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Whatsapp empresarial: vale a pena investir?

Whatsapp empresarial: vale a pena investir?

Sem dúvidas, o WhatsApp mudou totalmente a forma como nos comunicamos — inclusive com as marcas. Já são mais de 100 milhões de usuários no Brasil e esse número aumenta cada vez mais.

Para seguir essa onde, várias empresas já utilizam o aplicativo como ferramenta de comunicação. Por esse motivo, o WhatsApp anunciou recentemente a nova versão do aplicativo desenvolvida exclusivamente para empresas: o WhatsApp empresarial.

Quer saber se vale a pena investir nessa ferramenta? Confira!

O que é o WhatsApp Business?

É uma versão corporativa do aplicativo de mensagens e, portanto, é uma forma de profissionalizar a ferramenta para utilização comercial e de ter acesso a vários recursos específicos.

Assim como as páginas institucionais nas redes sociais oferecem mais opções para tornar a atuação da marca mais estratégica, o WhatsApp Business também disponibiliza excelentes funcionalidades para aproximar as empresas e o público. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e a versão IOS será liberada em breve.

Como o aplicativo funciona?

Agora as empresas podem personalizar algumas informações referentes ao negócio como nome do estabelecimento, horário de atendimento, site oficial, segmento de atuação e endereço do negócio. Além disso, é possível configurar respostas automáticas para agilizar o atendimento.

Outro elemento muito importante é o acesso às métricas relativas às mensagens para observar como está a interação dos consumidores com a marca. Desse modo, as empresas conseguirão avaliar a sua performance no contato com os consumidores e aperfeiçoar as suas estratégias.

Se você ainda não baixou o WhatsApp Empresarial, compartilharemos agora algumas das principais razões para implementar o aplicativo no seu negócio e alcançar excelentes resultados nas vendas e  na retenção de clientes! Veja!

Por que vale a pena investir no WhatsApp empresarial?

Fique cada vez mais próximo do seu público

Com o recurso das chamadas listas de transmissão, a sua empresa pode enviar uma mensagem de uma só vez para todos os contatos. Embora todas as pessoas vejam as suas mensagens, as respostas serão enviadas somente para você — ou seja, os outros destinatários da lista não poderão visualizá-las.

É importante destacar que apenas as pessoas que possuem o contato do seu negócio adicionado ao telefone receberão as suas mensagens. Isso é ótimo, pois significa que as pessoas possuem um interesse voluntário em receber as suas informações.

Com a utilização de listas bem específicas é possível obter resultados positivos com as mensagens. Um exemplo disso é a criação de uma lista somente com os clientes ativos para enviar informações sobre as promoções ou para divulgar produtos e serviços complementares aos que elas já adquiriram.

Além disso, sua empresa pode criar uma lista de potenciais clientes e enviar conteúdos que ajudem essas pessoas a resolver problemas do dia a dia. Você pode enviar artigos que direcionem para o blog da sua marca ou divulgar reportagens que saíram na mídia e que sejam úteis para o seu público.

Dessa forma, você mantém uma base de contatos engajada e muito próxima do seu negócio. Essa é uma excelente vantagem, pois permanecer na mente do seu consumidor ainda é um método eficaz na conquista e na retenção de clientes.

Tenha um canal específico para atendimento

Outra vantagem em aplicar o WhatsApp Business no seu negócio é realizar o serviço de atendimento aos clientes por meio dele. Esclarecer dúvidas, atender solicitações e reclamações por meio do aplicativo torna o suporte mais ágil.

Uma das melhores estratégias para isso é utilizar a versão do WhatsApp Web para que mais pessoas possam responder diversas questões pelo computador. Isso permite administrar essa ferramenta de modo mais produtivo e, sobretudo, proporcionando uma experiência agradável aos clientes.

Fidelize mais clientes com o WhatsApp empresarial

Tão importante quanto atrair clientes é conseguir fidelizá-los para que eles se tornem advogados da sua marca. Ou seja, é interessante que eles se transformem em clientes satisfeitos e dispostos a recomendar e a defender a marca nos mais diversos pontos de contato.

Por essa razão, criar listas vip para os clientes mais antigos ou para os que compram mais é uma estratégia interessante. É uma maneira de criar um ambiente seletivo para os seus clientes e de fornecer experiências exclusivas.

A empresa pode oferecer um programa de fidelidade que, ao acumular pontos, o consumidor pode trocar por descontos em outros produtos, por exemplo. Também vale divulgar apenas para esse grupo de pessoas, em primeira mão, o lançamento de produtos e serviços com preços especiais.

Portanto, utilizar o aplicativo para fazer com que os seus clientes se sintam importantes e valorizados pela sua marca é uma excelente tática! Como resultado, os consumidores ficam extremamente satisfeitos com a sua empresa e propensos a indicá-la para a sua rede de contatos.

Crie um vínculo com quem realmente tem interesse pelo seu negócio

O fato de as pessoas autorizarem o envio de qualquer informação para o seu WhatsApp demonstra bastante interesse pela sua empresa. Por isso, é fundamental que o seu negócio aproveite a oportunidade para enviar informações úteis. Caso contrário, os consumidores terão uma percepção negativa da sua marca e se afastarão dela.

Além disso, conhecer profundamente os anseios das pessoas que você pretende atingir é uma tarefa obrigatória. Ao compreender as principais dificuldades e interesses dos consumidores, fica mais fácil criar um conteúdo que seja relevante e prenda a atenção das pessoas.

Assim, quando essas pessoas estiverem próximas da decisão de compra, elas certamente escolherão o seu negócio. Afinal, os consumidores preferem comprar das marcas nas quais confiam e que permanecem por perto, auxiliando na superação de desafios.

Permaneça sempre na mente do seu público

Muitas empresas perdem oportunidades de gerar negócios no WhatsApp por negligenciar o poder desse meio de comunicação. Atualmente, a maior parte das pessoas tem um celular e permanece o dia todo com ele.

Esse é um motivo muito convincente para comprovar que utilizar o aplicativo como estratégia de comunicação é uma questão de sobrevivência no mercado. É importante destacar que o conteúdo enviado precisa estimular o público a tomar uma atitude naquele momento.

Assim, a empresa pode trabalhar de diferentes maneiras para ampliar a sua visibilidade perante o público para ser lembrado em diferentes pontos de contato. Um exemplo disso é enviar uma notícia e direcionar as pessoas que desejam obter mais detalhes para o podcast.

Outra situação pode ser convidar para ler a matéria na íntegra dentro da sua página no Facebook. A convergência de canais é cada vez mais comum e as marcas que pretendem crescer no mercado precisam se adequar o quanto antes.

Como vimos, o WhatsApp Business oferece várias oportunidades para que as empresas criem ofertas extremamente personalizadas e mais focadas nos consumidores. Descubra informações detalhadas sobre o seu público e ofereça uma experiência memorável às pessoas que tiverem contato com a sua marca.

Assim como você, muitas pessoas ainda desconhecem todo o potencial que o WhatsApp Empresarial oferece para as marcas. Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para ajudá-las?

Roder Cypriano

OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR