Cada smartphone é um ponto de venda

Publicado em 20 de setembro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Blog Profissional | Clientes | Conteúdo | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Inbound Marketing | Inbound Trade | Indústria da Tecnologia | Internet | Keywords | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing Industrial | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Personas | Plano de Marketing | Pós-venda | Profissionais Liberais | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | SEO | Site responsivo | Social Media | Tipos de marketing | user experience | Vendas | Websites

Conectividade! Essa, sem dúvida, está no rol das palavras mais presentes no dia a dia. Estar conectado é mais do que ter um dispositivo móvel no bolso, na mochila ou manter uma constante conexão via internet: significa ter acesso aos conteúdos de melhor qualidade da rede.

Até bem pouco tempo atrás, antes de efetuar uma compra, os internautas priorizavam os desktops, visto que eles dispunham da melhor estrutura virtual para pesquisas. Bem, isso já não é mais assim. Hoje, os pontos de vendas são muito mais os smartphones e outros dispositivos móveis do que os computadores.

desenvolvimento de sites responsivos

Mobile x desktop

De acordo com uma pesquisa divulgada pela BIA/Kelsey, em 2012, em média, 3 entre cada 5 pesquisas acontecem em dispositivos móveis, ou seja: o mobile ultrapassa o desktop como método de busca. Mas não se engane! O mobile não é usado apenas quando o usuário está na rua, a pesquisa também revelou que 77% das buscas são feitas através de dispositivos móveis, estando o usuário em casa ou no trabalho.

Essa revolução do mobile causou (e ainda continua a causar) um superaquecimento do mercado virtual. No caso do Brasil, segundo a última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o comércio móvel brasileiro, publicada em maio deste ano, 73% dos internautas brasileiros com smartphone já compraram mercadorias físicas através do aparelho.

Isso mostra que muitas empresas têm acompanhado essas mudanças, disponibilizando aos seus clientes uma plataforma online satisfatória, e, consequentemente, alcançando superávit nas vendas.

Porém, ainda é grande o número de empresas que ainda não alteraram seu método de vendas, e que precisam se adaptar ao perfil do novo consumidor, repensando suas formas de criar, gerenciar e otimizar seus sites.

Vamos falar mais sobre isso?

O site da sua empresa está otimizado para dispositivos móveis?

Recentemente, o maior site de busca do mundo, o Google, no lançamento do Mobile-first index, anunciou que passará a considerar principalmente a versão móvel dos sites para classificá-los – mas levará em conta tanto a versão para dispositivos móveis quanto para desktop (Fonte: Neilpatel).

O que tudo isso significa? É simples: quer dizer que o Google atualizou seu algoritmo para dar prioridade aos sites otimizados para mobile, ou seja, aqueles que dispõem de uma melhor estrutura para navegação em smartphones e outros dispositivos móveis.

Portanto, o site da sua empresa, mais do que estar otimizado para dispositivos móveis, precisa priorizar, antes de qualquer coisa, a estrutura móvel do site em vez de levar em conta primeiro a estrutura para desktop e, somente depois, adaptá-la aos dispositivos móveis.

A estratégia do mobile-first

Com essa novidade do Google, investir na estratégia do mobile-first é a melhor opção para o site da sua empresa.  A criação do mobile-first é, evidentemente, uma resposta ao fato de que os internautas priorizam dispositivos móveis como método de pesquisa.

Isso implica dizer que atualizar o site da sua empresa e torná-lo compatível com versão mobile fará a diferença, pois, um site responsivo – com boa apresentação, velocidade, design eficiente e de fácil navegação – oferecerá uma melhor experiência ao internauta.

Por isso, é imprescindível que a sua empresa considere o fato de que a maior parte dos clientes em potencial (segundo dados da Smart Insights, em média 51% dos usuários) estão online através de um dispositivo móvel, em casa, no lazer, na rua ou no trabalho.

Priorize os internautas

Está mais do que provado! Uma empresa que não investe na otimização de seu site, certamente, não alcançará boa classificação no ranking de vendas.  Devido à alavancagem do uso de celulares, smartphones, iphones, tablets etc, a manutenção de um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis tornou-se uma das mais importantes estratégias de Marketing Digital.

Como forma de simplificar o foi dito até aqui, pode-se dizer que pensar nos clientes que navegam via dispositivos móveis é o mesmo que estar pensado em todos os clientes. Isso mesmo! Um site responsivo conta com todos os recursos necessários para uma boa classificação (entre eles, excelente otimização para mobile), sendo assim, ele será classificado bem tanto para mobile quanto para desktop.

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Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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