Como transformar o meu blog em uma máquina de vendas?

Publicado em 12 de julho de 2017 . Categoria: Agência Olá Multicom | Blog Profissional | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Vendas

Não há dúvidas de que os blogs são excelentes ferramentas para aumentar a presença online de qualquer negócio. No entanto, um blog corporativo não consegue sobreviver apenas recebendo visitas esporádicas: é preciso saber otimizá-lo de forma a transformá-lo em uma máquina de vendas efetiva.

Mas qual será o segredo para construir essa máquina geradora de receitas? É o que vamos mostrar pra você a seguir. Continue a leitura e confira nossas dicas para aumentar as vendas com o seu blog corporativo!

desenvolvimento de sites responsivos

Corra atrás do conhecimento

Muitos proprietários de empresas não têm ideia do quanto é necessário adquirir conhecimento e aprender a pensar fora da caixa para poder se diferenciar dos demais concorrentes.

Você já parou para pensar porque alguns negócios dão certo, expandem e se tornam referência em seu segmento, enquanto outros não conseguem passar do primeiro ano de vida?

A diferença está na atitude. É isso mesmo! Enquanto muitas pessoas se acomodam, têm medo de mudanças e ficam esperando o momento certo para realizarem algo novo, outras são corajosas e não têm medo da inovação. Estão sempre em busca de mais conhecimento e não temem colocá-lo em prática.

Os tempos mudaram, não há como fugir da tecnologia. Não faz mais sentido continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

É mais do que necessário aprender a lidar com as várias ferramentas digitais para fazer seu negócio crescer. Portanto, não perca mais tempo! Comece a fazer uma boa otimização do seu blog agora, pois ele pode ser o milagre que você sempre esteve esperando para vender mais e melhor.

Talvez você não saiba por onde começar, mas nós vamos guiá-lo nessa jornada, se tiver interesse em mudar o rumo da sua empresa agora.

Trabalhe estratégias simples de SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou, simplesmente, Otimização para Mecanismos de Busca, são estratégias que os especialistas em marketing digital utilizam para melhorar o posicionamento do seu blog no Google, por exemplo.

Existem muitas técnicas de SEO que podem potencializar o alcance do seu blog pelos resultados de busca. Veja, abaixo, pelo menos 5 delas:

Títulos e palavras-chave

As palavras-chave devem ser estrategicamente distribuídas pelo texto, a começar pelo título, pois ele é um dos fatores que têm grande influência para o ranqueamento do seu artigo. O segredo é utilizar as palavras-chave de forma natural e sem exageros. Lembre-se de que está escrevendo para pessoas, e não para robôs.

Meta description

Uma boa descrição logo abaixo do título é fundamental para atrair o usuário a clicar no seu artigo. E, quanto maior for sua taxa de cliques — CTR (Click Through Rate), melhor será seu posicionamento.

Conteúdo

Você já sabe como deve ser seu título, escolheu as palavras-chave, descreveu uma meta descrição fantástica, mas e o conteúdo?

Bem, o conteúdo deve ser uma de suas principais preocupações. É ele que vai fazer com que seu visitante permaneça na página por mais tempo. Por isso, ele deve ser interessante e relevante para o leitor.

Não peque na falta e nem no exagero. Não há uma única estratégia, então, nesse caso, use o bom senso. Com textos pequenos demais, não é possível passar todas as informações necessárias, assim como textos muito grandes podem se tornar enfadonhos e cansativos.

URLs

A URL funciona como um caminho virtual que direciona o usuário até a sua página. Para tornar sua URL mais amigável, não se esqueça de acrescentar sua palavra-chave nela, pois isso poderá fazer grande diferença para os motores de busca.

Links internos

Links internos são aqueles que você coloca no seu artigo com o objetivo de redirecionar o visitante para outra página do seu site, onde se encontra um artigo mais antigo, por exemplo. Esse fator também faz com que o Google reconheça quais são suas páginas mais acessadas.

Aprenda a atrair mais visitas

Não há como rentabilizar seu blog se ele não for capaz de atrair muitos visitantes, concorda? Por isso, buscar alternativas que gerem mais tráfego para ele é a única alternativa para transformá-lo na máquina de vendas que tanto deseja.

Um dos melhores caminhos para a geração de leads qualificados para seu blog é por meio de estratégias do marketing de conteúdo, pois, como se diz no mundo do marketing digital: “o conteúdo é rei”, ou seja, conteúdo de qualidade, expressivo e com substância é o melhor caminho para alcançar maior engajamento com seu público-alvo.

Busque por alternativas para aumentar sua taxa de conversão

Para tornar seu blog uma máquina de vendas, não adianta só atrair visitantes: é preciso retê-los, alimentá-los com bom conteúdo e fazer com que eles se interessem cada vez mais pelo seu produto ou serviço.

Veja abaixo 4 estratégias que você pode utilizar para aumentar sua taxa de conversão:

  • testes A/B: divida o tráfego de sua página em pelo menos duas versões, sendo uma original e outra com algumas alterações. Mantenha aquela que conseguiu converter um maior número de leads;
  • CTAs interessantes e chamativas: se a sua Chamada para Ação não for interessante e atraente, não estimulará o visitante a executar a ação que se espera dele. Outro fator a se observar é se o CTA está com layout claro e objetivo, bem posicionado e visível na página;
  • design responsivo: um blog deve ter um layout responsivo para que seu conteúdo possa ser acessado por meio de qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não;
  • funil de vendas: uma boa otimização do seu funil de vendas também é uma das ferramentas mais importantes, não só para atrair mais visitantes, mas para conseguir direcioná-los pela jornada de compra — e, nesse caso, oferecer conteúdos estratégicos para cada um dos estágios do funil é fundamental para aumentar sua taxa de conversão.

Como você viu, para conseguir gerar autoridade em seu nicho de mercado e transformar seu blog em uma máquina de vendas, é necessário saber abordar seu público-alvo de forma correta, criar um bom relacionamento com ele e torná-lo divulgador de sua marca na rede. O principal segredo é inovar e buscar fazer o melhor para o seu consumidor sempre.

Gostou desse nosso artigo e quer continuar acompanhando outras novidades sobre marketing? Temos muita coisa boa para você no Facebook, no Twitter, no Vimeo, no Google Plus e no LinkedIn. Vem dar uma olhadinha!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

Tags: