Como conquistar novos clientes e mantê-los com o Marketing de Conteúdo

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 . Categoria: Clientes | Marketing Conteúdo | Negócios | Vendas

Fazer Marketing de Conteúdo é conquistar pessoas que buscam e leem sobre determinados assuntos na internet, fazendo com que elas se interessem pelo que você tem a oferecer, tornando-se clientes por meio de conteúdo relevante e interessante. O objetivo dessa prática é envolver as pessoas com a sua marca e fazer com que elas virem clientes fiéis.

Como conquistar novos clientes e mantê-los? Leia o nosso post de hoje e conheça mais sobre o Marketing de Conteúdo!

Lembre-se que informação vale ouro

Produzir postagens em blogs, em redes sociais, gravar vídeos relacionados ao tipo de produto ou serviço que você faz é uma das essências desse tipo de estratégia de Marketing de Conteúdo. Não é só vender algo para o cliente, e sim educá-lo, informá-lo sobre sua área de atuação e tudo que a envolve, fazendo com que ele goste e confie no que você faz. Acredite, isso fará toda a diferença no processo de decisão dele.

Busque quem interessa

Antes de começar, é preciso definir quem você quer atrair. Com o Marketing de Conteúdo, a ideia é trazer a pessoa certa para o seu site, que vai gostar do que vai ler e, assim, poderá virar um cliente.

Esse perfil de consumidor ideal é chamado de “persona”. Você até pode se perguntar se não seria melhor se o material fosse feito para todos.

Mas essa é uma ideia do Marketing Tradicional, que não funciona bem na prática. Não definir bem a persona ideal é sinal de que sua estratégia não está adequada.

Atraia olhares

Uma vez decidido quem é a sua persona, é hora de fazer com que ela veja o que você tem a mostrar! Produza conteúdo inteligente, que interesse o seu público-alvo. Busque apresentar o que o cliente quer ou gostaria de saber sobre assuntos da sua área de atuação.

Depois disso, procure formas para que ele ache seu conteúdo quando buscar por respostas ou estiver navegando pela internet. Por meio de práticas, como a otimização de palavras-chave em ferramentas de busca (conhecida como SEO), e produzindo anúncios em mídias, como no Google e no Facebook. Lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado.

Transforme curiosos em clientes

Ir em lojas para observar mercadorias sem nenhum compromisso com a compra — a famosa prática do “estou só olhando” — também é comum na internet. Não tem nada de errado nisso, afinal, é preciso conhecer bem o produto antes de abrir a carteira.

Um bom começo para que a pessoa que está “só olhando” vire um cliente, após atrair a sua atenção, é ter o seu contato. Essas informações valem muito para os negócios on-line, permitindo a prospecção do cliente em potencial.

Troque figurinhas

Seus visitantes não vão oferecer esses dados valiosos sem nada em troca. Por isso, considere “pagá-los” por essas informações com conteúdo.

Ofereça dicas, e-books e documentos: ou seja, informações que atendem às necessidades de suas personas ideais. Afinal, se elas procuram o que você oferece, não se incomodarão em receber material relacionado ao assunto. Existem ferramentas especiais para esse serviço.

Call to action

As “call to action” são botões ou links que incentivam visitantes a realizarem ações, como downloads ou pesquisas de opinião. Quando internautas do site clicam em um “call to action”, eles são enviados para uma “landing page”, lugar onde a oferta anunciada será cumprida e onde eles enviarão informações para que a sua equipe comercial entre em contato com eles. Ao preencherem esses formulários nas landing pages, eles se tornam o que chamamos de “leads”.

Feche o negócio

Agora que você já atraiu e converteu visitantes em leads, é hora de os tornar clientes. Ferramentas de Marketing de Conteúdo, como e-mails com foco em conteúdo útil e relevante, podem construir a confiança entre lead e empresa, preparando-a para a venda. Assim, você pode se certificar de que está fechando os negócios certos, nos momentos certos, fazendo com que as leads se transformem em clientes de fato.

Demonstre como é bom o ver outra vez

Relacionamento é um dos pilares mais importantes do Marketing de Conteúdo. Não é por que alguém já fechou negócio que você pode fingir que essa pessoa não existiu.

Ela importa! Manter uma boa relação com seus clientes pelas redes sociais e continuar fornecendo conteúdo de alta qualidade são essenciais para fidelizar esses consumidores.

Percebe como clientes felizes são a melhor propaganda? Deixe o seu comentário sobre o assunto e até o próximo post!

Grande abraço.

Roder Cypriano | OLÁ Multicom | 48 3442.3443

O que faz uma Agencia de Inbound MKT

 

 

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