Como gerar senso de urgência para vender mais

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 . Categoria: Agência Olá Multicom | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Vendas

Nem sempre é consolador aguardar o cliente passar pelas fases da jornada de compra até que chegue à conversão. Além da demanda de tempo que esse percurso leva, sabemos que nem todos os interessados efetivarão a compra. A sensação é de tempo perdido. Será possível criar atalhos nesse trajeto e gerar senso de urgência para vender mais?

Sim, é possível criar estratégias para que o consumidor tome a decisão de compra mais rapidamente, aumentando a taxa de conversões da empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

Breves considerações sobre o senso de urgência

O comportamento natural do ser humano de querer estar incluído em tudo desenvolveu-se ainda mais nos tempos atuais do compartilhamento e evidenciamento da vida pelas redes sociais. O desejo de estar sempre conectado para saber tudo e compartilhar novidades com os outros a todo tempo acaba por criar o medo estar perdendo alguma coisa, o que os especialistas chamam de FOMO – Fear of Missing Out, ou medo de estar perdendo algo, em português.

Embora o FOMO seja diagnosticado como uma síndrome e não seja benéfica sob nenhum aspecto, fato é que esse comportamento de urgência acaba por favorecer campanhas baseadas em tomadas rápidas de decisão. Mesmo que as pessoas se conscientizem de que comprar apenas pelo impulso da promoção não é uma atitude sempre acertada, tais campanhas terão sucesso especialmente por causa daquelas que desejam comprar o produto há um tempo e que estão aguardando o melhor momento para isso.

Por isso, é válido contar com estratégias que promovam a decisão rápida do usuário, tornando-a vantajosa para ele e para a marca.

Acompanhe, agora, 5 dicas de como gerar senso de urgência nas suas campanhas.

5 dicas de como gerar senso de urgência e vender mais

  • Remarketing com limite de tempo

O remarketing é uma ferramenta do Google Ads que permite marcar e identificar os usuários que acessam o seu site e que, por meio do armazenamento de cookies, passarão a receber anúncios da sua marca quando estiverem navegando na web.

Ao utilizar o remarketing com chamadas de venda com tempo limitado, a marca imprimirá nas pessoas o desejo de comprar rapidamente, já que elas desejarão não perder aquela oferta.

Essa é uma excelente estratégia para usar o tempo a seu favor, induzindo os clientes a agirem.

  • E-mail de ofertas com tempo limitado

O e-mail continua sendo uma grande ferramenta para campanhas de marketing. Mesmo sendo muitas vezes utilizado de forma invasiva e generalizada, muitas organizações têm dado a ele novas caras, tornando-o mais personalizado e destinando-o a um púbico delimitado, cujo recebimento do conteúdo foi explicitamente permitido. É o que explicamos no post marketing permissivo.

Como no remarketing, os e-mails de ofertas com tempo limitado permitem criar uma promoção de curta validade, tornando o lead consciente de que, se não agir imediatamente, em pouco tempo perderá a vantagem daquela compra.

Para criar e-mail de ofertas irresistíveis, as campanhas podem ser feitas expressando diretamente o prazo da promoção no título do e-mail. Por exemplo: “últimas 24 horas: aproveite 40% de desconto” ou “Última chance: 50% off”. Com essa técnica, já nos primeiros segundos de leitura, o cliente em potencial sentirá a urgência de comprar o seu produto.

  • Popup de saída

No site da Olá Multicom, implementamos este recurso. Ao mover o mouse na tentativa de fechar da página, o usuário se depara com um anúncio no estilo popup, que tem, basicamente, a finalidade de obter o e-mail do visitante com uma oferta interessante para ele. Diversas lojas online utilizam esse recurso para oferecer ao usuário cupons de desconto na primeira compra, antes que ele saia do site.

O popup de saída é uma ótima ferramenta para incorporar uma oferta com tempo limitado no site. De acordo com a Beeketing, o recurso é capaz de capturar 35% dos visitantes perdidos.

  • Site responsivo

Como falamos no post por que meu site tem que ser responsivo?, as pessoas navegam hoje em dia, em sua maior parte, por dispositivos móveis – celulares e tablets. Por isso, é inadiável que o site da sua empresa esteja pronto para adaptar-se a esse formato, melhorando, assim, a experiência de navegação e de compra dos usuários.

Um site responsivo e amigável permite maior envolvimento do consumidor com o produto. Para isso, você deve facilitar o acesso à página de compra, investindo até mesmo nas cores certas dos botões de CTA, associando-as à determinada ação; cores fortes como o vermelho e laranja são bastante utilizadas para botões de compra. Isso é comprovadamente eficaz.

  • Chamadas nas redes sociais

Seja o seu negócio de pequeno ou de grande alcance, as chamadas nas redes sociais podem gerar também grandes resultados. Você pode, por exemplo, utilizar a página do Facebook ou o WhatsApp para anunciar uma oferta com tempo limitado do produto mais procurado pelo público, de modo que ele perceba a vantagem de comprar naquele exato momento da promoção.

É possível também criar condições especiais para os X primeiros compradores. Essa estratégia tem sido muito utilizada por criadores de produtos digitais, como cursos online de idiomas, de autogestão, gestão financeira etc. Os produtores lançam campanhas com tempo limitado ou número de vagas limitado, induzindo o público a pensar que se não comprarem hoje, perderão a grande oportunidade. 

Conclusão

A jornada de compra pode se tornar angustiante, devido à frequente demora até a conversão. Uma forma de interferir nisso é repensar as práticas de atração e aproveitar o senso de urgência das pessoas para colocar em evidência o seu produto e acelerar as vendas.

Depois de gerar tráfego para o seu site, o trabalho continua.  Não pense que um grande número de visitas na sua página é numericamente igual à conversão. Aliás, a distância entre uma coisa e outra é quase sempre grande. Como falamos no post Meu site atrai muitos visitantes. Tá, e daí?, o tráfego não é um ponto de chegada, mas um caminho para outras possibilidades.

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Equipe Olá Multicom.

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