Como aumentar as reservas no seu hotel com marketing digital?

Publicado em 20 de novembro de 2019 . Categoria: Hotel

Um

Quando um cliente escolhe um hotel  onde se hospedar, ele leva em conta vários fatores:

– Objetivo da viagem;
– Preço;
– Infraestrutura;
– Atendimento;
– Serviços extras;
– Distância em relação a pontos turísticos ou facilidades de transportes;
– Ofertas de pacotes promocionais;
– Qualidade do wi-fi.

Sim, não há dúvida de que tudo isso é relevante e é levado em conta por um potencial cliente.

Mas pense conosco: atualmente, a maior parte das reservas na rede hoteleira no Brasil são feitas pela Internet. Em 2015, uma pesquisa realizada pelo site Booking.com revelou que, do mundo inteiro, o turista brasileiro é o que mais usa a tecnologia para planejar a sua viagem. Além disso, antes de optar por uma determinada hospedagem, a primeira coisa que cada vez mais turistas fazem é dar uma conferida nas referências e avaliações online.

Além disso, pense também que existem aproximadamente 2,4 milhões de leitos na rede hoteleira tupiniquim – só em Santa Catarina são 1.782 estabelecimentos, 56,5 mil quartos e 146,8 mil leitos. Sem dúvida, é preciso se destacar entremeio essa multidão – mas sabe aquela máxima do “quem não é visto não é lembrado”? Precisamos atualizá-la para dizer que hoje, para ser lembrado, é necessário ser visto pelo meio apropriado – e as mídias tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas, já não são mais suficientes. A Internet é a vitrine do momento e, com um excelente custo-benefício, constitui um meio indispensável de marketing para o setor hoteleiro. Então, estar online deixou de ser uma escolha e passou a ser questão de sobrevivência.

O que queremos argumentar é que você até pode oferecer bons preços, acomodações confortáveis, excelente localização, atendimento de primeira, quarto equipado com tudo e mais um pouco – de nada isso tudo adiantará se o hóspede não chegar até você. E, hoje, o principal meio pelo qual ele pode chegar até você é por meio do marketing digital.

Com as férias de fim de ano chegando, você certamente quer garantir quartos cheios. Como aumentar as reservas não só nesta época, mas o ano todo é o que mostramos no post de hoje. Nele, propomos 4 ações específicas, tudo com foco em resultados, e ajudamos você a traçar um plano inicial de marketing inteiramente voltado para realidade de um hotel. Continue a leitura e saiba como mudar o rumo do seu estabelecimento!


  1. Crie um site

Ter um site é essencial para qualquer hotel ou pousada. O site é um bom começo para construir uma presença online – é por meio dele que o potencial cliente terá contato com a marca e começará a construir uma relação de confiança com o estabelecimento.

O que incluir no site? Começamos por listar um canal de reservas online, o que é muito, muito importante. Além disso, informações básicas como localização e modos de acesso, contatos (e-mail, telefones e celulares), link para todas as redes sociais, listagem de todos os serviços e facilidades oferecidos (de traslado a ferro de passar, de elevador a secador de cabelo) e atrações nas proximidades do hotel são itens que não podem faltam.

Isso é o básico, mas, claro, você pode ser criativo e incluir contexto extra. Fotos da recepção, das acomodações, das áreas de convivência e de eventuais áreas de lazer, histórico da empresa (quando foi inaugurada e em que circunstâncias), um texto de boas-vindas caprichado e depoimentos de hóspede satisfeitos são boas opções.

Leve em conta que o site deve ter um design atraente e contar com fotografias de boa qualidade. Além disso, tenha em mente que 97% dos brasileiros acessam a internet pelo celular. Assim, o ideal é que o seu site seja adaptável a todos os formatos de tela.


  1. Mantenha um blog

Além do site, é essencial criar também um blog para o seu hotel. O blog é uma estratégia do marketing de conteúdo que potencializa a relação entre as empresas e os clientes, gerando confiança e reforçando uma percepção positiva da marca. Isso tudo, claro, pode resultar em mais reservas.

É no blog que você vai poder explorar temas dirigidos aos seus potenciais hóspedes e que podem fazer com que eles tomem conhecimento do seu negócio. Imagine que você tem uma pousada perto da praia em Florianópolis. Seu público-alvo são turistas, pessoas que viajam a passeio. Então, poderá publicar conteúdos como “5 lugares incríveis para passear na capital catarinense” ou  “10 restaurantes para conhecer (e amar) em Florianópolis” ou “Viagem para praia: o que não pode faltar na sua mala”. Esses conteúdos têm também a função de despertar o desejo da viagem no seu futuro cliente, e será a sua marca – e não a do concorrente – que estará associada a esse desejo.

Na produção dos posts, é importante incluir a ferramenta SEO (“Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”). Com ela, seus conteúdos aparecerão em primeiro lugar nos resultados das buscas do Google e o seu blog terá mais visibilidade. A gente já fez bons resumos sobre tudo o que você precisa saber sobre o SEO aqui no nosso blog – leia mais aqui e aqui.


  1. Mantenha suas redes sociais ativas

O Brasil tem 140 milhões de usuários nas redes sociais, o que corresponde a 66% da nossa população. Não é à toa que todo plano de marketing digital passa por uma presença ativa e forte nessas plataformas. Instagram, Facebook, Twitter, YouTube – marque presença em todas. Em seguida, apresentamos algumas dicas para um bom gerenciamento dessas ferramentas.

Novamente, é importante referir que, nos perfis do hotel, devem constar informações básicas, de forma clara, fácil de achar – por exemplo, no Instagram, coloque isso na “bio”. Disponibilize uma descrição breve e atraente, localização, contatos (telefone e e-mail, no mínimo) e o link para o site oficial.

Nos posts, use uma linguagem adequada ao do seu público-alvo – por exemplo, se você que nos lê tem um hostel, a tendência é que você receba hóspedes mais jovens; então, a forma de se comunicar será certamente diferente da de um hotel que atende a reservas corporativas. Adote uma estratégia visual uniforme, criando uma identidade própria – nada de conteúdo que fuja a essa identidade ou ao próprio foco da página.

Ideias para postagens? Para todos os tipos de estabelecimentos, uma boa opção é publicar fotos do hotel, mostrando o que de melhor ele tem a oferecer, e vídeos da cidade ou região. Faça chamadas e legendas que despertem o interesse do público. Uma excelente ideia é finalizar com uma pergunta ou a solicitação de uma determinada ação, que estimule a interação com o usuário. Por exemplo, “e para você, o que não pode faltar na bagagem para a praia?” ou “marque aqui quem você levaria para esta praia paradisíaca”.

E isso nos leva a outro aspecto muito importante: a interação com o público. Responda todos os comentários e eventuais perguntas de forma prestativa e bem-educada. Questionamentos sobre valores, em geral, devem ser respondidos de forma privada, assim como eventuais problemas ou reclamações. Algumas plataformas, como o Facebook, exibem quanto tempo, em média, uma página demora a responder. Por isso, seja sempre ágil – um tempo curto de resposta estimula o contato.

Para hotéis que possuem espaços específicos para a realização de eventos, ideia importante é utilizar uma conta no Linkedin. Com mais de 20 milhões de usuários no Brasil, essa rede social, voltada para o mundo corporativo, pode ajudar o seu hotel a atingir um público-alvo e aumentar o alcance nas vendas.

  1. Contrate anúncios no Google

O Adwords específico para hotéis é um formato de anúncios que permite que hotéis (ou qualquer tipo de estabelecimentos) apareçam em uma seção destacada quando um usuário faz uma busca no Google – para recorrer novamente ao nosso exemplo, ao buscar “hotel em Florianópolis”. Isso dá muito mais visibilidade à sua empresa e aumenta as chances de vendas bem-sucedidas.

Geralmente, os anúncios incluem uma imagem do hotel, o preço da diária (em média) e uma avaliação do estabelecimento. Quando o cliente clica nesse anúncio, aparecem mais informações, como endereço, contato, fotos e disponibilidade de quartos. Para saber mais sobre este assunto, não deixe de ler nosso conteúdo específico sobre o Google Adwords – a gente reuniu aqui tudo o que você precisa saber.

Garantimos que essas quatro ações têm um enorme potencial de sucesso. Então, bora colocá-las em prática? A Olá Multicom pode te ajudar nessa tarefa! Somos uma agência de Comunicação e Marketing, com foco em estratégias de Marketing e Inteligência de Vendas. Comece a turbinar a sua taxa de ocupação neste fim de ano – entre em contato conosco agora mesmo.

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing