: você deve saber utilizá-la com bom senso.

Por isso, elaboramos algumas dicas para que suas estratégias de marketing com esse recurso alcancem os objetivos esperados.

Use sempre hashtags relacionadas ao tema do post

Procure criar uma hashtag que esteja sempre de acordo com o tema e com o conteúdo do post, afinal não tem lógica seu post falar de marketing digital, por exemplo, e você criar uma hashtag sobre a novela de maior sucesso no momento só porque ela está com um alto índice de pesquisa na internet.

Aliás, isso não vai agregar nenhum valor à sua estratégia, que é atrair o público certo para interagir com o seu conteúdo e, obviamente, com a sua marca. Para promover o seu negócio você precisa usar uma hashtag própria e incentivar seus seguidores a clicarem nela.

Ter sua própria hashtag é a melhor forma de promover o seu negócio, seja com eventos, promoções, sorteios ou outras estratégias para atrair mais pessoas.

Não exagere na quantidade de palavras

Nunca queira colocar todo o seu conteúdo em uma única hashtag, pois além de dificultar o seu ranqueamento, o usuário pode ficar confuso e não entender qual realmente é o tema principal do post. Sendo assim, crie hashtags curtas e sempre inicie cada palavra com letras maiúsculas.

Nunca use uma hashtag para cada palavra

Em alguns casos, menos é mais, e com a hashtag é assim: se você adicionar uma a cada palavra, além de ser péssimo visualmente — assim como no excesso de texto —, você ainda dividirá o seu conteúdo em vários grupos de pesquisa.

Se o tema do post são as estratégias de marketing digital, você não precisa criar hashtags do tipo #estratégias #de #marketing #digital.

Evite erros de ortografia

Nossa! Não há nada mais chato do que nos depararmos com aqueles erros ortográficos que deixariam nossos professores de Português de cabelo em pé, não é mesmo?

E tem mais: um erro qualquer de ortografia ou um simples errinho de digitação pode jogar todo o seu conteúdo por água abaixo, transformando sua hashtag em um fracasso, pois um simples deslize como esse pode dificultar que os usuários a encontrem e compartilhem com os amigos.

Como usar hashtag nas principais redes sociais

O seu público é único, por isso não adianta criar uma hashtag e esperar que ela tenha os mesmos efeitos em redes sociais diferentes. Além do mais, cada uma dessas redes tem características próprias, que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar uma hashtag de sucesso.

Vejamos então como usar hashtags nas principais redes sociais.

Twitter

Se você quiser que a sua hashtag seja visualizada pelo seu público no Twitter é preciso que sua conta seja pública.

O Twitter é uma excelente rede social para que sua empresa possa interagir com seu público por meio de perguntas e respostas personalizadas, por exemplo. Você pode utilizar os Twitter Chats para isso.

É muito simples criar hashtags no Twitter, mas sempre que publicar algum tema é preciso ficar de olho no que as pessoas estão comentando sobre ele, se elas estão compartilhando com outras pessoas e, principalmente, se as suas hashtags estão sendo bem ranqueadas.

Facebook

As hashtags não são o forte do Facebook, mas essa rede social oferece mais opções para visualização da sua hashtag do que o próprio Twitter. Logo, se o seu público costuma estar mais presente nessa rede social, pode apostar suas estratégias de marketing nela sem problema algum.

Outra facilidade que o Facebook tem é que os resultados dos comentários sobre sua hashtag podem ser encontrados apenas clicando no link do seu post ou pela URL do Facebook que redireciona você para as suas hashtags.

Assim como no Twitter, você tem que criar uma conta pública para que sua publicação seja vista por todos e encontrada pelos motores de busca.

Instagram

Assim como no Twitter e no Facebook, para publicar uma hashtag que todos possam visualizar é preciso abrir uma conta pública.

O Instagram é uma excelente rede social para publicar várias hashtags, pois quanto mais você usar hashtags, mais chances terá de aumentar a visualização do seu conteúdo.

Mais uma vez cabe alertar que quantidade não é qualidade! Não é o excesso de hashtags que vai ajudá-lo a atrair mais seguidores, mas a relevância dos seus posts. Por isso, saber como usar hashtag com moderação é o segredo do sucesso dessa estratégia de marketing!

Gostou de saber como usar hashtag? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

 

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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