Como escolher a melhor estratégia de marketing para uma PME?

Publicado em 29 de julho de 2016 . Categoria: Inbound Marketing | Marketing | Marketing Conteúdo | PMEs | Vendas

Dentre as principais tendências e estratégias de marketing digital e tradicional, qual seria a melhor opção para a sua PME?

Dentre as principais tendências e estratégias de marketing digital e tradicional, qual seria a melhor opção para a sua PME?

Para saber isso mais a fundo, é fundamental fazer um bom planejamento e definir, de forma clara e objetiva, qual o posicionamento que a empresa decidiu adotar, qual o foco almejado, como alcançá-lo, o orçamento necessário para realizá-lo e, finalmente, quais resultados podem ser efetivamente atingidos com esse plano.

É claro que a sua organização pode adotar somente o marketing digital, por exemplo, mas a melhor forma é conhecer todas as práticas e procurar combiná-las da melhor maneira possível.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas para atrair e reter clientes dentre as estratégias de marketing.

Ao produzir conteúdo relevante para seu público, a sua empresa não só se mostra interessada pelos consumidores, suas dúvidas e problemas, como também oferece uma solução de forma didática e completa.

Para que ele seja facilmente encontrado, o SEO (Search Engine Optimization) otimiza esse conteúdo para sites de busca.

No entanto, por ser uma estratégia de longo e médio prazo, pode demorar um pouco até apresentar resultados satisfatórios.

Social Media

As redes sociais, ferramentas cada vez mais adotadas pelas empresas para a divulgação de produtos e serviços, são fundamentais para estabelecer vínculos e interações com o público.

Apesar de serem bastante úteis para propagandas, criação de fan pages, divulgação de banners, anúncios e links patrocinados, as redes sociais devem, antes de tudo, ser usadas como ferramentas de comunicação.

Ao responder a comentários e mensagens de seus consumidores, as plataformas proporcionam um meio bastante eficaz de criar relacionamentos mais duradouros entre marca e público.

E-mail Marketing

Ferramenta essencial para manter o cliente interessado em sua empresa, geralmente se utiliza de listas de cadastros previamente realizados, por meio de questionários ou formulários em que o público forneceu seus dados de contato, como o e-mail.

Por meio de variados aplicativos, atualmente é possível segmentar esse público e enviar mensagens personalizadas, principalmente em datas especiais e comemorativas, como aniversários.

Essa é uma estratégia que permite bastante criatividade ao realizá-la, além de garantir a memória da marca para os consumidores.

Links Patrocinados

Essa estratégia, como o AdWords, auxilia bastante a encontrar o conteúdo de forma direta e pontual.

Ao disponibilizar o conteúdo diretamente nas buscas, redirecionando para o seu site sem se perder em outras páginas ou plataformas, os links patrocinados dão resultado imediato e satisfatório.

Além de ser um plano de curto prazo, permite controlar os custos de maneira que o orçamento não estoure nem se gaste muito além do esperado.

Entretanto, apesar da rapidez e eficiência, os links patrocinados não permanecem tanto tempo disponíveis quanto o marketing de conteúdo, por isso devem ser atualizados constantemente.

SEM como estratégia de marketing

SEM (Search Engine Marketing) usa os sistemas de busca, como o Google e o Yahoo, para atrair o público para o conteúdo do site da marca.

Uma parte dessa ferramenta é feita pelo já citado SEO, que é responsável pela utilização de palavras-chave para otimizar a procura do conteúdo na internet.

A outra parte é realizada por anúncios pagos, também conhecidos como patrocinados, muito utilizados para que a marca apareça bem nas pesquisas e também nas redes sociais, ao aparecer constantemente para o público nessas plataformas.

Essas são apenas algumas estratégias de marketing utilizadas pelas empresas atualmente, ao definir e realizar o seu planejamento. Mas dentre todas essas, qual é a melhor?

Como dito no início do texto, isso vai depender do plano de marketing e dos objetivos que se espera alcançar. No entanto, não é necessário escolher uma delas e excluir as demais.

Todas podem ser combinadas de tal forma a apresentar resultados mais satisfatórios em curto, médio e longo prazo. Para isso, deve-se ter organização, disciplina e um bom planejamento.

Você conhecia alguma das estratégias apresentadas nesse texto? Já adotou alguma em sua PME?

Então comente no post e nos conte a sua experiência!

Sucesso!
Roder Cypriano
OLÁ Multicom  |  (48) 3442.3443

Curso Inbound Marketing

 

Tags: