Como atrair hóspedes para o seu hotel

Publicado em 4 de setembro de 2019 . Categoria: Hotel | Inbound Marketing

Vetor mostrando a atração dos clientes que a OLÁ multicom faz

Numa pesquisa rápida de hotéis no Google, conseguimos perceber que grande parte deles não está trabalhando a divulgação do hotel e que ainda estão bastante distante do perfil do novo consumidor, especialmente aqueles localizados em cidades menores.

Com o crescimento de aplicativos digitais de hospedagem, como o Airbnb, os usuários (hóspedes em potencial) têm experimentado uma conectividade muito mais pessoal com a empresa do que a que os hotéis fornecem.

Nesse cenário, os hotéis que não atualizarem suas formas de atrair hóspedes serão esquecidos pelo público ou encontrados apenas ocasionalmente por algum viajante perdido na cidade. Você não deseja que esse seja o seu caso, não é?

Se você não sabe como, nem por onde começar a repensar as práticas de atração de hóspedes para o seu hotel, nós vamos te ajudar.

Continue a leitura e confira 5 passos para atrair hóspedes para o seu hotel.

 

  1. Defina a persona do seu negócio

Persona não é o mesmo que público-alvo. Enquanto o público-alvo é abrangente, sempre no plural, a persona é uma projeção específica com base em clientes reais, sempre no singular.

Assim, a persona tem nome, idade, residência, profissão, estado civil, hábitos e, claro, um problema a ser resolvido, de preferência pela sua marca, caso você se faça ser encontrado por ela.

A persona é a representação semi-fictícia do seu hóspede, o cliente ideal da marca; é uma personagem quase real criada para representar com a máxima precisão possível do cliente e suas necessidades para a empresa.

Portanto, um passo importante para atrair hóspedes para o seu hotel é definir a sua persona. Para isso, não use palpites ou suposições. Se deseja lidar com dados reais, é necessário pesquisar, entrevistar e coletar dados de clientes e prospects.

Use uma lista extensa para chegar aos dados necessários. Ela deve conter itens variados, como: informações pessoais, hábitos de compra, cargo e segmento do trabalho, objetivos e desafios na rotina de trabalho, quais informações e conteúdo consome e outros.

A análise dos dados deve encontrar características em comum entre os clientes e tentar associar os perfis mais relevantes (três, em média), criando a partir daí um conteúdo multifacetado, como blog posts, e-mails e fluxos de nutrição específicos, por exemplo.

 

  1. Invista em presença online

A presença online, como o nome sugere, não é apenas uma aparição em uma página estática e desatualizada, mas uma permanência, um movimento permanente.

Estar presente na internet significa estar próximo do seu público, de forma a mantê-lo lembrado da sua existência. Trata-se da construção de autoridade e credibilidade online, fazendo da marca uma referência no segmento.

Manter uma presença online ajudará o seu hotel a ser mais visto e considerado como opção no momento de decisões. Se ele não está online, não pode ser nem cogitado.

Além da visibilidade do hotel, algumas vantagens da presença online para o seu negócio são:

  • Fortalecimento do marketing;
  • Aumento da competitividade;
  • Otimização das estratégias de marketing;
  • Feedback instantâneo;
  • Monitoramento objetivo dos resultados.

 

De acordo com o Think With Google, não existe mais uma divisão de canais offline e online, sendo que cerca de 96% dos clientes realizam pesquisas online antes de decidir em que loja física vão comprar. A mesma pesquisa mostrou que os consumidores querem conhecer primeiro, depois agir – movimento que caracteriza os micro-momentos da jornada de compra.

Isso acontece porque as pessoas estão cada vez menos dispostas a terem surpresas. Assim, antes de tomarem decisões, grandes ou pequenas (como viajar para o exterior ou comprar um novo fone de ouvido na loja do bairro), elas sentem a necessidade de pesquisarem na internet sobre o assunto.

Dessa forma, se o seu hotel não é encontrado nessa etapa do “querer saber”, poucas chances ele terá de ser a opção do consumidor.

Para uma forte presença digital, você precisa:

  • Trabalhar sua marca nas mídias sociais (Instagram e Facebook, principalmente) e fazer monitoramento delas;
  • Contar com uma boa estratégia de SEO, fundamental para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Garantir um bom funcionamento do mobile, investindo em plataformas responsivas;
  • Alimentar o seu blog corporativo;
  • Contratar uma agência especializada.

Ainda nesse ponto de presença digital, vale a pena abrirmos um tópico para falarmos da importância do site e do blog.

 

  1. Usufrua da potencialidade do site e do blog

Temos falado sempre aqui no blog que toda marca precisa de um site hoje em dia, simplesmente porque as pessoas integraram a pesquisa na internet aos seus hábitos de consumo diários. E tudo isso pelo celular, em grande parte dos casos.

Por isso a importância de se ter um site responsivo para hotéis, capaz de adaptar-se estrutural e visualmente aos dispositivos móveis.

Seja de grande, médio ou pequeno porte, o site favorece a visibilidade da empresa como nada antes. Mesmo empresas locais não têm mais motivos para pensar que não precisam de um site.

Com o Google Meu Negócio, tornou-se possível ser encontrado na internet em qualquer lugar do mundo, a partir de uma informação de localização do usuário ao pesquisar por palavras-chave no seu segmento ou mesmo diretamente pela sua marca.

O blog para hotel, associado ao site da empresa, também é fundamental porque funciona como meio de divulgação de um conteúdo de valor para seus potenciais clientes e, em última análise, como impulsionador de tráfego para o seu site.

Para manter um blog de valor para o cliente, você precisa ter um plano de marketing de conteúdo. Veja o nosso post 57 estatísticas para você investir em marketing de conteúdo agora.

 

  1. Crie valor para o cliente

Um usuário passa, em média, 8 segundos numa página na internet até sair dela e ir para outra, caso não encontre o que deseja. Veja o grande desafio que seu site tem de prender a atenção de um futuro cliente.

Criar valor para o cliente é entregar a ele, desde os 8 primeiros segundos, um conteúdo em um formato relevantes. Pouco adianta ter um conteúdo de valor se a página não é atraente visualmente ou não é intuitiva para o usuário.

Do mesmo modo, o melhor design não é suficiente se o conteúdo não for de qualidade. Crie valor para o cliente associando esses dois pontos e dê a ele a melhor experiência possível com o seu site.

 

  1. Não ignore as avaliações de seus clientes

Sites como o TripAdvisor e Reclame Aqui possibilitam uma avaliação de empresas de diversos setores. A hotelaria é um dos principais ramos avaliados, porém com baixas taxas de resposta ou reparo por parte das empresas.

Uma pesquisa rápida nesses sites mostrará comentários recorrentes sobre insatisfação de clientes que se sentiram “enganados” pelo hotel. Muitas marcas divulgam fotos do espaço que não correspondem à realidade, deixando, assim, o cliente aborrecido e frustrado.

Por isso, trabalhe uma divulgação real do seu hotel e procure reparar tanto quanto possível os clientes insatisfeitos. Isso aumentará sua reputação online e fará do cliente afetado mais receptivo ao seu hotel.

 

Conclusão

Neste artigo, você viu que com alguns poucos passos é possível atrair mais hóspedes para o seu hotel e ganhar mais visibilidade no seu segmento. Definindo a persona do seu negócio, investindo em presença online, usufruindo da potencialidade do site e do blog, criando valor para o cliente e dando atenção à avaliação do público, você otimizará os resultados consideravelmente.

Essas dicas não são cabais, certamente muitas outras podem ser associadas a elas, mas o que trouxemos hoje serve para dar um impulso inicial à sua estratégia de divulgação.

Se precisar de ajuda nesse processo, conte com a Olá Multicom, especialista em marketing de conteúdo e inteligência de vendas.

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Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

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