Como fazer um site responsivo

Publicado em 28 de maio de 2017 . Categoria: Agência Olá Multicom | Marketing | Site responsivo | Vendas

Como fazer um site responsivo

A “receita” de como fazer um site, hoje, exige muito mais do que uma simples familiarização com os procedimentos técnicos.

desenvolvimento de sites responsivos

Conhecer as ferramentas existentes, saber usufruir das suas funcionalidades, bem como utilizar as técnicas de SEO e investir em conteúdo inteligente são critérios essenciais para quem quer alcançar sucesso na rede.

Existem plataformas que, há um tempo, foram muito usadas para blogs pessoais, institucionais e até mesmo comerciais, como o Blogger, construído por HTML ou CSS.

Porém, com o passar do tempo e com o aperfeiçoamento de outros sistemas, essas opções ficaram para trás no que diz respeito à funcionalidade e à versatilidade. Hoje, plataformas como o WordPress são grandes gerenciadores de conteúdos, destinados para os mais variados interesses.

O WordPress, a propósito, está entre as principais plataformas de criação de sites do mundo. Segundo estimativas de organizações especializadas, como o W3Techs e o Builtwith, aproximadamente 50% dos sites, hoje, foram desenvolvidos no WordPress.

Uma das grandes vantagens dessa plataforma é a acessibilidade, característica própria dos Sistemas de Gestão de Conteúdo (Content Management System), super em alta atualmente.

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, CMS, é, basicamente, uma ferramenta que possibilita a criação, a edição e a publicação de conteúdo em uma página web. Normalmente, um CMS trabalha com um banco de dados, de forma a tornar simples a sua atualização.

Nesse sistema, novas informações podem ser facilmente adicionadas e velhas informações podem ser rapidamente editadas ou atualizadas, sem exigir maiores conhecimentos de informática.

ESCOLHENDO UMA BOA PLATAFORMA

Sem dúvida, quando se pensa em uma plataforma operativa, o WordPress é o preferido da lista. Ele é um vantajoso gerenciador de conteúdo para qualquer ramo de negócio.

Por ser muito versátil e intuitivo, e por permitir instalação, customização e configuração pela interface, o WordPress é uma excelente opção para quem não tem muita experiência na criação de conteúdos on-line.

Por essas e outras razões, a plataforma atende desde pequenos até grandes projetos, como e-commerces, jornais, sites institucionais e portfólios famosos, muitos deles de nomes internacionais, como a Coca-Cola da França, a Sony, o BBC America, a CNN, a National Geographic, as revistas Vogue e Times Magazine, sites de cantores famosos, como o da Katy Perry e Beyoncé, entre outros.

O WordPress é a plataforma mais recomendada pelos usuários e especialistas porque além de ser de fácil comando, é grátis (somente para personalizar o domínio o usuário deve pagar certa quantia).

A plataforma se destaca também porque é responsiva, isto é, é compatível com celulares e tablets, e porque possui um fórum onde se reúnem especialistas que interagem com o público e ajudam a solucionar as dificuldades dos iniciantes.

O WordPress disponibiliza, ainda, entre outras coisas, uma série de temas e de plugins (os que não são disponibilizados, podem ser instalados facilmente) e ótimo gerenciamento de mídia.

OBTENDO SUCESSO COM O SEU SITE: A IMPORTÂNCIA DO SEO

O termo SEO é uma sigla inglesa que deriva da expressão Search Engine Optimization, que corresponde ao que em português é conhecido como “otimização de sites”.

O SEO diz respeito a um conjunto de técnicas destinadas a promover o site no processo de seleção dos mecanismos de busca, através de uma organização de palavras-chave no conteúdo desse site.

Diferentemente do anúncio pago (Google AdWords), essas técnicas operam organicamente (naturalmente) na construção de leitores e/ou consumidores da sua marca (leads), por isso são estratégias que surtem efeito de médio a longo prazo.

Embora as respostas das estratégias do SEO não sejam tão imediatas, é comprovado que os resultados de anúncios pagos (não-orgânicos) tendem a gerar menor visibilidade do que os resultados orgânicos de pesquisa, isso porque muitos internautas rejeitam propagandas.

Na prática, o SEO se realiza com conteúdo relevante. Um bom conteúdo, além de suprir as necessidades e expectativas do seu leitor a respeito de um determinado tema, irá permitir que as palavras-chave sejam distribuídas de forma inteligente e equilibrada, ao invés de preencherem gratuitamente o texto.

Excelentes sites de muitas empresas dedicam uma seção para blog dentro do próprio site, onde são publicadas notícias e/ou conteúdo de interesse prático para o público.

Ou seja, um site relevante, ainda que seja implicitamente um canal de vendas, visa primeiramente fornecer informação de qualidade ao leitor.

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE

A informação de qualidade, ou o conteúdo relevante, é outro item fundamental para quem quer fazer um site e obter sucesso com ele.

Até pouco tempo, muitos idealizadores investiam tempo e dinheiro na criação de sites e blogs, mas alimentava-os com matérias de pouco interesse ou de pouco significado para os leitores.

Com o passar do tempo, o próprio Google entendeu que muitos resultados de busca eram favorecidos pela grande quantidade de palavras-chave, fato que o levou a decidir que isso não iria mais ser critério para boas posições nas páginas de resultados.

Então, a empresa desenvolveu várias técnicas, inclusive com punições, para identificar conteúdos escritos com palavras-chave em excesso em assuntos vagos.

O que passa a importar, finalmente, é o conteúdo inteligente, a informação de qualidade.

Por isso, para criar um site, além de contar com importantes ferramentas e com técnicas de SEO, você precisa investir em publicações periódicas, que sejam pertinentes e bem feitas.

Caso você não saiba como proceder na criação de matérias relevantes para o seu site, pode contratar uma empresa especialista em soluções de marketing digital.

Da mesma forma, se você não tem habilidade com a escrita, contrate bons redatores e/ou revisores textuais para o seu conteúdo.

Não tenha dúvidas de que um texto significativo e bem escrito agrega muito valor ao seu produto, aumentando, e muito, a credibilidade da sua marca.

Quer conhecer mais sobre essas e outras táticas de marketing digital para deixar seu site voltado para resultados? Entre em contato conosco.

A Olá Multicom trabalha com diversas estratégias de marketing e de inteligência de vendas, para fazer a sua empresa vender mais e melhor.

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

Tags: